Sunday, February 25, 2007

Os limites sao ilusorios

Quando classifico algo como bom ou ruim, que me dah prazer ou aversao, acabo tracando linhas limitrofes que na verdade nem existe na natureza. O dia nao eh melhor do que a noite, sao interdepententes, um nao existe sem o outro. Um momento de alegria pode ser reconhecido como tal se comparado a um momento de dor, de tristeza. Afinal, a gente sempre dah mais valor à saude apos aquela gripe tenebrosa. Ao vivenciar os dois estados, "opostos", entendemos melhor a nossa realidade. A sabedoria estah em aceitar todos os momentos como ricos em experiencia.

Neste domingo de ressaca apos o belissimo casamento do Daniel Hora e Lidia, minha mente devora o livro "A consciencia sem fronteiras. Pontos de vista do Oriente e do Ocidente sobre o Crescimento Pessoal", do Ken Wilber, emprestado pelo grande amigo Walter. O desafio certamente eh nao entrar em contato com os limites impostos por nos mesmos, mas sim perceber a natureza ilusoria deles e nao ter receio de ir alem. Tudo isso estah intrinsecamente ligado ao conceito de "vacuidade" do budismo, um dos mais complexos ensinamentos a ser colocado em pratica e (verdadeiramente) assimilado.

" Quando o budista diz que a realidade eh vazia, quer dizer que ela eh vazia de limites. Nao quer dizer que todas as entidades simplesmente desaparecem, deixando atras de si um puro vacuo, uma papa monistica indiferenciada. Falando a respeito do Vazio, D. T. Suzuki diz que ele 'nao nega o mundo da multiplicidade; as montanhas estao lah, as cerejeiras estao em flor, a lua brilha da forma mais intensa na noite outonal; mas ao mesmo tempo, essas coisas sao mais do que particularidades, elas nos dirigem uma mensagem mais profunda, elas sao compreendidas em relacao ao que nao sao'.

A questao eh que, quando o mundo eh visto como desprovido de limites, todas as coisas e os eventos - assim como todos os opostos - sao considerados mutuamente dependentes e interpenetrantes. " (Ken Wilber)

~* Depois de mais um temporada de viagens, sigo um doce momento de curtir a minha casa, ajeitar as gavetas, encontrar lugares mais adequados às coisas, reservar mais espaco para crescer. Eh um novo momento de decisoes, cursos de especializacao, frilas do jornalismo, aulas de yoga, de espanhol, de musica, afe... Eh muito bom ser 100% livre para escolher o que mais me apetece, pena eu ser tao librianamente-vatta-indecisa. Respire!

No comments: