Thursday, June 29, 2006

Sustentabilidade fria

Estou cada vez mais convencida de que não vale muito a publicação de relatórios de sustentabilidade sem a presença de uma auditoria externa, independente, comprovando a veracidade dos fatos.

É uma ilusão achar que as companhias estão sendo cada vez mais transparente, ao publicarem o relato de suas ações voltadas à comunidade e ao meio ambiente. O que fizeram e o que não fizeram em um ano. Se realmente aumentaram o número de vagas para negros e pessoas portadores de deficiência física. Se cumpriram plenamente o reflorestamento da área exigida pela compensação ambiental.

Do jeito que acontece atualmente (salvo raras exceções), as empresas acabam divulgando apenas a sua versão e, conseqüentemente, omitem as práticas que não foram sustentáveis. Acabo de ver impresso um dos relatórios que editei e ajudei a escrever. A empresa comunica claramente que promove um amplo programa de gerenciamento ambiental e cumpre todas as determinações da legislação. Enquanto isso, o Greenpeace urra para todo o mundo que essa mesma empresa mantém um porto clandestino de soja no Pará e que é uma das responsáveis pela destruição da Amazônia. Eu até perguntei se eles não iriam relatar nada, nadica mesmo, a respeito das denúncias, mas é claro que preferiram ficar calados.

Infelizmente, é sustentabilidade para boi dormir.

No comments: