Monday, February 28, 2011

Virada Sustentável em São Paulo: Mudança inspira Mudança

Em pleno final de semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, nos próximos dias 4 e 5 de junho, a capital paulista acolherá a primeira edição da Virada Sustentável (VS).

Temas como direitos humanos, mudanças climáticas, alimentação orgânica, gestão de resíduos, biodiversidade, meditação, qualidade de vida, inclusão de pessoas com deficiência, dentre muitos outros, serão abordados de maneira criativa em mais de 180 atrações.

A programação envolverá exposições, instalações, oficinas, shows de música, peças de teatro, dança e eventos especiais. Convido todos a visitarem o site: http://www.viradasustentavel.com/, que acaba de ficar pronto! Já temos uma página no facebook e presença no twitter.

Como faço parte deste projeto, vocês vão acabar acompanhando o making off por aqui. Neste momento, estamos convidando ONGs, espaços de yoga, artistas, profissionais e pessoas com boas ideias e projetos em sustentabilidade para também fazer parte. O site, na verdade, será um portal para reunir e divulgar todas essas atividades paralelas.

André Palhano (jornalista e organizador deste mega evento) e eu almoçamos com o pessoal do S.O.S Mata Atlântica na semana passada e a troca já foi bem intensa. Posteriormente, aproveitei a reunião que tive com a Childhood Foundation para convidá-los também. O programa chamado “Na Mão Certa” contribui de maneira bem séria para combater o abuso e exploração sexual das crianças ao longo das rodovias brasileiras.

Esperamos que a VS vá além do escopo de um evento e se transforme em um verdadeiro movimento a favor de um mundo melhor.

Fale comigo: carline@viradasustentavel.com

Empolgadíssima com tudo.

Sunday, February 27, 2011

Hoje o samba saiu procurando você...

Vila Madalena já em clima de Carnaval. O sábado foi no “Seu Boteco”, na companhia dançante das cabrochas Cilene, Alê Pereira, Kelly e Paulinha.

E a Rainha da Bateria simplesmente arrasou! Lerêlerê-lerêlerê

Friday, February 25, 2011

Em clima de fim de semana em Sampa



Muitas novidades na semana, mas tempo escasso para chuchuzinhá-las. Minha irmã Kelly chega em duas horas para me visitar e eu decretei: nada de trabalho (ainda daqueles que me inspiram) no fim de semana.

Vamos de Iggy Pop!

"I had a dream that no one else could see
You gave me love for free

Candy, Candy , Candy
I can't let you go
All my life you're haunting me
I loved you so

Candy, candy , Candy
I can't let you go
Life is crazy
Candy baby


Yeah, well it hurt me real bad when you left
I'm glad you got out
But I miss you
I've had a hole in my heart
For so long
I've learned to fake it and
Just smile along

Down on the street
Those men are all the same
I need a love
Not games
Not games"...

Shall we dance?

Tuesday, February 22, 2011

Pnuma propõe 2% do PIB mundial para economia verde

"Por Amália Safatle, da revista Página 22

Enquanto no Brasil as regras de licenciamento ambiental são flexibilizadas, por decreto, para acelerar o crescimento econômico, as Nações Unidas, por meio de seu programa de Meio Ambiente (Pnuma), propõem o investimento em um modelo de desenvolvimento que contesta o antagonismo entre uma coisa e outra.

Com base na premissa de que crescimento econômico pode, sim, andar junto com conservação, a proposta do Pnuma é desenvolver uma economia verde, reduzindo os riscos a que uma economia de alto carbono está exposta, extinguir os subsídios perversos e ainda permitir inclusão social - a começar do fato de que, nas economias em desenvolvimento, a fatia do PIB ligada aos recursos naturais chega a 90%.

Para isso, o Pnuma propõe o investimento de 2% do PIB mundial - ou US$ 1,3 trilhão por ano - em dez setores estratégicos: agricultura, construção, energia, pesca, silvicultura, transportes, turismo, água, indústria e resíduos. A proposta é detalhada no relatório Rumo a uma Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza lançado ontem, como contribuição para as preparações da Conferência Rio+20 que se realizará no ano que vem no Brasil. O programa define como economia verde "aquela que resulta na melhoria do bem-estar humano e da igualdade social, ao mesmo tempo que reduz significativamente os riscos ambientais e as carências ecológicas".

Segundo o Pnuma, esse investimento fomentaria o crescimento da economia global a níveis provavelmente superiores ao promovido pelo atual modelos econômico. Isso porque a transição para uma economia verde evitaria riscos, choques, escassez e crises cada vez mais inerentes ao atual modelo, baseado em altas emissões de carbono.

"Com 2,5 bilhões de pessoas vivendo com menos de dois dólares por dia e com um aumento populacional superior a dois bilhões de pessoas até 2050, é evidente que devemos continuar a desenvolver e a fazer crescer as nossas economias. No entanto, esse desenvolvimento não pode acontecer à custa dos próprios sistemas de apoio à vida na Terra, dos oceanos e da atmosfera que sustentam nossas economias e, por conseguinte, as vidas de todos nós", afirmou o subsecretário Geral da ONU e diretor executivo do Pnuma Achim Steiner, em comunicado à imprensa."


Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Monday, February 21, 2011

Segunda!

* De volta para Sampa e ao que considero uma vida-zen-agitadinha.

* Vivi e Flávio estavam radiantes na festa, sábado. O fim de semana completo foi memorável. Voltei sorridente.

* Recado aos yogues e para os que estão na tentativa:
Nesta semana, darei aulas de Iyengar (nível geral) no Espaço Gam. Os horários são:

3ª feira: 19h às 20h30

4ª feira: 8h às 9h20

5ª feira: 19h às 20h30

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1004, Vila Madalena, tel. 3034.3953 (A secretaria funciona das 14h às 20h).

Todos são muito bem-vindos.

* Fico retirada no silêncio do centro budista até amanhã, quando acontece a Cerimônia de parinirvana de Longchenpa, um dos mestres mais importantes da linhagem Nyingma (pareceu grego para você?!)

Invocação a Patañjali

yogena cittasya padena vacam
malam sarirasya ca vaidyakena
yopakarottam pravaram muninam
patanjalim pranjalira natosmi
abahu purusakaram
sankha cakra sidharinam
sahasra sirasam svetam
pranamami patanjalim
hari om

Sunday, February 20, 2011

Entre amigos




Fotos em Ribeirão Preto (SP), fev 2011.

Saturday, February 19, 2011

Não se come uma mulher

Não se come uma mulher

Já ouvi muito que sexo não é seguir a cabeça e deixar as coisas acontecerem. Sexo seria não pensar. Não concordo, sexo não é inconsequência, é consequência da gentileza. Consequência de ouvir o sussurro, de ser educado com o sussurro e continuar sussurrando. Perder o pudor, não perder o respeito. Perder a timidez, não perder o cuidado.

Sexo é pensar, como que não? E fazer o corpo entender a pronúncia mais do que compreender a palavra. Como se não houvesse outra chance de ser feliz. Não a derradeira chance, e sim a chance.

Uma mulher está sempre iniciando o seu corpo. Cada noite é um outro início. Cada noite é um outro homem ainda que seja o mesmo. Não se transa com uma mulher pela repetição. Seu prazer não está aprendendo a ler. Seu prazer escreve – e nem sempre num idioma conhecido.
Ela pode ficar excitada com uma frase. Não é colocando de repente a mão na coxa. Ela pode ficar excitada com uma música ou com uma expressão do rosto. Não é colocando a mão na sua blusa. Mulher é hesitação, é véspera, é apuro do ouvido.

Antever que aquelas costas evoluem nas mãos como um giz de cera. Reparar que a boca incha com os beijos, que o pescoço não tem linha divisória com os seios, que a cintura é uma escada em espiral.

É comum o homem, ao encontrar sua satisfação, recorrer a uma fórmula. Depois de sucesso na intimidade, acredita que toda mulher terá igual cartografia, igual trepidação. Se mordiscar os mamilos deu certo com uma, lá vai ele tentar de novo no futuro. Se brincou de chamá-la de puta, repete a fantasia interminavelmente. Assim o homem não vê a mulher, vê as mulheres e escurece a nudez junto do quarto.

Amar não é uma regra, e sim onde a regra se quebra.
Não se come uma mulher, ela é que se devora.”

Esse texto foi retirado de Canalha!, do escritor gaúcho Fabrício Carpinejar, um verdadeiro achado! Carlos deu ontem de presente para a Vivi. Abusada, estou prestes a terminar de ler antes mesmo de a aniversariante iniciar o prefácio. Crônicas leves, bem-humoradas e cotidianas – daquele cotidiano inteligente e sensível que a gente aprecia e quer viver.

É muito bacana conhecer novos amigos por meio de suas escolhas. Carlos já ganhou vários pontos simplesmente por ter dado o livro de presente, tão bom gosto. Me indicou a crônica “Unhas II”, uma de suas favoritas, depois foi lavar a louça do almoço. Achei o texto sensacional.
Carlos e Carpinejar são os saldos extremamente positivos deste fim de semana quente em Ribeirão. À noite, teremos a grande festa de 50 anos do doutor Flávio.

Por falta de habilidade interna para escrever poesia, continuo sussurrando silenciosamente o mantra interno: como é bom viver.

Friday, February 18, 2011

Yoga e erva mate. Compartilhando as raízes sulistas

A experiência matinal comprovou que praticar yoga e tomar chimarrão no começo do dia faz muito bem para o corpo e a mente.
Sendo a cuia comunitária, é um verdadeiro ritual de servir e ser servido, de falar e ouvir. Enquanto uma degusta a bebida quentinha, a outra pessoa partilha os sentimentos.
Depois, invertem-se os papeis.
Fotos by Carli, 18/02/11, em Sampa.

Fui!

Para Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo.


Bom fim de semana a todos!

Thursday, February 17, 2011

Tu também não se tocaste disso?

Comentei com uma amiga: a melhor inspiração do diário-que-virou-livro Comer, Rezar e Amar é que a gente não precisa viajar até a Indonésia para encontrar um brasileiro gente boa. U-hu!

Gente, o Brasil está lo-ta-do de brasileiros!

Nem todos são chuchuzinhos ou com o porte do Javiem Bardem, eu sei, mas certamente há vários que merecem compartilhar histórias bacanas em nosso diário brazuca.

Otimista demais?

Foto by Carli, 2004

E a palavra de hoje é...

Acolhimento!


"Listen to each other. Be there for each other. Our practice for the new year", Thich Nhat Hanh (monge vietnamita e ativista da paz)
Foto by Carli, dias ensolarados em Sampa, fev 2011

Wednesday, February 16, 2011

Fast, cheap and... great?

Não só os designers gráficos, mas os jornalistas que são fornecedores de empresas e instituições deveriam mostrar essa tabelinha aos clientes que, obviamente, não têm sempre a razão.

Tuesday, February 15, 2011

Mais dança


Já recebi contribuições para a minha vontade de dançar!

Alguém mais na parceria?



Will you also dance with me?

Monday, February 14, 2011

Segunda!



À noite, começo o meu terceiro ano do curso de Psicologia Budista. Acordei bastante motivada, principalmente após o encontro de ontem com as amigas Carol e Cilene, doces PéNaJacas.



O importante é viver. Will you dance with me?

Sunday, February 13, 2011

O anoitecer é azul

Hoje.

"In a real sense, all life is interrelated. All persons are caught in an inescapable network of mutuality tied in a single garment of destiny. Whatever affects one directly, affects all indirectly." Martin Luther King

Photo by Carli, 13/02/11

Brusque, Santa Catarina

Foram poucos dias em Brusque, acompanhando a Vó Ruth, que ainda continua no hospital.


Compartilho umas imagens da minha cidade natal, colonizada por imigrantes alemães.
Tentando trabalhar com a Lully carente no colo.

Charmosíssimas, as de cima e a de baixo.

Parque Leopoldo Moritz, que a gente conhece como "Caixa d' água" (lá também funciona o local de tratamento de água da cidade).


Prefeitura, em estilo enxaimel.

Meus pais amados.


Fórum de Justiça.

Com vista para o verde é bem melhor!

Museu arquidiocesano.
Kelly Cristina.

Vale religioso de Azambuja.

Nasci e vivi em Brusque até os 17 anos, quando fui estudar em Floripa.


É sempre bom voltar para os familiares e amigos. Obrigada por nosso encontro, Mariane!


"Porque chegar e partir são só dois lados da mesma viagem..."
Fotos by Carli, fev 2011, Brusque (SC)

Saturday, February 12, 2011

Ui, respiremos

Gente, eu assisti "Cisne Negro" e concordo: é extremamente perturbador.

Natalie Portman merece todos os prêmios por sua atuação nesse suspense psicológico.

Sábado de voluntariado

Carline, Carol e Clarisse.

Friday, February 11, 2011

Acontece amanhã!

Eis um convite para os interessados em conhecer mais sobre meditação, Kum Nye, Arte Sagrada Tibetana, Budismo e projetos de voluntariado zen.

Evento gratuito de abertura do semestre do Instituto Nyingma do Brasil

Data: 12 de fevereiro, sábado, das 15h às 18h.

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 224 - São Paulo. Próximo à Praça Panamericana.

Reserve a sua vaga: (11) 3864-4785; nyingmasp@nyingma.com.br.

Estarei lá ;)

Clique aqui para conferir a programação do semestre do INB.

Thursday, February 10, 2011

Quinta-feira

Back
to
Sampa.



Fotos by me, hoje mesmo.

Wednesday, February 09, 2011

Making islands where no island should go



Death Cab For Cutie - "Transatlanticism"

"The Atlantic was born today and i'll tell you how:
The clouds above opened up and let it out.

I was standing on the surface of a perforated sphere
When the water filled every hole.
And thousands upon thousands made an ocean,
Making islands where no island should go.
Oh no.

Those people were overjoyed; they took to their boats.
I thought it less like a lake and more like a moat.
The rhythm of my footsteps crossing flood lands to your door have been silenced forever more.
The distance is quite simply much too far for me to row
It seems farther than ever before
Oh no.

I need you so much closer
I need you so much closer
I need you so much closer
I need you so much closer
I need you so much closer
I need you so much closer
I need you so much closer
I need you so much closer... "

Ainda em Brusque

Zelando pela vó Ruth.


Om mani peme hum hri.

Foto by Carline Piva, Igreja de Azambuja (onde meus pais casaram, a Cinthia e Chris casaram...)

Saturday, February 05, 2011

Fui!

... para Santa Catarina.

Thursday, February 03, 2011

Benefícios do yoga e da meditação

"Nem malhação, nem religião" - leia a bela matéria sobre yoga que saiu na revista Época (31/01/11).

"Meditação muda estrutura do cérebro, diz estudo" - quando a Harvard anuncia resultados positivos, mais gente se convence ;) Aproveite para ler também a matéria que saiu na Folha (30/01/11).

Destaco uns trechos:

"A pesquisa, publicada hoje na 'Psychiatry Research: Neuroimaging', foi feita pela Harvard Medical School, nos EUA, em conjunto com um instituto de neuroimagem da Alemanha e a Universidade de Massachussets.

E o mais importante: as mudanças ocorreram em apenas oito semanas de meditação em praticantes adultos iniciantes.

(...) Britta Hölzel, pesquisadora da Harvard Medical School e uma das autoras do estudo, disse à Folha que isso pode significar uma melhora em regiões envolvidas com aprendizagem, memória, emoções e estresse.

O aumento da massa cinzenta no hipocampo é benéfico porque ali há uma maior concentração de neurônios, afirma Sonia Brucki, do departamento científico de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia.

'Antes, acreditava-se que a pessoa só perdia neurônios durante a vida. Agora, vemos que podem brotar em qualquer fase da vida, e determinadas atividades fazem a estrutura do cérebro mudar.'

Isso significa que o cérebro adulto também é plástico, capaz de ser moldado.

No ano passado, um estudo dos mesmos pesquisadores já mostrava redução da massa cinzenta na amígdala cerebral, uma região relacionada à ansiedade e ao estresse, em pessoas que fizeram meditação por oito semanas.

Mas qualquer um que começar a meditar amanhã terá esses mesmos efeitos benéficos em algumas semanas?

'Provavelmente sim', diz a neurologista Sonia Brucki."


Foto by Carline Piva, Yoga pela Paz 2009, SP

Why don´t you lay your head down...



in my arms?

Tuesday, February 01, 2011

La Cité - Libreriacafé


Sexta-feira, onze da noite, e nem mortita que iria simplesmente voltar para o hotel e dormir, estando na Itália. Decidi arranjar uma baladinha, de preferência com música vivo. Tudo MENOS pub irlandês, pois é a opção mais fácil de encontrar aberto até mais tarde e repleto de gente rebelde que não quer dormir às onze da noite. E, bem, eu não gosto de opções fáceis.

Me recomendaram um café/biblioteca chamado Le Cité, "do outro lado do rio Arno". Uau, comecei imediatamente a imaginar o quão decadente poderia ser o outro lado do rio, distante do centro histórico.
Assim que terminou o jantar de despedida com os jornalistas da Pitti Bimbo, convidei os coleguinhas internacionais para me acompanharem, mas estavam todos cansadérrimos.
"Você vai sozinha?!".

Regra número um de viagem: na encruzilhada entre ir sozinha a um lugar e não ir por falta de companhia, sempre opte pela primeira opção. A vida é curta. E, à noite, todos os gatos são pardos.

- Sim, vou, vai tocar uma banda de rock por lá.

Até que um dos jornalistas da mesa, que parecia bem tímido no início, mas que não calou a matraca o jantar inteiro, se empolgou:
- Você vai para uma festa agora?! (Olhos brilhantes...)
- Eu vou. Você tem convite?
- Não. Oh.

Regra número dois de viagem: antes só do que mal acompanhada, mesmo. Não caia na tentação de achar que será uma boa rachar as despesas do táxi, pois, apesar da vida ser curta, uma noite dessas pode ser longamente interminável. Não curto mentir (ninguém precisava de convite, obviamente), a menos que seja por questão de sobrevivência (pelo menos das boas memórias da viagem).

Pego o táxi, Borgo San Frediano, 20r, per favore, e chego no local.

Quem diria, achei o point meio-intelectual-meio-de-esquerda de Firenze! Não era nada decadente e sim bem chuchuzinho. Voltarei.

Regra número três de viagem: compartilhe esses achados com os amigos.

http://www.lacitelibreria.info/

Ilustração tirada do próprio site deles.

U-hu!

Saiu hoje, finalmente. Me deram nota 10 pelo trabalho de encerramento da pós-graduação.

Pa-ra-béns, senhorita Piva!

Fevereiro

Seja muito bem-vindo. Fique à vontade para trazer a piscina.

Recadito yóguico

Nesta quinta-feira darei aula de Iyengar no Yoga Flow, das 19h15 às 20h45.

Como o nível da turma é intermediário/avançado, dessa vez só poderei convidar os experientes. he he he

É o seu caso?