Thursday, August 04, 2011

Quarta-feira

Tem dias que a gente acorda com a bela ideia de começar Moby Dick!

"Quanto a mim, vivo atormentado por um contínuo desejo de tudo o que é remoto. Gosto de navegar em mares proibidos e de desembarcar em costas bárbaras. Mesmo reconhecendo o que é bom, estou sempre pronto para perceber um horror e até posso familiarizar-me com ele (se mo permitem), pois convém estar em termos de amizade com todos os habitantes do lugar onde nos hospedamos.

Assim, por todas essas razões, pareceu-me uma felicidade a viagem de pesca de baleias; abriram-se de par em par as comportas do mundo das maravilhas, e nas concepções fantásticas que me prendiam ao meu propósito flutuavam, no recôndito do meu espírito, procissões intermináveis de baleias, de duas a duas e, dentre todas elas, um grande fantasma encapuzado, como uma montanha de neve no ar." Herman Melville

Permaneço no inverno catarinense até sexta-feira. Tem gente que aproveita o frio sulista para perseguir geada, neve e ventos fortes. Estou dentre os adeptos do chá quente, toca de edredons e boas leituras. Poesia, em meu cotidiano, é não passar frio, nem se importar com rimas.

No comments: