Monday, July 07, 2008

Transformação da paisagem

Eu, se fosse morador da região que divide as localidades de Cotia e Embu das Artes, estaria com certeza imaginando que a Disneylândia chegou até aqui.

No passado, poucas casas, com colheitas artesanais e muita floresta em pé. Hoje, não só o desmatamento em pleno avanço me chamou a atenção, mas também a diversidade dos grupos que se instalaram.

Passando pela Estrada do Capuava é possível ver a chegada implacável dos grandes residenciais luxuosos, que oferecem TUDO: sauna, cinema, trilhas (dentro do condomínio), portaria blindada, piscina, spa, casas com requinte, enfim, o "descanso e a paz que você merece".

Seguindo mais alguns minutos, dá para enxergar de longe o telhado do templo Odsal Ling, em estilo oriental, com dragões esgaçando a boca para o céu. Os desavisados já se perguntam: "mas o que deve ser aquilo?" Quem sabe, podem até avistar algum lama vestindo a tradicional saia bordô comprida.

A surpresa continua bem ao lado do centro budista, onde existe um enorme complexo com janelas que remetem a um palácio medieval. Pertence a um ramo do catolicismo chamado Arautos do Evangelho, cujos moradores da comunidade religiosa se vestem com aqueles trajes de cavaleiros da Távela Redonda. "E o que é isso, aqui do lado?", continuam a questionar-se os estupefados transeuntes.

Eu voto para importarmos uma tribo indígena e uma comunidade de candomblé! Esse é o meu Brasil.

No comments: