Friday, March 31, 2006

sexta-feira


"O homem quer ser peixe e pássaro,
a serpente quisera ter asas,
o cachorro é um leão desorientado,
o engenheiro quer ser poeta,
a mosca estuda para andorinha,
o poeta trata de imitar a mosca,
mas o gato
quer ser só gato"
by Pablo Neruda

Posted by Picasa Em homenagem as todos os gatos que tive (Mími, Rodolfo, Yuri, Slash.... ) e os que ainda terei, porque animal mais belo e astuto que esse....

Thursday, March 30, 2006

Cinco minutos


"Você que é feito de azul
Me deixa morar nesse azul
Me deixa encontrar minha paz
Porque você é bonito demais
Se ao menos pudesse saber ... " (versão remixada da Fernanda Porto)Posted by Picasa

Ser catarinense é...

Top 10!

1) Pagar o carnê da Casa Feliz e só ver pessoas de Florianópolis e São José ganharem, e ainda ter agüentar o Cezar Souza.

2) Achar que a BR-101 vai ser toda duplicada um dia.

3) Não saber direito o que foi a guerra do Contestado (eu procurei no google! saiba tuuuudo!).

4) Ir para Brusque comprar roupa barata e achar que está arrasando. (epa, epa!!)

5) Nascer em Lages e achar que é gaúcho.

6) Dizer todos os anos que nunca viu uma temporada tão fraca.

7) Torcer por um time do eixo Rio-São Paulo para ser campeão um dia.

8) Dar informação e dizer para seguir "reto toda vida".

9) Morar em lugares com nomes como: Turvo, Pouso Redondo, Ascurra, Bela Vista do Toldo, Painel, Sombrio, Chapadão do Lageado, Doutor Pedrinho, Ermo, Lontras, Trombudo Central, Palma Sola, Piçarras, Taió (Meu tio mora em Mirim Doce, pertinho daí hahahaha), Vargeão e Witmarsum (onde fica isso?!).

10) Ter que agüentar o Cacau Menezes.

Colaboração da minha grande amiga de Lages, a Alessandra :)

Wednesday, March 29, 2006

quer ler algo bizarro?

Especialmente hoje, lembranças de 12 anos atrás

Na quadra de esporte sem cobertura do Cônsul (aquela que antigamente ficava lá embaixo, perto do Centro Evangélico), eu admirei o único eclipse solar total do qual me lembro. Usando três tirinhas sobrepostas de negativo fotográfico que o pai emprestou. Isso foi há 12 anos, quando eu tinha 16 anos e sentia o estômago endurecer com a idéia de não passar no vestibular. Mari: você estava lá! Lembra?

Hoje aconteceu o quarto eclipse total do Sol no século XXI, mas foi visível em sua plenitude apenas na cidade e arredores de Natal (RN), às 5H39 (horário de Brasília) . O fenômeno foi visto em uma faixa de 14.500 km que vai do Brasil ao Cazaquistão e só se repetirá dentro de 40 anos.

Um brinde ao tempo que passa, como um sucessivo encadeamento de eventos sem volta. E haja tempo para fazer tudo o que se espera desta vida... (eu tenho que parar de enrolar e comprar logo um saxofone).Posted by Picasa

Não perca o próximo comentário sobre o assunto por volta dos meus 68 anos.

P.S: A fotinho é do eclipse em Natal, que surrupei do UOL, que por sua vez comprou da agência AFP ;)

"Inventei uns olhos muito grandes que não piscam.
Inventei uns olhos capazes de te encontrar nas imensidades além de onde alcançam meus braços, além do que pode cruzar meus passos, além do limite possível do território, nos grandes oceanos à noite, países estrangeiros, navios, mapas, florestas, rios. Inventei uns olhos capazes te detectar nas infimidades, no que se despercebe, que se ignora, onde se escondem indícios, nas frestas perdidas das digitais, vestígios do tempo, dobra do lençol, felpas de tecido, marcas sumindo na pele. Inventei uns olhos muito grandes que não piscam e tu moras neles".
By Patricia Antoniete Posted by Picasa

~° O eclipse da foto foi visto na Turquia

Tuesday, March 28, 2006

"Asanas will transform an individual by taking the person away from awareness of just the body, toward the consciousness of the soul" B.K. Iyengar

Hoje começou para valer as aulas de yoga que ministro no Espaço Café e Cigarros, também conhecido como a sala de visitas lá de casa. OMMMMM

Lú Tie e Paula Luize são as super alunas de todas às terças e quintas, com direito a um gostoso bate papo antes e depois da aula, tomando um chazinho.

É isso aí. Respirando a vida em conjunto...

May all beings be happy and free from suffering
May all beings be happy and free from suffering
May all beings be happy and free from suffering
:) Posted by Picasa

Thursday, March 23, 2006

Piadinhas infames


" - Sim, os garotos assistiram aquele filme "Brokeback Mountain" e estão brincando de caubóis". Posted by Picasa
hehehe Posted by Picasa

"Eu acabei de contar pra ele (John Wayne) sobre o que era o filme...."

Wednesday, March 22, 2006

Rolling Stones in Rio de Janeiro


A Juliana enviou as fotos da nossa animada excursão. Nesta, eu e a Francine fazemos pose de tietes :) Posted by Picasa
alguem jah leu Charles Bukowski? Eh muito podre heheheh Posted by Picasa
Francine & yo Posted by Picasa
Andre e Juliana, os organizadores da turma :D Posted by Picasa
Lourival, Henrique e Cabelo Posted by Picasa
"Se eu nao durmo, ninguem dorme" Posted by Picasa
AH, mas que eu durmo, eu durmo! Posted by Picasa
Esperando os Stones, sem estresse Posted by Picasa
Éramos doze... Posted by Picasa


"Ruby Tuesday....

She would never say where she came from
Yesterday don't matter when it's gone
While the sun is bright
Or in the darkest night
No one knows
She comes and goes

Goodbye, Ruby Tuesday
Who could hang a name on you?
When you smile with every new day
Still I'm gonna miss you...

Don't question why she needs to be so free
She'll tell you it's the only way to be
She just can't be chained
To a life where nothing's gained
And nothing's lost
At such a cost

There's no time to lose, I heard her say
Catch your dreams before they slip away
Dying all the time
Lose your dreams
And you will lose your mind.
Ain't life unkind?

Goodbye, Ruby Tuesday
Who could hang a name on you?
When you smile with every new day
Still I'm gonna miss you..."

Monday, March 20, 2006

Lost! Lost! Lost! Lost!

A-haaaaaaa! Tá reprisando no domingo, às 20 horas. E cada vez surge mais gente desconhecida na misteriosa ilha. Daqui a pouco tá pior que Nova Yorque.

Curvas violetas e rosas e azuis

No último dia de visita dos meus pais à Sampa, no ano passado, perguntei o que eles queriam conhecer. O pai só fez questão de ver de perto o enorme prédio, de cores exuberantes, situado do lado de casa. Trata-se do Instituto Cultural Tomie Ohtake, que traz arte contemporânea nacional e internacional. Nesse dia, o prédio estava fechado para visitação. Posted by Picasa

Finalmente conheci o local. Eu e Paula aproveitamos o domingo para conferir as exposições lá e as do SESC Pinheiros. Tudo gratuito e muito interessante.

O Instituto traz uma bela mostra das xilogravuras de Livio Abramo e uma exposição do artista plástico Nuno Ramos (aqueles moderninhos que amassam um monte de materiais juntos e grudam na parede. E a gente sente que a instalação, na verdade, parece o que sobrou de uma escola de samba depois do desfile de carnaval).

O mais sensacional, no entanto, foi a gente ler a descrição de uma obra do Nuno sobre burros que refletem a existência metafísica do ser (ou qq coisa à la Daniel Piza) e a Paula achar que os burros eram umas instalações de vidro com água que jorrava entre os canos. Eu já pensei que eram duas paredes com caixas de som. De um lado, declaravam uma lista de chamada e do outro lado repetia-se "presente". Hmmmm será será? Qual das duas interpretações seria a mais correta? Bom, ao caminhar adiante, encontramos três burros de verdade! Vivinhos da Silva. Tudo em nome da arte.

Imagina só se o prédio chama atenção, em PinheirosPosted by Picasa
No interior... Posted by Picasa

Para saber mais sobre a programação, clique aqui! (O site fala também sobre a artista plástica Tomie Ohtake, uma senhora japíssima e a agenda de cursos de arte)

Saturday, March 18, 2006

Domando a máquina de costura

Momento sublime para nocautear a tia-avó de tanto orgulho: passei a tarde costurando! Reaprendi o complexo processo de colocar a linha em uma máquina de costura, inclusive!
Como parte do meu trabalho voluntário no Instituto Nyingma, comecei a fazer bandeiras com símbolos auspiciosos. Uma tarde muito zen, exercitando a atenção plena.

A energia extra serviu para eu sobreviver à muvuca do Shopping Villa Lobos em pleno sábado à noite. Todas as sessões de Crash esgotadas e eu sem convencer o impaciente namorado a ver "Capote". Acabamos assistindo "Firewall", com Harisson Ford. Classifico na categoria Tela Quente, liberado para menores de 14 anos. Saudades do animadíssimo Indiana Jones.

Friday, March 17, 2006

Power Of Empathy

"It is not easy to have an open heart in a world that offers us a full plate of experiences.

This life gives us much joy, love, and light, but it also shows us a fair amount of pain, sadness, and suffering. When our hearts are open, we take everything into ourselves, and we are deeply affected by what we see. We do not hold ourselves separate from the pain of others. In addition, our own personal disappointments may begin to take their toll.

We may feel small, alone, and overwhelmed. Most of us may feel like we are not up to the task of living with our hearts open, and we might begin to close down, little by little, so that we can get through our days without having to feel too much. One thing that can help us turn this situation around is an awareness of the power of empathy.

To open our hearts to another person's suffering is a revolutionary act that has energetic implications. Many experiments with meditation have proven that we can reach far beyond the boundaries of our selves and heal others when our hearts are open. Heart meditations awaken this power and heal the person meditating as well as anyone who is the focus of the meditation".

From: Daily OMPosted by Picasa

Thursday, March 16, 2006

"Dizem que existem na Bahia três ritmos: o lento, o muito lento e o Dorival Caymmi - um tempo devagar quase parando, quase meditativo, sem ansiedade"

... assim era o início da matéria sobre o Dorival Caymmi que eu estava começando a ler na revista Vida Simples, quando um senhor sentou ao meu lado no ônibus e falou:
- você sabia que se tirar o y do nome dele fica igual a "Caimm", o mesmo que matou Abel? Por que tudo está conectado com a religião nessa vida e Castro Alves (você já leu Castro Alves, né?) morreu de tuberculose aos 20 anos porque não levava uma vida correta e o Einstein (você já leu sobre os experimentos dele, né?) era muito devoto e a calcaça que você pisa ao lado da avenida na verdade diz respeito ao concreto que está embaixo, porque a humanidade anda desconfigurando a etimologia das palavras e eu falo tudo isso porque sei que você é uma pessoa inteligente e...

- Putz, vou descer no próximo ponto. Obrigada, viu! (Pelo elogio?!)
Respire... Posted by Picasa

Tuesday, March 14, 2006

Massagear a rigidez do nosso modo de olhar a realidade

“Nossas vidas são inseparáveis do tempo, pois a realidade que vivenciamos é simplesmente um desdobramento do tempo. O tempo é nosso parceiro silencioso, como a respiração ou as batidas do coração. Silenciosamente, ele sustenta nossa atividade e mantém nossa experiência. Se nossas vidas são bem-sucedidas e satisfatórias, se são vitais e vibrantes, isso depende da atividade e do poder do tempo em nossas vidas (...)

A indagação sobre os padrões temporais convida um conhecimento que pode transformar padrões. Por que o tempo se desenrola do passado para o presente e o futuro? Por que ele apresenta a experiência de maneiras tão previsíveis e repetitivas? Por que descobrimos que não podemos agir de acordo com nossas próprias convicções e valores?”

Do livro “Dynamics on Time and Space”

Ontem comecei o curso “Tempo, Espaço e Conhecimento”, no Instituto Nyingma do Brasil, com a carismática Paula Rozin. A frase que usei como título foi a definição dela sobre a intenção do curso. Creio que o auto-conhecimento passa pelo esforço de romper cada vez mais os limites impostos por nossa própria mente.

~° Já reservei o meu lugarzinho nas palestras do Dalai Lama :) Não é show do U2, mas a procura está sendo máxima para ver de perto o mestre de Amor e Compaixão. Se você estiver interessado, agilize!

Monday, March 13, 2006

essa é sustentavelmente ótima

"Três anos de transporte gratuito

Segundo informa o boletim da World Carfree Network, a agência de transportes da Bélgica está oferecendo três anos de transporte público gratuito para quem cancelar o registro de seu automóvel (ou seja, vendê-lo). Se for o único carro na casa, a família inteira ganha o passe livre. Quartenta mil pessoas já aceitaram a oferta.

