Sunday, July 25, 2010

Semana com a Kelly Cristina

Minha irmã (sim, a loira da foto) passou alguns dias comigo e eu aproveitei para curtir MUITOS programas chuchuzinhos em Sampa. Adoramos a peça "A grande volta", com Fúlvio Stefanini e Rodrigo Lombardi (g-o-s-t-o-s-o!), em exibição no Teatro da Faap. Recomendo altamente esta comédia dramática.

Com a partida dela, hoje à tarde, a casa ficou em silêncio, e eu aproveitei para organizar as demandas da semana e ler sobre Budismo. Obrigada pela tua presença, mana. E aquela berinjela inesquecível que tu preparaste.

Depois eu conto mais!

Para os yogues de plantão, segue o cronograma das aulas que darei no Yoga Flow nesta semana

Dia 26, segunda: 20h30/22h (Iyengar nível I)

Dia 27, terça: 7h30/8h45 (Iyengar I) e 19h30/21h (Iyengar II)

Dia 28, quarta: 20h30/22h (Iyengar I)

Dia 29, quinta: 7h30/8h45 (Iyengar I) e 19h30/21h (Iyengar II)

Dia 31, sábado: 10h/11h15 (Iyengar I)



Namastê

Sunday, July 18, 2010

Back to Sampa

Com dezenas de e-mails para responder, claro :)

Tuesday, July 13, 2010

Em Nova Trento

Da série gatos e bebês neotrentinos...

Marcos Capraro, 1 mês de vida.


Sol de inverno, com a prima Josiani.


Os galos robustos do tio Salvador Gulini.

Mais gatos... tomando água diretamente do enfeite da sala de visita da tia Nilze.

Maria Alice Vanini, 1 mês de vida.

Mais sol de inverno, com a prima Liliane.
E para finalizar a tarde de hoje: orelha de gato da tia Noêmia!
Sigo curtindo a fria frente de ventos gélidos que chegou no Sul.
Fotos: Nova Trento, by Carline Piva, 13 de julho de 2010

Monday, July 12, 2010

Em Brusque...

Algo como uma mini-pseudo-férias merecidas. É que a facilidade da internet nos permite carregar o trabalho para a casa dos pais. Mas eu não reclamo. Há sempre tempo disponível para curtir programitos de cidade do interior catarinense. Péra lá, Brusque já deve ter chegado aos 200 mil habitantes. Ou não? Cinthia: você sempre faz muita falta.

Foto by Kelly Piva, janeiro 2010. Itapema

Thursday, July 08, 2010

O outro lado do balcão é bem interessante

Em plena véspera de feriado (aqui em Sampa comemora-se a Revolução Constitucionalista), às 22 horas, terminava o animado curso Assessoria de Imprensa para o Mercado Editorial conduzido por Kátia Saisi, da Pluricom, e promovido pela Fundação Editora Unesp.

Após dez anos trabalhando como jornalista, gostei de conhecer melhor as atividades desenvolvidas no cargo de assessor de imprensa. Nem imaginava que tinha todas aquelas exigências. Foram três noites de muito aprendizado.

Nos momentos finais, rolou o oportuno debate sobre as mídias sociais. Eu acho tão bacana ter nascido em um mundo pré-internet... minhas primeiras laudas foram datilografadas.

Nossa relação com o tempo e a distância mudou radicalmente. Nos sentimos mais felizes desde então?

Agora só falta a sanção do presidente Lula!

Caros leitores chuchuzinhos, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, quem diria, está prestes a sair papel, após 20 anos de discussão.

Está na hora de acabar de vez mesmo com a prática dos lixões a céu aberto. Eu particularmente adoro pesquisar sobre o tema do lixo, tanto que decidi fazer minha monografia de final de pós sobre a problemática dos resíduos tecnológicos. Mas NEM ouso começar a destrinchar sobre o assunto porque férias merecidas me aguardam! Amanhã sigo para Santa Catarina, com a boa novidade contada pela mãe que tem festa julina na Azambuja. Pinhão, quentão e friozinho sulista me aguardam em breve.

Por ora, segue a notícia divulgada pelo Instituto Akatu:

"Por Rogério Ferro
Foi aprovado pelo plenário do Senado, nesta quarta-feira (7/7), o projeto de lei (PLS 354/89), que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Basicamente, a nova lei regula a reciclagem e disciplina o manejo dos resíduos. O projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a Agência Senado, o principal alvo do projeto é “um dos mais sérios problemas do país, que é a ausência de regras para tratamento das 150 mil toneladas de lixo produzidas diariamente nas cidades brasileiras”.

De acordo com dados que embasaram o projeto, do lixo produzido no Brasil, 59% vão para os "lixões". Apenas 13% do lixo têm destinação correta, em aterros sanitários. Dos 5.564 municípios brasileiros, apenas 405 tinham serviço de coleta seletiva em 2008.

O projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados em 1989 e só começou a ser analisado em 1991. (...) “Estamos vivendo um momento histórico. Este projeto mostra a importância do meio ambiente e procura resolver o maior problema ambiental do país hoje que é esta questão dos resíduos sólidos”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que acompanhou a votação."

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

ONU Mulheres!

A busca pela igualdade de gênero e pelo maior empoderamento das mulheres ganhará um reforço mais do que bem-vindo com a criação da ONU Mulheres.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aprovou a decisão na última sexta-feira (2/7), sendo que a estrutura deve começar em janeiro de 2011.

“Eu fiz a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres uma das minhas prioridades de trabalho para acabar com o flagelo da violência contra as mulheres, a nomeação de mais mulheres a altos cargos, os esforços para reduzir as taxas de mortalidade materna”, disse o Secretário-Geral Ban Ki-moon, em matéria publicada pela UNIC Rio de Janeiro.

Acesse: www.unwomen.org

Wednesday, July 07, 2010

O mundo da firrrrrrrrrrrrrrrrma

Precisamos fazer uma dinâmica de grupo para relaxar. Separe as pernas, deixe o quadril bem solto, feche os olhos e pense positivamente, de preferência no aumento dos lucros...

Especialmente se você trabalha no mundo corporativo, de crachá pendurado, com metas e metas a cumprir, que prejudicam diretamente o benefício intangível das suas oito horas saudáveis de sono por noite, certamente dará boas gargalhadas ao ver a peça Novo Manual Prático para o Anonimato, da Cia Teatro no Sufoco.

O de crachá verde aí da foto é o Jack, o estagiário que trabalha feito um condenado para "mostrar serviço". Tem também a gostosona que dá em cima do chefe, o puxa-saco, e outras caricaturas tradicionalmente encontrada em toda santa firma da Faria Lima, Paulista, Berrini...

Ficou curioso? Em julho, a peça está em cartaz às 21h no Espaço Satyros 2, na Praça Roosevelt, 134, em Sampa.

Uma dica: se você chegar às 20h30 e encontrar o lugar AINDA fechado, tenha fé, beba um cuba libre no boteco ao lado, Pinga, Papo e Petisco, e tudo dará certo - como deu ontem. Fabi, Paulinha e Yuri: adorei a companhia!

Foto: Divulgação / Flávio Bekeredjian e Vivian Sechin

Sunday, July 04, 2010

Neti neti ... "Neither this, nor that"

O pequeno Michael sorri com o meu gorro com pompom e as caras e bocas que faço. Kalidas solta uma gargalhada espontânea. O Wilson registra a fotografia.

Três anos e meio depois, a conclusão de um curso belíssimo de autoconhecimento por meio do yoga. E eu escolho essa imagem para destacar na memória.


"Feche os olhos, dê um passo para atrás e instale o observador interno, aquele que observa os pensamentos e julgamentos à distância, sem identificação"... a voz do Kalidas ecoava, bem cedo nesta manhã, na preparação para os muitos minutos em silêncio que se seguiram. As luzes estavam apagadas, o dia não havia clareado, e apenas a chama de um trio de velas iluminava a sala.

A minha mente começava (finalmente) a se aquietar. Na noite passada, com a confraternização de formatura, demorei a pegar no sono, já passava da meia noite. Quando o relógio despertou às cinco e meia da madruga de hoje, minhas primeiras palavras para a Val, que dividia o quarto comigo: "Mas que programa de índio yogue, hein!". Era TANTA resistência mental dramática, que só rindo mesmo de si mesma. Comi uma banana, sem vontade, mas pensando que teria que sobreviver a uma prática intensa das seis às 9h30 (mais drama, claro, mais sofrimento por antecipação... toda a filosofia que acho desnecessária e que consigo seguir quando estou devidamente acordada).

Sentei de pernas cruzadas. Instalei o observador interno. Respirei. Observei a agitação. Ela se foi, simplesmente.

No hinduísmo, "Neti Neti" quer dizer "Não é isso, nem aquilo". Um lembrete para não nos identificarmos com esse corpo, com as situações, com os dramas, com as certezas. Se a imagem acima foi escolhida para a conclusão de um ciclo, este também é um dos ensinamentos principais que aprendi com o Kalidas. Tem absolutamente a ver com o caráter impermamente de tudo e de todos. Receber o certificado é uma etapa importante, sim, mas dentro de um processo inegavelmente maior, não é nada.

Neti Neti Manhã úmida e as freirinhas já em ação, cuidando da horta, do jardim, das orações... (mais uma imagem do Wilson, além dessa abaixo, da Mari com o bebê).

Última aula de anatomia. Liana demonstra ustrasana. Fernanda explica a importância do alongamento dos músculos do peito para conseguir relaxar o pescoço e não impactar na coluna cervical.



Pintando o trapézio e o latíssimo do dorso do Beto.
Turma reunida.
Com a professora Fernanda Zanoff e Marisa coleguinha.


E finalmente a formatura! Vídeos de prática de B.K.S Iyengar, sessão de fotos que organizei, mantras entoados com violão e voz da Cris e poemas de Yasca e do Beto...

"Somente um sino e um pássaro quebram a quietude...
Parece que os dois conversam com o sol poente.
Silêncio colorido de ouro, a tarde é feita de cristais.
Uma pureza errante agita as árvores frescas, e, além de tudo isso, um rio transparente sonha que correndo sobre pérolas se liberta e flui para o infinito", Hora Imensa, de Juan Ramón Jimenez

Om Gan Ganapatye Namaha

Com a irmã Salete e amigas.
As formandas.


Com a mitra Valéria.

Namastê!
Recado aos colegas: assim que organizar todas as fotos em um álbum, passarei o link por e-mail.
Recado para todos: nesta semana, darei aula no Yoga Flow, segunda e quarta, das 12h30-13h45 e sexta de feriado, das 11h-12h30. Apareçam ;)

Thursday, July 01, 2010

Curtas carlinísticos

Rolling bag
Imagina só você chegando com muita pressa no metrô e percebe a mulher na sua frente absolutamente atrapalhada para descer na escada rolante com uma mala enorme. Cena 2: a mala escapa das mãos e desce galopante do alto da escadaria, prestes a nocautear um senhorzinho lá embaixo. Cena 3: você assiste tudo feito filme em slow motion, boquiaberta. O velhinho sobrevive.

Ah, a anarquia com sabor de orégano
Para celebrar a entrega do penúltimo trabalho da pós-graduação, a turma foi comemorar em uma pizzaria. Cena 1: A nossa meia-marguerita-meia-quatro-queijos chega, cortada em quadradinhos para petiscar. Cena 2: o casal desconhecido, do outro lado restaurante, vai embora, deixando dois pedaços que não aguentaram comer. Cena 3: o meu amigo, sem cerimônia, dá uma pausa na sinuca e simplesmente pega com a mão as sobras da pizza alheia e tasca na nossa mesa. "Eu sou anárquico, oras". Cena 4: Sorrio. E considero um privilégio ter amigos desse tipo.

E depois do fim?
Terminaram as aulas de Meio Ambiente e Sociedade! Hoje entreguei o derradeiro trabalho final, sobre o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Plano Diretor de Dutos de São Paulo, um projeto da Petrobras. Ufa! O Leandro diz: "vamos manter contato, né turma?". O Trigo responde: "Ixi, eu escuto isso em todo fim de curso". O pior é que é verdade.

E por falar em fim!
Nesse ilustríssimo final de semana que bate à nossa porta, a moçoila na carreira zen aqui irá se formar no curso de três anos do método Iyengar Yoga, conduzido pelo Kalidas. Formatura em Embu neste sábado à noite, sem vinho tinto porque já sabemos que, no domingo, a prática recomeçará às seis da matina. Momento muito especial para contemplar o próprio esforço. Eu me dediquei realmente, com seriedade e entusiasmo.

Inspiração budista
"When we respect our own value, we become more aware of the value of others", Tarthang Tulku, in Knowledge of Freedom.