Sunday, April 25, 2010

"Vou mostrando como sou/ E vou sendo como posso/ Jogando meu corpo no mundo/ Andando por todos os cantos...

E pela lei natural dos encontros/ Eu deixo e recebo um tanto... " Luiz Melodia (O Mistério do Planeta)

No feriado de Tiradentes, fiz o mesmo do dia anterior, mas dessa vez em passos lentos. Desci caminhando pela Heitor Penteado até o centro budista, pertinho da Praça Panamericana, observando os detalhes que nunca (mesmo! vocês acreditam?) tinha percebido ao longo do trajeto tão "familiar".

É assim que opera a nossa forma de conhecer: a mente codifica que sabe o caminho e fecha-se para o novo, para os detalhes, para os acontecimentos do dia: o ciclista que passa com o cachorro, a discussão no bar, as flores que se abrem e passam despercebidas, mesmo sendo incrivelmente vermelhas e vibrantes. Também contribui "passarmos reto" por tudo essa mania nossa de viver apressadamente.

Hoje na aula de filosofia com o professor Collaço ele lembrou-nos de um ditado proferido por um mestre da linhagem zen-budista. "A mente zen é sempre uma mente de principiante".

Justamente abrindo-se para o novo, convido você a vir comigo pela Rua Alvilândia, virando à esquerda na Orobó e novamente à esquerda na Av. Professor Fonseca Rodrigues. Conhece o caminho? Então desconheça.

Um percurso em onze imagens que marcaram a minha quarta-feira de Sampa preguiçosa, fiel à sequencia de detalhes comtemplados.
"Vemos a flor, mas será que vivenciamos sua beleza?" Tarthang Tulku


Por ser uma região de alto poder aquisitivo, há um guardinha particular em praticamente cada quarteirão de Alto de Pinheiros. Sentados em cadeiras precárias de plástico, ou em guaritas minúsculas (que guardam a vassoura para limpar a rua, a televisãozinha preto e branco e uma garrafa de café), eles já pontuam a silhueta da megalópole, juntamente com os flanelinhas.
O branco.

Cena rara! Três pistas e nenhum carro.

"Odeie seu ódio".


Finalizo com um brotinho verde, que remete mais a recomeço do que a término.
Fotos by Carline Piva, Abril 2010. Sampa que me faz bem.

2 comments:

TEREZA FREIRE said...

Amei as fotos de um despretencioso passeio a pé...
Tambem gosto de caminhar para ver a poesia dessa cidade tão linda...
Bom mesmo é olhar as mesmas coisas com diferentes olhos...
beijos
Tereza

Dri said...

Adorei!
Faço um trajeto na Brig Luiz Antonio(da Av Paulista até quase o Centro) e sempre faço isso com tanta pressa que nunca parei para reparar nesses detalhes. Qq dia desses vou fazer o trajeto com mais calma(só não sei se vou encontrar tantas coisas bonitas como vc encontrou no seu).
No meu emprego anterior, muitas vezes eu variava os trajetos, só pra passar por uma rua que tinha mais flores. =)
Beijocas
Drics