Thursday, February 17, 2005

Qualidade do Ar

O painel eletrônico aqui de Sampa, além de indicar a temperatura e o horário local, traz também indicação da qualidade de ar em alguns bairros:
Cambuci: BOA
Santana: REGULAR
Mooca: INADEQUADA
Pinheiros: BOA
Sto Amaro: INADEQUADA

Parada na sinaleira pela manhã, esperando para atravessar a rua, refleti: pra que catzo serve isso na vida prática moderna? Nada, pelo menos a curto prazo. Se estou indo trabalhar na Mooca, não é vendo um painel falando que é inadequado respirar naquele bairro que eu vou simplesmente virar a direção do carro e arranjar um emprego em Pinheiros. Se morarmos então nos locais de respiração inadequados é mais "trampo" ainda. Hora de mudar de casa (ops, apê que é mais seguro). Mas para onde?!! Quem me garante que Pinheiros não terá mudado de "status" na semana que vem? A longo prazo, entretanto, esse painel poderá ajudar a tomar a decisão de mudar de vez da capital paulista. Os que ficarem que resolvam!

Acho que esse indicador poderia servir como um lembrete diário para os habitantes de São Paulo se preocuparem mais em acompanhar projetos de melhoria no Meio Ambiente, pressionar o Governo para fazer alguma mudança, ou algo parecido. Mas há tempo para isso por aqui? Corre, corre, corre, corre, corre, corre....

Ah, sim! O painel de "Qualidade de Ar" pode servir como alívio matinal.
- Ufa, não falaram nada do Itaim Bibi? É prá la que eu estou indo mesmo....

(texto em homenagem ao meu nariz que tá irritadíssimo com a poluição)

No comments: