Difícil andar espremida na borda do asfalto, justamente porque ali nem existe mais asfalto e sim uma buraqueira só. Quase derrapei feio hoje. Vou começar a virar ativista em pró de ciclovias! Aliás, nesse sentido, o Willian Cruz (amigo do Léo) é campeão de ativismo. E o blog dele (Vá de bike! A bicicleta como meio de transporte no país do automóvel) anda me ajudando bastante com dicas de como sobreviver no mesmo espaço que carros e ônibus e seus motoristas desatentos e mal-educados.
Recomendo: http://blig.ig.com.br/freeride/
O engraçado é a reação de algumas pessoas no metrô. Olhando de relance, a bicicleta dobrada lembra uma cadeira de rodas. Sinto que algumas me olham, surpresas, como se eu fosse uma cadeirante que acabou de vivenciar um milagre e começou a andar.
Cinthia: prometo publicar fotos em breve. Que bom que chegaste bem aos Estados Unidos. Te amo, irmã.
Fê Lima: que ótimo poder te conhecer na quarta. Pretendo chegar mais cedo no Nyingma, por volta das 18h. Namastê!
Foto publicitária - site Dahon.
9 comments:
huahuahua, cadeira que recebeu milagre foi da hora. AHAHAHAH
Oi Carline, tudo bem?
Pedalar no cantinho da rua é mesmo difícil e perigoso. Junte coragem e ocupe mais espaço na rua, para sua própria segurança. Entenda melhor:
http://blig.ig.com.br/freeride/2006/03/20/dicas-para-o-ciclista-urbano-4/
Tem mais dicas importantes aqui:
http://blig.ig.com.br/freeride/category/dicas-para-o-ciclista-urbano/
Bem vinda à liberdade.
Willian Cruz
vadebike.org
Olá Carline aqui você também vai pegar dicas valiosas.
www.ta.org.br/educativos/DOCS/De_bicicleta_para_o_trabalho.pdf
Vai fundo, vale a pena! Peguei muitas dicas no Vá de bike!, do William. Ajuda mesmo!
Um abraço
@pgmenezes
Oi Carline!
Andar pelo canto da rua parece mais seguro só que não é, o ideal é você ocupar mais ou menos 1/3 da faixa da direita. Você pedala num asfalto mais liso e os carros passam mais longe de você. Quando você está no canto, o motorista sente segurança em passar mesmo que arriscando a sua vida. Quando você está no 1/3, quase na direção da roda dele, ele sabe que não pode passar sem ocupar a outra faixa, aí ele vai tomar mais cuidado. Contraintuitivo mas funciona.
Boa sorte e mantenha a calma!
Abraço,
Rodrigo
oi carline!!!
vamos conversar por email.. quem sabe eu possa te ajudar
alinizinhazona@gmail.com
ou twitter @pedaline
benvinda a essa mundo magico
nao se assuste, depois que ganhamos confiança tudo fica mais lindo!!
beijo
Meus queridos, obrigada desde já por todas as dicas! Realmente é importante investir tempo para aprender todas as dicas para conseguir mais confiança para pedalar de casa para o trabalho.
Willian, que coisa mais chique aquele vídeo teu!
E nos dias de chuva como hoje? Tem que investir naquelas roupas de motoqueiro???
O que é melhor: luva que cobre todos os dedos ou parcial?
As roupas de motoqueiro são impermeáveis e grossas, o que significa que a água e o frio não entram, mas também o calor do corpo e o suor não saem. Além disso, limitam os movimentos. São bastante inadequadas para o uso com bicicleta.
O melhor é usar uma capa de chuva mesmo. Existem algumas específicas para o uso com bicicleta, que têm algumas aberturas estratégicas para deixar sair o calor do corpo. Existem também jaquetas impermeáveis, em casas de equipamento para montanhismo, que deixam a transpiração passar mas não deixam a chuva entrar, mas essas são bem caras. A solução mais popular é usar aquelas capas de chuva do tipo poncho, amarelas.
Eu costumo usar uma que me cobre só até a cintura e não ligo muito em molhar dali para baixo, chegando no destino eu me troco, levo sempre uma muda de roupa e, quando está chovendo, outro par de tênis. É a vatagem de se ter alforges na bicicleta.
Quanto às luvas, depende se está frio ou calor. No frio, é melhor usar as de dedo fechado, no calor as de dedo aberto. O importante é que a palma da luva não escorregue, por isso é bom comprar luvas próprias para ciclismo.
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