Monday, October 06, 2008

Uma dose de humor melhora a vida

Reproduzo o texto do jornalista Felipe Machado, do blog Palavra de Homem

"Uma dose de humor melhora a vida

Chico Anysio dizia que o humor serve para muitas coisas, inclusive para fazer rir. É engraçado prestar atenção em como funciona a mente humana. Às vezes uma coisa idiota faz com que você se sinta supermal-humorado, com raiva de tudo. Aí acontece uma outra coisa – igualmente idiota – que faz você morrer de rir. E o seu dia muda completamente, de uma hora para outra. Para melhor, claro, porque aquela simples irritação que te incomodava faz você perceber como o ser humano é falível e como tantas coisas que nos incomodam são desproporcionalmente pequenas diante da complexidade que é a vida.

Há uma semana eu estava olhando pela janela, contemplativo, pensando na vida e irritado com coisas totalmente sem importância. Aí uma joaninha entrou pela janela e pousou na minha mão.

Como eu estava naqueles dias de TPM (Todos Podem Morrer), minha primeira reação foi dar um tapa no inseto e esmagá-lo como... bem, como um inseto mesmo. Mas a joaninha era tão colorida que fiquei observando o bichinho caminhar um pouco sobre a minha pele. Dizem que dá sorte, sei lá.

Olhando para aquela joaninha inofensiva, imediatamente me veio à cabeça uma idéia para um roteiro de cinema: um filme de terror meio GLS, com joaninhas invadindo uma cidade e destruindo tudo.

Você não precisa me dizer que essa trama é ridícula; eu sabia disso desde o momento em que a imagem chegou ao meu cérebro. Mas então comecei a viajar na maionese e até pensei no título do filme, 'A Invasão das Joaninhas Assassinas'. Fiquei imaginando as tomadas de câmera, com as joaninhas pequenininhas e insignificantes dominando toda a cidade como num filme de terror B, uma mistura do seriado japonês Ultraman com 'Os Pássaros', de Hitchcock.

Não sei por que, mas comecei a rir sozinho dessa idéia idiota. E essa besteira toda alegrou o meu dia.

O que isso prova (além de que tenho o costume de rir sozinho de idéias idiotas)? Que bastam 'cinco minutos' para mudar o humor de qualquer um – e não estou falando daquele livro do José de Alencar. Tem dias, sim, em que tudo dá errado; em outros, nós realmente enfrentamos problemas sérios que merecem toda a nossa atenção e preocupação.

Mas aposto que na maioria das vezes o que nos incomoda é tão pequeno, tão insignificante, que até uma mísera joaninha pode resolver o problema."

2 comments:

Anonymous said...

Gostei do texto irma.
Minha ultima experiencia dessas foi chegar ateh na garagem pra entrar no Yaris antes de ir pro trabalho (sim, vc jah sabe que eh no predio ao lado atravessando a rua, ou seja, uns bons minutos ateh chegar lah ;)), e perceber que a chave nao abria o carro pq a esperta da Ci tinha levado a chave do carro do Chris por engano... uma coisinha para piorar... I was running late to work hahah. tem que rir pra nao chorar ;) beijooooooo pra vc! Ci

Carline :) said...

Taaaaaaaaaaansa heheheheh

Beijos, minha linda. E boa sorte no plantão em pleno domingo.