Thursday, July 28, 2011

Mais um capítulo da vida: a parede vermelha volta a ser branca



O nascer do sol que vi ontem, antes do yoga...

"Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor..."


Eis realmente um bom epitáfio, Titãs.

Tuesday, July 26, 2011

Thought of the day

"Not tomorrow, not later, not yesterday when you were feeling better - but now. Start now, just as you are." Pema Chodron







Compartilho fotos incríveis de Bodh Gaya, na Índia, tiradas pelo meu futuro amigo Rajeev Agrawal. Espero escrever muito ainda sobre esse lugar que tanto me inspira ;)

Monday, July 25, 2011

Wednesday, July 20, 2011

Ainda imersa...

... no simpósio de entomologia. Ento-mo-o-quê?

e o mundo virou microscópico e cheio de joaninhas que devoram pulgões.

Sunday, July 17, 2011

Domingo

Abraços amorosos, parque Villa-Lobos, nhoque de abóbora com molho de sálvia no Maha Mantra, cachorrinhos de Rê Ventura e Valéria, encontro antes de dormir com a Dani vizinha, sujeitos, verbos e predicados no diminutivo, pão tipo sueco. Folga de empacotar mudança.

Planejei meu próximo natal e reveillon (ao que parece, com yoga e sem espumante). Aliás, os dias estão nesse desafio de não viver somente imersa em planos futuros.

Amanhã serei mestre de cerimônia em um seminário. Dê-me um microfone e palco e serei feliz!

Pensamentos assim desconexos, como esse post. Faz ainda uma linda lua lá na fora. Vou dormir, de preferência sem sonhar com as obras sofredoras contidas na exposição de Louise Bourgeios @Instituto Tomie Ohtake. O "Arco da Histeria" é o único que realmente penduria na sala de televisão de casa.

Friday, July 15, 2011

Lua Cheia

As palavras de hoje são abertura e bem-aventurança.


Prática linda de yoga com Simone e Erika cedinho, seguida de chá branco com pera (marca Talchá).

Imagem publicada pela Nasa.

Thursday, July 14, 2011

Araras

Conheci Araras (SP), muito charmosa, e almocei com vista para o lago da cidade. É sempre um luxo poder respirar um ar mais limpo. Você também curtia andar de pedalinho quando era criança?

A companhia da Ci e o passeio animaram em tons suaves essa fase tão impermanente.

Wednesday, July 13, 2011

E pensar...

... que comemorei a chegada do Ano do Coelho. Momentos livres, leves e fluidos?!

Estou é com saudades do Tigre de 2010! Oquefoiessediadehojesantodeus?

Fruition

"The way of the Buddha is to know yourself;
To know yourself is to forget yourself;
To forget yourself is to be awakened by all things"
Dogen - Genjo Koan

Acordei com as maritacas vibrantemente enloquecidas pela manhã ensolarada. Estou guardando a decoração das paredes e estantes nas caixas. Minha casa parece penetrar no silêncio.

Compartilho recaditos aos interessados em Budismo

* Dalai Lama estará em Sampa de 15 a 17 de setembro. Dentro da programação, há atividades pagas e palestras gratuitas - mas que exigem inscrição prévia pela internet (e esgotam rapidamente). A partir desta sexta-feira, dia 15, começam a receber as inscrições. Confira a programação no site e reserve o seu lugar :)

* Antigamente, pela dificuldade de comunicação para marcar encontros, os praticantes budistas se reuniam todo dia de Lua Cheia para entoar mantras. O Instituto Nyingma do Brasil mantém essa tradição mensal e convida todos a participarem e compartilharem um chá. Nesta sexta, às 19h, teremos prática de meditação e, das 20h30 às 21h30, a cerimônia de mantra. Tudo gratuito.

Vai ser muito bom aquietar a minha mente...

Tuesday, July 12, 2011

O que você levaria na enchente?

As horas vagas desta semana estão ocupadas em encaixotar as coisitas que costumamos acumular ao longo dos anos. Mudarei de casa em breve.

Quilos e mais quilos de papeis já foram para reciclagem. Minha triagem estava lenta, até que a Cilene recomendou a tática: "O que você levaria em uma enchente?".

Pouco, felizmente, muito pouco!

Monday, July 11, 2011

Namorando a Bossa Nova


Inspirada neste início de semana. "Poder viver bem devagar/E depois de partir, poder voltar. E dizer este aqui é o meu lugar. E poder assistir ao entardecer ..."

Sunday, July 10, 2011

Vida de escritor

Por Estevão Ribeiro.


Em clima de Feira Literária de Paraty (Flip), mesmo sem estar lá.

Friday, July 08, 2011

Para aquecer o inverno

Da série Flores que recebi...

Photo by Carli, junho 2011

Falta coerência

A colega relata aborrecida que o médico de anos de sua filha morreu de repente. Apesar de aquele senhor ter descoberto um câncer sofrido, acabou tendo um ataque cardíaco fulminante, pegando todos de surpresa. O que me indignou foi o tom de reclamação desta minha conhecida. Sim, ela estava realmente brava porque o médico se foi para sempre antes de “organizar” a sua saída, no estilo preparação para a aposentadoria ou mudança de emprego, sem formar, nem eleger um sucessor. Parece piada, mas infelizmente não é.

Por que aceitamos viver aprisionados neste tipo de mente? Por que não conseguimos nos enxergar (e nos apoiar) na certeza da finitude da vida humana? Por que nos afundamos em problemas emocionais que nos distanciam da apreciação de estarmos vivo e respirando?

Por que não ousamos viver sem reclamar tanto?
Minha campanha é pela ousadia.

Wednesday, July 06, 2011

Plan to stay open

"At the beginning of your day, encourage yourself to keep your heart open, to remain curious, no matter how difficult things get." Pema Chödrön
Livro lindo.

Monday, July 04, 2011

Ananda Iyengar Yoga Shala

Compartilhando a grade de horários do mais novo espaço de Iyengar Yoga de Sampa, da querida Karina Grecu:

Segunda e quarta, das 19h30 às 21h
Terça, quinta e sexta, das 7h às 8h30
Sábado, das 10h às 11h40

Rua: Alves Guimarães, 1512 (Metrô Sumaré - saída Oscar Freire).

Tenhamos uma ótima semana!

Foto retirada do site da Karina Grecu

Sunday, July 03, 2011

Give Love, Give Love Away Now, Don´t be Afraid

Vi este vídeo no blog da Fernanda (Tudo de OM) e ainda reflito se gostei ou se achei bem brega o tal "Mc Yogi" (ok, ok, segunda opção). Anyway, o refrão já grudou feito chiclete na minha mente...

Love. Love. Love.

O sábado...

Começou com café da manhã em ótima companhia, aula de inaguração da sala de Iyengar Yoga da Karina Grecu e terminou com imersão plena no meu quarto.

"Eu hoje joguei tanta coisa fora/ Eu vi o meu passado passar por mim/Cartas e fotografias, gente que foi embora/A casa fica bem melhor assim..."