Friday, December 17, 2004

"Fiquei piruá"

Participei do encerramento do grupo da yoga (um deles, vou em dois atualmente). Recebi uma mensagem cujo título era “Pipoca”. Mencionava que os paulistas, ao contrário dos mineiros, desconhecem o significado da palavra “piruá”. Ué, nem eu faço idéia do que seja. Vai lá: piruá é o milho da pipoca que se recusa a estourar e fica com aquela cara de tacho no fundo da panela.

“Em Minas, piruá também é o nome que se dá às mulheres que não conseguiram casar. Minha prima, passada dos quarenta, lamentava: 'Fiquei piruá!'. Mas acho que o poder de comparação é maior. Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa de que o jeito delas serem. A sua presunção e seu medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. O destino dos piruás geralmente é o lixo. Ah! E quanto às pipocas que estouram, são adultos que voltaram a ser crianças e que sabem que a vida é uma grande brincadeira...”

No comments: