Friday, November 25, 2005

Brasil: uma mulher é espancada a cada 15 segundos

Está na hora da gente parar de sentir compaixão apenas pelas mulheres orientais que usam burca e começar a olhar para o próprio umbigo...

"A cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil - ou seja, 2,1 milhões de mulheres são espancadas por ano - segundo a pesquisa da Fundação Perseu Abramo (2001) divulgada nesta sexta-feira pela organização não-governamental Agende - Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento. O estudo indica também que, muitas vezes, o lugar menos seguro para uma mulher é a sua própria casa: mais de 70% dos casos de incidentes violentos registrados em delegacias são de espancamento de mulheres por seus companheiros.

A ONG está à frente da campanha mundial 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que começa nesta sexta-feira em 130 países. No Brasil, um caso célebre é o da cearense Maria da Penha Fernandes, ocorrido em 1983. Depois de sofrer diversas tentativas de homicídio por parte de seu então marido, Maria da Penha ficou paraplégica. Após aguardar a decisão da justiça brasileira por 15 anos, sem resultado, ela entrou com uma ação contra o País na Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Em 2001, o Estado Brasileiro foi condenado, pela primeira vez na história, por negligência, omissão e tolerância em relação à violência doméstica"

Leia matéria completa no Terra

No comments: