Thursday, July 08, 2010

Agora só falta a sanção do presidente Lula!

Caros leitores chuchuzinhos, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, quem diria, está prestes a sair papel, após 20 anos de discussão.

Está na hora de acabar de vez mesmo com a prática dos lixões a céu aberto. Eu particularmente adoro pesquisar sobre o tema do lixo, tanto que decidi fazer minha monografia de final de pós sobre a problemática dos resíduos tecnológicos. Mas NEM ouso começar a destrinchar sobre o assunto porque férias merecidas me aguardam! Amanhã sigo para Santa Catarina, com a boa novidade contada pela mãe que tem festa julina na Azambuja. Pinhão, quentão e friozinho sulista me aguardam em breve.

Por ora, segue a notícia divulgada pelo Instituto Akatu:

"Por Rogério Ferro
Foi aprovado pelo plenário do Senado, nesta quarta-feira (7/7), o projeto de lei (PLS 354/89), que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Basicamente, a nova lei regula a reciclagem e disciplina o manejo dos resíduos. O projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a Agência Senado, o principal alvo do projeto é “um dos mais sérios problemas do país, que é a ausência de regras para tratamento das 150 mil toneladas de lixo produzidas diariamente nas cidades brasileiras”.

De acordo com dados que embasaram o projeto, do lixo produzido no Brasil, 59% vão para os "lixões". Apenas 13% do lixo têm destinação correta, em aterros sanitários. Dos 5.564 municípios brasileiros, apenas 405 tinham serviço de coleta seletiva em 2008.

O projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados em 1989 e só começou a ser analisado em 1991. (...) “Estamos vivendo um momento histórico. Este projeto mostra a importância do meio ambiente e procura resolver o maior problema ambiental do país hoje que é esta questão dos resíduos sólidos”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que acompanhou a votação."

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

No comments: