Thursday, March 15, 2012

Cinema ambiental

Salve, meus amigos!
Esta é para quem reclama que não tem atividades bacanas gratuitas na capital paulista. Até o dia 22 de março acontece a 1ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, em três cinemas: Cine Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073), Cine Sabesp (R. Fradique Coutinho, 361) e MIS (Av. Europa, 158).

"A mostra exibirá mais de 40 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, ficção e documentário. Entre as obras selecionadas, há mais de uma dezena de filmes totalmente inéditos no Brasil, como o indicado ao Oscar® 2012 If a tree falls: a story of the earth liberaton front, de Marshall Curry e Sam Cullman (sobre Daniel McGowan, ativista preso em 2006 sob acusação de eco-terrorismo), o premiadíssimo There once was an island (sobre como uma pequena comunidade no Pacífico lida com mudanças climáticas, dirigido por Briar March, um dos convidados da mostra) e Food Inc (sobre a indústria alimentícia norte-americana, dirigido por Robert Kenner).

Destacam-se ainda na programação À margem do Xingu: vozes não consideradas, de Damià Puig, sobre a polêmica de Belo Monte, Sertão progresso, de Cristian Cancino, que aborda a problemática transposição do Rio São Francisco, e Waking the green tiger, de Gary Marcuse, sobre o movimento contra a construção de barragens na China que desalojariam mais de 100 mil pessoas.

Sobre a Ecofalante
Nasceu em 2003, da ação de um grupo de educadores, comunicadores, cineastas e profissionais de diversas áreas do conhecimento científico voltados para questões culturais e socioambientais e para a utilização das novas e disponíveis tecnologias que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a preservação e a recuperação do meio ambiente."

Clique aqui para ver os horários dos filmes e debates.

No comments: