Wednesday, February 16, 2005

Protocolo de Kyoto entrou em vigor hoje e nada do bucho do Bush aderir

A esperança de sobrevivência no futuro se renova! O Protocolo de Kyoto sobre mudanças climáticas entrou em vigor sem a participação dos Estados Unidos, que se negaram a ratificá-lo, e é o mais estrito dos cerca de 250 acordos mundiais sobre ambiente.

Concluído em dezembro de 97 em Kyoto, no Japão, o documento impõe a redução das emissões de seis gases causadores de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta: o CO2 ( gás carbônico), CH4 (metano), protóxido de nitrogênio (N20) e três gases flúor (HFC, PFC e SF6).

As reduções variam segundo as emissões dos países industrializados: -6% para Japão e Canadá, -8% para 15 países da União Européia, -21% para Alemanha, etc.

O tratado determina a diminuição do uso de energias fósseis, como carvão, petróleo e gás, que representam 80% destas emissões. O uso destes combustíveis aumenta com o crescimento econômico.

Os Estados Unidos, que teriam que reduzir suas emissões em 7%, prevêem um aumento de 35% em 2012, o que explica sua decisão, em 2001, de abandonar o protocolo. Como este país emite 40% dos gases causadores de efeito estufa no conjunto de países industrializados e 21% ao nível mundial, o alcance do protocolo de Kyoto será limitado, no que também contribui a ausência da Austrália.

O protocolo já foi ratificado por 141 países, dos quais 30 industrializados. (Dados da Folha Online)

No comments: