Tuesday, May 29, 2007

E não é que ela vem mesmo!

Minha mãe comprou a passagem para ficar cinco dias comigo aqui em Sampa, após não sei quanto tempo recebendo este convite. Creio que será a primeira vez que ela viajará sozinha, tirando férias de marido, casa, rotina habitual. Quem disse que as pessoas não mudam, hein?

Bom, é hora de largar o blog e dar aquela geral no apê. Dona Marlene chega amanhã bem cedo! É o que eu sempre digo: seja o que Deus quiser e o diabo permitir...

Monday, May 28, 2007

Yoga é café!

C= ciência
A = arte
F = filosofia
É = espiritualidade acentuda.
Café adoçado com amor.
As palavras são do indiano Harbans Lal Arora (naturalizado brasileiro), físico quântico e estudioso do Yoga, que deu palestra no Surya Yoga na noite do último sábado. Com muito humor e carisma, Arora ressaltou a importância de desconfiar de todos os conceitos, idéias, padrões que assumimos durante a vida. Conhecer e experimentar o que de fato nos beneficia (ou não).Terminou com a bela música "Viver é afinar um instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro/ A toda hora, a todo momento/ De dentro pra fora, de fora pra dentro".

Mais um final de semana imersa no intensivo de Iyengar. Shanti shanti Om

Mais uma semana de transição, com bastante espaço livre para contemplar...

Wednesday, May 23, 2007

É hoje!

Comemora-se o nascimento de Buddha Shakyamuni, há 2.500 anos. Tem canto de mantras especial no Instituto Nyingma, das 20h30-22 horas.

May all beings be happy and free from suffering
May all beings be happy and free from suffering
May all beings be happy and free from suffering

Imagem: retirei do portal Dharmanet

Tuesday, May 22, 2007

A melhor noticia do dia

... saiu da boca da minha dentista, durante o meu check up anual: "nao vejo nada de errado; eh soh fazer a limpeza mesmo". Eis a grande recompensa pela chatice diaria de passar fio dental.

Pulei da cama as 6h15 da matina, ainda meio escuro. Com sinal de chuva se aproximando, caminhei 15 minutos ate o Surya para fazer uma aula de Iyengar. Observei o rosto das pessoas no ponto de onibus, andando apressadas para o metro ou dirigindo pela Heitor Penteado jah surpreendentemente movimentada. Soa sempre injusto sair de uma cama quentinha em dias de outono e inverno, ainda que o motivo seja bom. Vou fazer um cafe.

Monday, May 21, 2007

Sutilezas

35 anos de união
Meus pais celebraram no domingo tudo isso de casamento (além de sete anos de namoro não incluídos neste total). As filhotas se juntaram para dar um super fim de semana em um hotel fazenda, afinal os tempos são outros e comemorações deste tipo são cada vez mais raras. Viva a cumplicidade entre os casais.

Chuva com DVD
Quem não aproveitou o final de semana friorento de outono debaixo do edredon? Eu assisti "Pequena Miss Sunshine", que amei, "X-Men - O confronto final" (o único que vi da série e até me surpreendi porque gostei e achava que seria bem pior. Serve para eu rever meus preconceitos em relação a esses filmes de ação, mutantes, guerras espaciais ... ). O que me encantou mesmo, entretanto, foi ver "A copa", baseado em fatos reais de monges fascinados pelo futebol que fazem de tudo para driblar a disciplina rígida de um monastério para assistir a final da Copa do 1998. "Sabe por que os monges raspam a cabeça? "- questiona um dos monges a um recém-iniciado. " Para as meninas nos acharem feios" heheheh Um filme muito humano, que mostra a exuberância dos coloridos rituais tibetanos, enquanto alguns monges caem no sono, trocam bilhetinhos, fazem as travessuras tradicionais da meninada. Vale a pena ver e se inspirar pela vida.

Yoga tibetana
Sábado teve workshop de Kum Nye, conduzido pela carismática Rita Toledo. Corpo, respiração e mente integrados.

Nascimento do Buddha Shakyamuni nesta quarta
Que tal sentar por 30 minutos em meditação? Respire

Papos holísticos
Recebi pela manhã o e-mail de um amigo com o título "Um bom momento" e a mensagem totalmente em branco. Respondi perguntando se ele tinha esquecido algo:
- Você não conhece os mestres...
Esta é uma mensagem zen
zen nada
(Diga-me com quem andas.... ;)

Friday, May 18, 2007

Respiremos

"Nestes anos em que tenho vivido no Ocidente, fico surpreso ao descobrir que muitas pessoas parecem ter a disposição de aceitar uma maneira de viver que não é profundamente satisfatória. Desde a infância, as pessoas vão se acostumando a funcionar com uma eficiência abaixo de suas potencialidades. Sem sequer compreender isto, elas bloqueiam sua própria energia, entorpecem sua inteligência e minam seus melhores impulsos...
... É doloroso ver todo esse desperdício. Há tanto trabalho importante e significativo para ser feito no mundo, e tanta satisfação a ser encontrada quando reagimos plenamente às situações que encontramos em nossas vidas. Sabendo que isso é possível, como pode alguém não reagir? " Tarthang Tulku em Ensinamentos que vêm do coração.


Fotos: Carli e Paula Rozin, ao término do workshop de Tempo, Espaço e Conhecimento

Tuesday, May 15, 2007

Justiça no Pará (enfim)

Atrás das grades
O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura foi condenado, hoje, a 30 anos de reclusão em regime fechado sob a acusação de ser o mandante do assassinato da missionária americana Dorothy Stang, ocorrido no município de Anapu, no oeste do Pará, em fevereiro de 2005.
Leia a notícia na íntegra.

Thought of the day

"The more intense the faith and the effort, the closer the goal"
Sutras de Patanjali

Sunday, May 13, 2007

Clodovil

Feio és tu!

Foto publicada no estadao

A cada 3 meses nossas células ósseas são completamente substituídas

A constatacao percebida durante a exposicao do Corpo Humano ecoou durante o workshop, na manha de sabado, no Instituto Nyingma do Brasil. Estudavamos " Tempo, Espaco e Conhecimento, uma nova visao de mundo, bem menos limitadora, ensinada por Tarthang Tulku Rinpoche. Eu falo, aprendo e vivencio a impermanencia dos objetos e dos momentos e, a partir de agora, o conceito torna-se mais claro ateh para o meu corpo. Porque imagina soh, tudo bem a pele descamar e cair, parece tao superficial e natural, nao? Soh que o osso eh outra historia bem mais profunda, parece que nos dah uma sensacao de densidade, de realidade muito maior. Tenho ossos - pesados, opacos e rigidos -, logo existo. Mas eh realmente incrivel se tocar que a cada tres meses tudo eh absolutamente renovado. O Leo me contou que a cada ano (ano!) todos os nossos atomos sao substituidos por novos. Quem dira os nossos pensamentos! E tem gente que ainda diz, surpresa, "nossa, como voce mudou".

Eu mudei muito, de sexta para domingo. Porque...
- minha irmazita ficou noiva (!)
- a mae achou que eu iria aparecer de surpresa em Brusque e comprou ateh strudel de banana (oooohhhh).
- vi " Uma verdade inconveniente", do Al Gore, e decidi que vou negociar a implantacao de coleta seletiva aqui no predio, no minimo.
- nao consegui um emprego que aguardava com bastante expectativa e, finalmente apos dois dias de encolhimento, consegui transformar frustracao em aprendizado.
- passei o Dia das Maes com a minha sogra e percebi quao bela eh essa familia que me recebe tao bem como "agregada".
- vi um show de viola encantador, " Alma Caipira", com Walter, Elis, Pepe, Claudia e Paulo. Com direito a participacao do Pena Branca contando a piada da sua " perereca" que "saltou" em seu primeiro banho de mar.

Mudei para melhor.

sempre uma ótima dica

O Sesc Pompéia traz novamente a exposição World Press Photo, com imagens ampliadas do que há de mais impressionante no fotojornalismo mundial.

Dentre as muitas mazelas registradas, resolvi destacar dessa vez algo mais positivo, que é essa bela fotografia de Maria Stenzel (para a National Geographic) de uma colônia de pingüins numa tal Sandwich Islands, no sudoeste do Oceano Atlântico. Confira todos os ganhadores! Aproveite que o ano de 2006 foi menos devastador que o anterior, que teve tsunami na Ásia e o Furacao Katrina.

Friday, May 11, 2007

Guerreiras em festa

11 de maio de 2007: Cinthia comemora 24 anos e a mãe Marlene, 56. Duas mulheres que sempre me inspiraram muito a ter garra e buscar a concretização dos sonhos. Como não se escolhe a família que vamos nascer, me sinto duplamente privilegiada em ter esse vínculo tão forte com elas. Recebam todo o meu amor e admiração.

Feliz aniversário!
Fotos: na primeira, Cinthia é destaque na mídia como atacante de volêi, em Houston (Texas). Na outra, cafezinho da tarde com cuca de farofa na varanda do apê em Itapema, vendo o mar e celebrando a vida, em janeiro de 2007.

Thursday, May 10, 2007

Eu vi um baço pela primeira vez!

Foto de divulgação
Isso é que é intimidade!

Baço, duodeno, o meu favorito músculo psoas, tudo estava lá explicitamente aberto para ser mostrado no tamanho e cor reais (ainda bem que não tinha cheiro). A exposição Corpo Humano, aberta ao público na Oca do Ibirapuera, é muito completa no quesito conheça-se por dentro. O fato de serem todos cadáveres doados para fins de estudo científico impressiona no começo, ainda mais para quem nunca estudou anatomia em faculdade, mas tudo vira detalhe com as explicações didáticas e com a incrível mostra da complexidade e sinergia de todos os órgãos juntos.

Uma fatia do joelhinho mostrando o encaixe perfeito entre o fêmur, a tíbia e a patela é encantador (sério mesmo). E o cerebelo em forma de couve-flor... vou me lembrar disso na próxima salada.

Curiosidades

* Se o hipotálamo, o centro de controle de calor no cérebro, detecta uma queda na temperatura do corpo (que normalmente é de 36, 37 graus), ele informa os músculos e nós começamos a tremer, já que o aumento da atividade muscular levanta a temperatura corpórea.

* O tamanho dos olhos não muda entre a infância e a vida adulta, dessa forma, os olhos dos pimpolhos são maiores se comparados aos seus cérebros e crânios, dando a impressão de que estão com os olhos arregalados.

* O câncer de próstrata se dá por conta da falta de zinco. Homens: comam tomate e peixe cru!

* A cada mês todas as células de nossa pele são substituídas por novas. Você começa a entender por que mesmo a nossa casa com janelas fechadas se enche de poeira: é pele morta (afe).
A cada 3 meses nossas células ósseas são completamente substituídas.

* O sartório é o músculo mais comprido do corpo humano. Você sabe onde fica? Joga no google ou confira morbidamente de perto.

Ah, sim, o baço! Fica em cima do rim (esquerdo) e também tem a função de filtrar o sangue. Como ele não é essencial para a sobrevivência, pode ser removido se tiver algum problema. Deve ser por isso que a gente nem tchun pra ele ;)

Mais detalhes: www.exposicaocorpohumano.com.br

Wednesday, May 09, 2007

"Our life is shaped by our mind, we become what we think"

Acordei num daqueles dias em que parece que a mente acorda antes que você. Quando dei por mim, os pensamentos estavam a mil por hora tentando organizar as tarefas do dia, me culpando por ainda estar na cama (isso que eu nem fazia idéia que horas eram!), achando que se eu não agisse rapidamente o dia estaria "perdido".

Olho pela fresta da cortina: putz, chovendo ainda por cima... Hora de mais uma vez investigar o drama que surge sem explicação dos nossos sentimentos e deixar fluir (let it go). Desci na padoca, comprei pão e queijo fresquinho, fiz um café cheiroso, li no "DailyOM" o quão pode ser benéfico apaziguar o ritmo de vida e curtir a chuva, mas o que me animou mesmo foi me deparar, em um e-mail, com o sorrisão do Lama Yeshe, do monastério de Samye Ling, na Escócia, em seu robe amarelo. Tudo já está completo dentro de mim. Definitivamente.

Respire você também.

Monday, May 07, 2007

Responsabilidade Social

Compartilhando palavras que tem muito a ver com tudo:

"...os programas (de responsabilidade social da iniciativa privada) atingem seus objetivos quando apostam nas potencialidades dos beneficiários e não em suas carências, no desenvolvimento contínuo das pessoas e não em doações financeiras ou em investimentos de infra-estrutura.

A grande diferença é a valorização do ser humano como agente de mudança.

No entanto, por melhores que sejam os resultados das ações de responsabilidade social, a maioria das corporações, ao primeiro sinal de crise, diminui a ênfase de sua atuação. Exatamente quando os desafios sociais tendem a se agravar.

É preciso mudar essa postura, pois são justamente os momentos difíceis os mais propícios para as empresas consolidarem sua atuação social, beneficiando a sociedade e, ao mesmo tempo, agregando valor à sua imagem corporativa. É preciso deixar de lado a visão imediatista e pensar a longo prazo, comprometer-se com o desenvolvimento sustentável. Afinal, a companhia que ignora a responsabilidade social está fechando os olhos para o futuro"
Carlo Lovatelli, vice-presidente da Fundação Bunge

Para ler o texto na integra, publicado pelo Gife (Grupo de Institutos, Fundacoes e Empresas), clique aqui.

procurando enxergar alem de Maya

Sobre o mundo do eu...
" Guiado por suas emocoes e expectativas, o eu vive para o futuro. Suas acoes "agora" sao governadas pela preocupacao pelo futuro "entao". Com a atencao fixa no que poderia ser, mas nao eh ainda, o eu muda de humores, reinterpreta o passado, reavalia o presente, respondendo de modo mais ou menos consciente aos ritmos do desejo. O eu deseja vir a ser de um determinado modo ou atingir um certo estado. Quer ser feliz, ter a posse de algo, ser completo ou simplesmente durar. Anseios desejos e esperancas induzem uma aceleracao que impulsiona e empurra o eu para frente. A forca dos desejos do eu se desenvolve como o impulso do tempo linear..." (Li agora pela manha esse trecho do Amor ao conhecimento, de Tarthang Tulku)

Na foto, uma familia que sempre me inunda de vivencias do agora, sem anseios pelo entao ;)
Talia, Naomi, Seu Augusto e Dona Naomi, em Navegantes (SC), abril de 2007.

Friday, May 04, 2007

Emptiness

" You must break the bonds of worldly passions and drive them away as you would a viper. You must positively protect your own mind.

Life is ever changing; none can escape the dissolution of the body.

Do not vainly lament, but realize that nothing is permanent and learn from it the emptiness of human life"

The last teachings of Buddha Shakyamuni

Wednesday, May 02, 2007

Feliz Vesak!

O mês de maio é muito precioso porque comemora-se o Vesak, um dos momentos mais significativos do Budismo, que relembra o nascimento e o parinirvana de Buddha Shakyamuni, há 2.500 anos.

Neste mês, reforça-se o convite de trazer mais paz e equilíbrio ao nosso estado interior; meditar com a natureza; praticar yoga com toda aquela integração de corpo e mente. Muitos não sabem, mas Buddha foi um grande yogue. Ele não praticava asanas (as posturas), mas meditava, seguia os preceitos éticos e procurava chamar a atenção de todos para viver o agora, tornando a mente mais estável e não deixando a deriva de tantas flutuações entre passado e futuro. Você já reparou como os nossos pensamentos, em poucos segundos, buscam sem cessar memórias do passado e tentam planejar (e controlar) o futuro?

Neste Vesak, vou procurar trazer mais pausa contemplativa para a vida ...

Foto by Carline. A modelo é a Hareane, uma das minhas alunas de yoga no Buddha Hall. Aliás, as aulas continuam todas as terças e quintas, das 20h-21h30, na Rua Cincinato Braga, pertinho do metrô Brigadeiro. Aproveite esse mês auspicioso para meditar com a gente :)
Om Hari Om

Compartilhando conquistas...

Minha irmã Cinthia é a mais nova nutricionista regulamentada nos Estados Unidos. Congratulations, Campeã!

"05/01/07
A faculdade de Nutricao terminou ano passado, o estagio que durou 6 meses terminou no comeco do ano, e o estresse de passar no exame nacional pra ser de vez registrada acabou esse sabado :) Finalmente posso colocar os credentials de RD atras do meu nome... sou REGISTERED DIETITIAN SIM!!!!!!! :) beijo grande pra quem torceu por mim no sabado de manha ;) Cinthia"
Para deixar um recadinho pra ela: http://www.fotolog.com/go_coogs/16974377

Tuesday, May 01, 2007

Curtas

* Feriadão bombando, aquele sol maravilhoso e os jornalistas provavelmente de mau-humor nas redações. A gente até desenvolve compaixão quando vê o que de repente vira notícia: "Ginecologista de Elizabeth II morre aos 82 anos" (hã?) (Saiu no terra.com)

* Para lembrar do Dia do Trabalho: o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, em seu discurso falou da importância de todos os colaboradores se conscientizarem sobre as questões ambientais... "Discutir meio ambiente, vamos falar a verdade, até pouco tempo atrás, era coisa de viado...", declarou. Posteriormente, sobre protestos do movimento gay, teve que meio que se desculpar dizendo que era brincadeirinha.

* Planejando fazer um cartão com meus dados profissionais, perguntei para uma amiga o que ela achava de:
Carline Piva
Jornalismo - Fotografia - Yoga

Ao qual ela, muito francamente, disse que parecia aquele restaurante que é ao mesmo tempo: Churrascaria, Pizzaria, Comida árabe e Sushi.
Pô, vou fazer uma campanha pelo caráter multifuncional das pessoas de hoje em dia!

Ou me render a:

Carline Piva
Jornalismo & Fotografia

Carline Piva
Yoga & Meditação.