Em São Paulo, uma promoção da Volkswagen oferece um ano de seguro gratuito para quem comprar um carro..."

Fonte: Blog Apocalipse Motorizado , que aliás, vale a pena ler...

Sunday, March 12, 2006

Em Itapema, com meus papis

Beija, beija Posted by Picasa

Passei três dias lindos de sol com minha família (em Brusque e depois Itapema). A mãe me entupiu de comida (deliciosa), claro. O pai veio com a sugestão de eu prestar concurso público para garantir um emprego estável. Opa, definitivamente tem tudo a ver comigo.

A melhor do final de semana, foi a mãe perguntar se eu sou "daquelas que vomitam depois que comem" (!!!) Essa família de italianos comedores de polenta ... tsc tsc tsc
Marlene e Dirceu.... casaditos desde 1972 (a foto é do Natal) Posted by Picasa

Novidades da terrinha: rolou o primeiro assassinato trágico de Brusque. Uma jovem de 17 anos foi morta e largada a céu aberto. A suspeita recai sobre um pretendente a namorado. Muito triste.

~° Conheci a nova loja da Mariane Zen (Levi´s), chiquetérrima. Aproveitei para comprar uma calça jeans mais moderninha e justinha, viu Cilene e Carol ;)

~° Lembrei os velhos tempos fazendo uma aula de jazz na Academia Somma. A Kelly (minha mana) é quem está aprendendo pliês, elevês, giros.... Quem diria, de sapatilha preta e tudo. Fiquei contente em saber que não estou tão enferrujada no alongamento. (OMMMMM)

Wednesday, March 08, 2006

Somos em três

A Paula (irmã do Dudu) é a nova moradora lá de casa. Nada como uma bióloga que trabalha no Butantã e chega contando como foi o seu dia: peguei a cobra já decapitada e abri a barriguinha, extraindo o coração ... (se bem que é às vezes é melhor do que ouvir o Dudu comentando sobre o trampo na Veja hehehe)

E o apê está mais barriga-verde do que nunca!

Dia da mulher

A cada congratulations que recebo, lembro-me de quantas vezes já senti cólicas menstruais nessa vida. Que cruuuuuz!

Como bem disse a Lama Zangmo (Kagyu Samye Dzong London), Buddha atingiu a iluminação porque era homem e não sofreu com menopausa e TPM.

Não que eu esteja pessimista hoje, é que acordei cedo pra fazer uma laringoscopia. Garganta entupida de xilocaína e um médico repetindo respira- pode deixar babar-respira- diga AAAAAA- respira- agora tosse- mais uma vez - respira (baba, baby, baba). Ossos do ofício de quem tem uma voz rouca e sexy...

Ações simples que fazem a diferença

A mensagem de simplicidade e compaixão de Mahatma Gandhi é a filosofia seguida pelos alunos do Barefoot College (Universidade dos Pés Descalços). Já a prática vem da iniciativa simples – porém eficaz - de coletar a água da chuva no topo de escolas das aldeias da Índia, que atualmente beneficia 500 mil pessoas, a maioria com renda inferior a US$ 1 por dia. Esses indianos têm acesso à água potável por conta da idéia e persistência de Bunker Roy. Posted by Picasa

Aos 22 anos, Roy decidiu colocar seu diploma universitário de lado e passou a viver em inóspitas comunidades rurais de seu país, com sérios problemas de escassez de água em vários meses do ano. Ele percebeu a necessidade de valorizar o conhecimento e as habilidades do povo local a fim de melhorar a qualidade de vida. Foi criada então, em 1971, a primeira unidade do Barefoot College, que treina pessoas semi e completamente analfabetas, além de moradores desempregados. “Apesar de existir um grande potencial tecnológico na Índia, com muitos computadores, há uma grande diferença entre a Índia urbana e a Índia das aldeias, que tem estilo de vida muito simples”, afirma.

Os engenheiros descalços adaptam o teto das escolas e centros comunitários para coletar a água da chuva que cai durante as monções. A água coletada segue para um poço de armazenamento e é tratada de forma também simplificada.

A técnica denominada Sodis foi elaborada pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Suíça e consiste na purificação da água usando a radiação solar para destruir os microorganismos patogênicos. A água não tratada deve ser colocada em garrafas de plástico transparente e exposta à luz do sol por no mínimo seis horas. Posted by Picasa

Na fotinho, as mulheres ajudam a construção do poço de armazenamento.