Thursday, September 29, 2011

41 dias de viagem

"It may be when we no longer know what to do we have come to our real work and that we no longer know which way to go we have begin our real journey" Wendell Berry

Compartilho o por do sol no terraco e o almoco colorido. Jaya, jaya, my friends!

Monday, September 26, 2011

Cavernas de Ellora


Viajei distante de Pune, no final de semana, para conhecer as Cavernas de Ellora, com esculturas de tres religioes: Budismo, Jainismo e Hinduismo. O que mais me tocou o coracao nem foram as rebuscadas divindades escavadas nas pedras, mas as cavernas simples, umidas e escuras utilizadas pelos monges budistas no passado. Incrivel pensar que viviam meditando por la.

Coloco poucas imagens e escrevo brevemente porque estou sem laptop na viagem e, de certa forma, buscando ficar mais comigo mesma. Tao bom viver como estudante, fazendo aulas e preenchendo o restante do dia com leituras e conversas com amigos. Sigo nesta rotina ateh sabado, quando sigo para Rishikesh. Namaste!

In the presence of a living yoga legend


Me sinto muito honrada, carissimo professor, Mr. B.K.S Iyengar

Thursday, September 22, 2011

Ah, a India

Na rua do Instituto de Yoga estao ajeitando o asfalto na rua. Mulheres e criancas (a menininha tem por volta de uns quatro anos) equilibram a bacia cheia de pedras e transportam para lah e para cah. Para aquecer o "piche," os indianos queimam pneus (imaginem a fumaca preta!) e fazem uma fogueira em plena calcada. Depois, trabalhadores usando chinelos e calcas esburacadas enchem regadores improvisados com o liquido e despejam pelo chao. Serio, tudo o que NAO se deve fazer condensado em uma unica cena. E a gente passa simplesmente, observa, e vai praticar yoga, formosamente?
Jah consigo comer com as maos, atravessar a rua com transito caotico sem entrar em panico, fazer xixi no buraco, tomar chai em barraquinhas de rua. Espero, no entanto, nunca me acostumar com a miseria e falta plena de condicoes dignas de trabalho.
Pune tem 5 milhoes de habitantes. Falta ar para esta brasileira aqui.

Wednesday, September 21, 2011

Berimbau...

"Quem de dentro de si
Não sai
Vai morrer sem amar
Ninguém
O dinheiro de quem
Não dá
É o trabalho de quem
Não tem
Capoeira que é bom
Não cai
E se um dia ele cai
Cai bem..."

Monday, September 19, 2011

Drummond e 31 dias de viagem

“Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.!“

Sunday, September 18, 2011

Sinhagad, o Forte do Leao

Neste domingo, 18 de setembro, celebro o meu aniversario espiritual, data da iniciacao no Budismo, sete anos atras. Escolhi uma caminhada (suada) de duas horas ateh o topo de uma montanha, distante uma hora de Pune. Dia lindo, ateh ousaria dizer mistico, na companhia de dois amigos que sao um verdadeiro presente: Melanie, da Africa do Sul, e Yohai, de Israel. Beluga adorando a experiencia de andar em um onibus local.
"Can God Love Darwin, too?"
Eu juro que conto a piada pessoalmente.
Ruinas do forte.
Entre as nuvens...(enfim, ar puro!)
Meditacao.
Em locais considerados sagrados, alem de alcool e cigarros, eh vetado o consumo de carne.
Neste dia tao especial, compartilho ensinamentos de Vipassana do mestre indiano S.N. Goenka, que estou estudando...
"One has to learn how to act instead of to react. Previously one lived a life of reaction, and reaction is always negative. Now you are learning how to live properly, to live a healthy life of real action. Whenever a difficult situation arises in life, one who has learned to observe sensations will not fall into blind reaction. Instead, he will wait a few moments, remaining aware of sensations and also equanimous, and then will make a decision and choose a course of action. Such an action is certain to be positive because it proceeds from a balanced mind; it will be a creative action, helpful to oneself and others." S.N.Goenka
Photos by Carli, 18/09/11

Friday, September 16, 2011

"Make no judgements where you have no compassion" Anne McCaffrey

That's a perfect thought for this moment!

Mais yoga ao lado de Guruji (que corrige os alunos no modo indiano: tapas e tabefes. Ui)

Mais comida apimentada, ainda que suplico para nao colocarem as tais especiarias.

E os dias vao se tecendo com pratica, leituras, siestas, caminhadas por Pune.

Life is so precious. Every moment is so precious, so precious, so precious...

Comprei minha passagem para Rishikesh, dia primeiro de outubro. Trem? Onibus? Que nada! Eu vou eh de Jet Airways, acompanhada pelos atores e atrizes de Bollywood.

E voces, estao bem?

Wednesday, September 14, 2011

Mantra

Momento certo Momento certo Momento certo
Momento certo Momento certo Momento certo
Momento certo Momento certo Momento certo
Momento certo Momento certo Momento certo
Momento certo Momento certo Momento certo
Momento certo Momento certo Momento certo
Momento certo Momento certo Momento certo

Sunday, September 11, 2011

Jaya, Ganesha!

Miss Flower Power (Give peace a chance ;) ...
Hoje encerra-se o Ganapati Festival, em homenagem ao Lord Ganesha, o deus com cabeca de elefante, tambem conhecido como "Removedor de Obstaculos". As familias produzem a sua propria estatua e fazem oferendas. Muita musica, procissao, danca e, certamente, cores, muitas cores! - afinal, estamos na India.
Photos by Carli, hoje!

Thursday, September 08, 2011

Cinco dias jah na India

A India acordou mais triste por conta do ataque terrorista em Delhi que matou 11 pessoas e deixou 91 feridos (contagem de ontem que vi no CNN India). Um governante falou: "teremos tolerancia ZERO para o terrorismo". Os comentaristas da TV retrucaram: "e o que isso quer dizer?!".

O mundo todo sai perdendo com essas explosoes de violencia.

Tuesday, September 06, 2011

Conheci B.K.S Iyengar!

Nao apenas o conheci, mas tive a honra de colocar o meu mat bem pertinho e observa-lo praticando asanas de forma avancada, no auge dos seus 93 anos. Such an amazing yogue inspiration!

Jah valeu esta viagem e o suplicio momentaneo de viver em Pune, uma cidade que parece um pantano (ainda eh epoca de chuvas) poluido e com cheiro de mofo. Passarei este mes praticando yoga no Ramamani Memorial Iyengar Institute.

Aluguei um quarto na casa de um casal de velhinhos indianos. Pelo menos tem privada e nao somente um buraco no chao. Ah, vai, jah eh uma otima noticia!

Ha alguns anos, houve um ataque terrorista numa padaria alema, em frente ao Resort do Osho, e desde entao, a rotina da cidade mudou. Tive que mostrar a copia do meu passaporte ateh para acessar a internet neste cyber budega cafe, fiz registro na policia e alguns restaurantes mais bem frequentados tem seguranca com detector de metal.

Espero ter realmente muitos insights enriquecedores para compensar a minha decisao voluntaria de estar 300km longe da minha zona de conforto.

Friday, September 02, 2011

Danke

Me despeco hoje dos canais indescritivelmente belos de Amsterdam.
Proxima parada: India. It's yoga time for me!

Thursday, September 01, 2011

"Invento o cais/ E sei a vez de me lancar..."




Bem que Holanda poderia ser sinonimo para agua...


A melhor da semana

Foi ter encontrado, em uma dessas lojas engracadas de Amsterdam, um "vibrador falante". Abro a caixa e surge uma voz, bem grumpy: "Can't you find a real man??!!"