Tuesday, October 09, 2012

Eu vou! E recomendo...

É minha fase atual de mergulho no mundo de Goethe.


"Diálogos sobre Goethe em Nazaré Paulista, com Allan Kaplan e Ricardo Ghelman

O modo Goetheano de ver o mundo propõe observar e intervir, sem separar ou simplificar, seja quando se trata de conhecer a natureza seja para compreender e atuar no âmbito social. Convidamos todos os interessados em se aprofundar nessa abordagem a participar do retiro “Diálogos sobre a visão de Goethe - um encontro entre dois caminhos”, que acontecerá de 15 a 20 de novembro de 2012, em Nazaré Paulista, conduzido por Allan Kaplan e Ricardo Ghelman. A iniciativa é do Instituto Romã e Instituto Ciência & Arte, com apoio do Instituto Fonte e Associação Mahle.

O encontro será uma rara experiência para aqueles que já tiveram algum contato com a fenomenologia Goetheana. Emergindo de uma mesma fonte, o diálogo inédito entre o natural e o social, de Ricardo Ghelman e Allan Kaplan, propiciará aos participantes a oportunidade de iluminar o coração da abordagem Goetheana.
Participarão dessa construção Rita Mendonça – bióloga e socióloga, consultora em desenvolvimento humano pelo Instituto Romã e com formações nestes dois caminhos – e Marcelo Petraglia - grande estudioso dos processos sonoros aplicados ao autodesenvolvimento.

Data: 15 a 20 de novembro de 2012
Local: Retiro Rosa de Nazaré, em Nazaré Paulista – www.rosadenazare.org.br
Investimento: R$ 2.000,00 (programa, hospedagem e alimentação). O transporte não está incluso nesse total.

Como se inscrever?
Preencha e envie a sua ficha de inscrição (acesse aqui) até o dia 26 de outubro para Rita Mendonça: ritam@institutoroma.com.br.
O resultado da seleção será divulgado em 5 de novembro, quando os participantes receberão as informações referentes ao pagamento, que deverá ser feito até o dia 9 de novembro. O retiro contempla 30 vagas.

Sobre os facilitadores:

Allan Kaplan é profissional de desenvolvimento, professor e escritor. É o autor de “Artistas do Invisível” (publicado em português pela Editora Peirópolis e Instituto Fonte), “The Development Practitioner’s Handbook” e “The Developing of Capacity",
entre outros. Trabalha em diversos países pela Proteus Initiative (com sede na Cidade do Cabo, Africa do Sul), que fundou para desenvolver métodos orgânicos e holísticos de Goethe, voltados para uma nova compreensão e abordagem de trabalho no campo social.

Ricardo Ghelman é médico pediatra e de família com 25 anos de prática clínica em Medicina Antroposófica, mestre em Morfologia pela USP aonde lecionou como professor assistente do Departamento de Morfologia, doutor em Medicina na área de Obstetrícia Experimental da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), onde coordena o Núcleo de Medicina Antroposófica e secretaria o Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas. Fez treino em Metodologia fenomenológica de JW Von Goethe no Reino Unido pelo Life Science Seminar (Pishwanton, Escócia)."

No comments: