Friday, April 30, 2010

Busco viver assim!

Sexta-feira de sol e estou na sede da Editora Dharma, começando a colocar minha energia nas MUITAS atividades que tenho ao longo do dia. Mila e eu fazemos a leitura conjunta de um trecho de o Caminho da Habilidade, mais precisamente o capítulo “Apreciação”.

Página 48: “Precisamos abordar o nosso trabalho com uma atitude dinâmica, uma atitude que possa oferecer força e clareza para nos sustentar, quando surgirem as dificuldades do dia a dia”.

Caramba. Não é justamente na contramão do que fazemos normalmente? Nossa mente habitual pensa: vou fazer yoga, caminhar no parque, meditar para tcha-naaaan... quando surgirem momentos de tensão ter uma base prévia para conseguir superar os obstáculos e manter o equilíbrio.

O ensinamento do lama tibetano Tarthang Tulku, entretanto, nos convida a usar força, concentração e entusiasmo em nosso próprio trabalho para que este em si possa servir como uma ferramenta para lidarmos com situações difíceis da vida.

Soa como muito transformador, não?

Thursday, April 29, 2010

Aulas no Bija Yoga começam segunda, dia 3 de maio

Olham que chuchuzinho o blog recém-inaugurado: http://www.bijayogasp.blogspot.com/

Deixem um recado por lá - já que (quase) todo mundo tem preguiça de escrever por aqui :)



Valéria e yo, no Parque do Ibirapuera - Yoga Pela Paz 2009.


Palavra do dia: A m i z a d e.

Wednesday, April 28, 2010

É uma de-lí-ciaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Ontem experimentei pela primeira vez fazer sirsasana (inversão sobre a cabeça) com cordas no meio da sala. Uhu! Sem o encosto da parede, dá um friozinho na barriga para entrar até se ajeitar na postura, mas depois é muito bacana o bem-estar que a posição invertida proporciona.

Nesta variação também é possível esticar os braços para trás, com a intenção de alongar os músculos do peito, como faço aí.

No método Iyengar, quem tem problemas nos ombros e na coluna cervical também pode se beneficiar dos benefícios de sirsasana ao usar essa variação com kurunta (o nome esquisito dado para essas cordas).

Bija Yoga! Bija Yoga!
Está nascendo na Vila Leopoldina (perto da Lapa) esse novo espaço de yoga, da minha grande amiga Valéria Rinaldi. As aulas começam na semana que vem (maio), e eu terei a honra de assumir algumas aulas, em breve.

Anote o endereço:
Rua Nanuque, 360.
Vila Leopoldina, São Paulo (SP).

Foto: Carli no Bija Yoga, by Valéria Rinaldi.

Sunday, April 25, 2010

Novidades do mundo Iyengar

O primeiro workshop de 2010 com Kalidas Nuyken foi repleto de muita conversa franca. Da parte dele, explicou os motivos que o levarão a interromper o curso de formação a partir de julho, sendo os principais o desejo de não reduzir o seu trabalho com o yoga a uma preparação para provas de certificação (sistema introduzido pela Associação Brasileira de Iyengar Yoga e adotado por um grande número de professores que passam por provas anuais) e a vontade de viajar com a família. Ele passou mais de uma hora conversando sobre isso, mas respeito muito a sua privacidade para ficar esmiuçando aqui no blog. Prefiro comentar que o bebê Michael, no auge dos seus oito meses e meio e dois dentinhos embaixo e doisem cima, fez todo mundo babar de tão chuchuzinho.

Os alunos também tiveram espaço para demonstrar seus sentimentos, desde frustração até apoio da decisão. No final, predominou o nosso reconhecimento sincero pela seriedade e dedicação deste professor, o "alemão-general" como dizem por aí (he he he).

Um dos colegas explicou bem, que há toda uma geração nova de professores aqui no Brasil apta a passar a técnica e os alinhamentos tão prezados pelo método, mas a combinação de experiência de vida, de 28 anos de dedicação ao ensino de yoga e, principalmente, desse estilo pessoal corajosamente autêntico será muito difícil de encontrar. E nos fará muita falta, certamente.

Após quase três anos estudando com o Kalidas, me sinto uma pessoa mais firme e mais aberta em minhas resoluções, sem achar que isso seja uma contradição. Minha prática de yoga passou a ter pés muito bem enraizados e essa firmeza de espírito se reflete em abundância em vários aspectos da vida. Papo ayurvédico: de 100% vatta, me transformei em uma vatta-pitta feliz. E ainda brinco que ganhei 0,7% de Kapha, com tanta meditação.

Kalidas é tão polêmico quanto o próprio método Iyengar, com o uso dos intermináveis acessórios. Interessante, isso.

"Vou mostrando como sou/ E vou sendo como posso/ Jogando meu corpo no mundo/ Andando por todos os cantos...

E pela lei natural dos encontros/ Eu deixo e recebo um tanto... " Luiz Melodia (O Mistério do Planeta)

No feriado de Tiradentes, fiz o mesmo do dia anterior, mas dessa vez em passos lentos. Desci caminhando pela Heitor Penteado até o centro budista, pertinho da Praça Panamericana, observando os detalhes que nunca (mesmo! vocês acreditam?) tinha percebido ao longo do trajeto tão "familiar".

É assim que opera a nossa forma de conhecer: a mente codifica que sabe o caminho e fecha-se para o novo, para os detalhes, para os acontecimentos do dia: o ciclista que passa com o cachorro, a discussão no bar, as flores que se abrem e passam despercebidas, mesmo sendo incrivelmente vermelhas e vibrantes. Também contribui "passarmos reto" por tudo essa mania nossa de viver apressadamente.

Hoje na aula de filosofia com o professor Collaço ele lembrou-nos de um ditado proferido por um mestre da linhagem zen-budista. "A mente zen é sempre uma mente de principiante".

Justamente abrindo-se para o novo, convido você a vir comigo pela Rua Alvilândia, virando à esquerda na Orobó e novamente à esquerda na Av. Professor Fonseca Rodrigues. Conhece o caminho? Então desconheça.

Um percurso em onze imagens que marcaram a minha quarta-feira de Sampa preguiçosa, fiel à sequencia de detalhes comtemplados.
"Vemos a flor, mas será que vivenciamos sua beleza?" Tarthang Tulku


Por ser uma região de alto poder aquisitivo, há um guardinha particular em praticamente cada quarteirão de Alto de Pinheiros. Sentados em cadeiras precárias de plástico, ou em guaritas minúsculas (que guardam a vassoura para limpar a rua, a televisãozinha preto e branco e uma garrafa de café), eles já pontuam a silhueta da megalópole, juntamente com os flanelinhas.
O branco.

Cena rara! Três pistas e nenhum carro.

"Odeie seu ódio".


Finalizo com um brotinho verde, que remete mais a recomeço do que a término.
Fotos by Carline Piva, Abril 2010. Sampa que me faz bem.

Friday, April 23, 2010

Fui!

... para o workshop de Iyengar Yoga conduzido pelo Kalidas.

Bom fim de semana para todos. Retorno no domingo.

Respiremos o ar (um pouco) mais puro lá de Embu.

Wednesday, April 21, 2010

Frase deste feriado


"Aquele que sabe que tem o suficiente, é rico".
Tao Te Ching

Tuesday, April 20, 2010

E o vulcão da Islândia chegou até mim

Tínhamos já desejado boa viagem para uma amiga, que visitaria a filha na China, quando ela aparece, inesperadamente, no retiro do fim de semana. Por conta da interrupção dos vôos na Europa, motivada pela fumaça do recém-acordado vulcão na Islândia, ela não conseguiu embarcar. Estava bem frustrada.

O acontecimento reforça o completo não-controle que temos sobre o que surge em nossas vidas. Pensei nas milhares de pessoas que enfrentam dificuldades em ir pra lá e pra cá e suspirei aliviada por não estar prestes a sair de férias pelo mundo.

O vulcão lá e eu aqui, tocando a minha vida, planejando a semana, que seria repleta de substituições de aulas de Iyengar no Yoga Flow, já que os professores titulares tinham se matriculado em um curso bem bacana da Corine Biria e Inga.

Adivinhem?!

Soube ontem que o evento foi cancelado, pois elas ficaram impossibilitadas de embarcar para o Brasil. Nada de aulas de substituições.

Isso se chama interdependência. Estamos todos conectados, baby.

Foto da Agência Lusa.

Friday, April 16, 2010

Impermanência e tempo de mudança

Temas principais do retiro de psicologia budista deste final de semana.

De hoje até domingo. Respiremos :)

Wednesday, April 14, 2010

Importante!

"Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade"
É sempre bom recordar o Artigo 1º da Declaração dos Direitos do Homem - ONU, 1948

Foto by Carline Piva, travessia de três dias de barco muvucado de Santarém para Belém (Pará, 2007)


Saturday, April 10, 2010

Frase deste sábado chuchuzinho

"Ter uma mente questionadora depende muito da nossa habilidade de sentir" Arnaud Maitlant

Dia para colocar os trabalhos da pós em dia. A minha flatmate voltou das férias na Europa e me trouxe a versão orgânica dos shortbreads "Walkers". Não há nada melhor do que esses biscoitos amanteigados escoceses! (Comentário a la socialite Daslu he he he)

Música para o espírito
Ontem apreciei o Trio Corrente, jazz de primeiríssima, bem brasileiro, no Jazz nos Fundos (que fica na João Moura, 1076, em Pinheiros). A música estava ótima, a decoração de fundo de quintal é bacana, só pecam pelo atendimento e a falta de mesas e cadeiras confortáveis. Mas voltarei feliz.

Sessão zen
No final da tarde, vamos visitar e fazer uma cerimônia inaugural no espaço em Cotia, que servirá como base para o projeto de produção de livros sagrados tibetanos. Momento de aproveitar bastante a presença do professor Arnaud, vindo dos Estados Unidos.

Amanhã , prestigiarei a exposição "Relíquias do Buda" .

Centro Cultural Hiroshima - R. Tamandaré, 900 - Liberdade (metrô Vergueiro), das 10h às 19h.



Tempo de acessar o conhecimento por meio de todos os sentidos, e não dando crédito apenas para a mente.

Thursday, April 08, 2010

Pratique Kum Nye, Yoga/Relaxamento Tibetano :)

Antes disponível apenas em inglês, o livro A Alegria de Ser foi lançado oficialmente em português, com a casa cheia e palestra com o professor (holandês) Arnaud Maitlant, um dos alunos mais antigos do lama tibetano Tarthang Tulku.
Arnaud Maitlant, Paula Rozin (diretora da Editora Dharma) e Maria Eulina.

Yo com os amigos queridos: Imalda, Abel, Paula e Otacília.

Sorrisão da Mila e da Jennifer.

Mais uma noite zen memorável desta minha encarnação chuchuzinha.
Fotos by Carline Piva.

Tuesday, April 06, 2010

Back to Sampa

Não foram somente os vôos vindos do Rio que atrasaram. Fiquei horas em Navegantes aguardando a volta para São Paulo. Tirei o atraso de muitas leituras da pós-graduação, mas como o trabalho ficou acumulado, passarei a semana remanejando as atividades - e com pouco tempo para o blog.

O feriado em Santa Catarina foi lindo. Esse início de outono é um dos momentos mais especiais para visitar Itapema. O sol ainda aquece o suficiente para biquíni e banho de mar, há pouquíssima gente na praia e o trecho de areia triplica de tamanho. As caminhadas pela areia foram fartas! Ouvindo uma canção muito chuchu do Wilson Simoninha...

"É bom andar a pé/sem sapato, sem direção, à toa/ Na cabeça o sol, um boné

É bom andar a pé devagar/para aguentar o calor/ e olhar a vista pro mar melhor

É bom andar a pé/ sem dinheiro, sem documento/ a favor do vento, seminu

É bom andar a pé devagar/ para aguentar o calor / e olhar a vista pro mar melhor

Esqueça tudo/ que tudo sobrevive/ Isso é tempo livre para viver/É bom saber (saber não ocupa lugar)
Andar acompanhado de ti/ faz meu coração se sentir melhor"


Amanhã cedinho darei uma aula de yoga e depois seguirei ajudando de forma concentrada os preparativos para o lançamento do livro A Alegria de Ser, que divulguei recentemente. Até breve!