No meu décimo terceiro dia em Fortaleza, acordei com uma chuva torrencial às sete da matina. Manhã preguiçosa, tomei café da manhã demorado (para compensar durante a semana que são 15 minutinhos corridos antes de ir para o trabalho). Tapioca com queijo e muitas frutas. Experimentei "pitomba", veredito: sem-muita-graça. É inevitável lembrar da canção do Chico Buarque "De noite/ Meninas/Peitinhos de pitomba/Vendendo por Copacabana/As suas bugigangas/Suas bugigangas (...)" Paixão mesmo é siriguela. Cajá também (chamado de taperebá, no Pará).
* Esta flor linda eu colhi no Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura, um complexo de bares, restaurantes, cinemas, galerias de arte e teatro que vale muito a pena conhecer. Jantei lá, ontem, na esperança de visitar o planetário que (para minha frustação) estava em "manutenção preventiva". O restaurante Kais oferece crepes muito gostosos, e fica bem ao lado do tradicional Chopp do Bexiga, cuja clientela se estapeia por chopp de vinho (argh).
Particularidades cearenses observadas até o momento:
1) Mesmo em ambiente corporativo, as pessoas usam a expressão "vou merendar", ao fazer aquele lanchinho providencial às dez da manhã. Você já merendou? Não trouxe nenhuma merenda? (Eu acho engraçadinho, pois isso me lembra jardim de infância e lancheira com capilé de groselha).
2) Ao fazer as unhas, descobri que a manicure deixa de propósito o final da unha sem esmalte (seria uma francesinha natural, digamos). Ela pinta a unha toda e depois com o dedo limpa o finalzinho, acreditando que esta forma faz "durar" mais o esmalte. Não me convenceu, não. Pedi para ela fazer normal (o que eu considero normal).
3) A grande maioria das placas com nomes de ruas foi patrocinada por um fabricante de pneus, com um slogan no mínimo curioso: "Gerardo Bastos - Onde um pneu é um pneu".
4) Arraia é sinônimo para pipa.
5) Show de Humor ou de Horror?! Além de ir para forrós, os turistas são atraídos para os chamados "Show de Humor" cearenses. Aproveitei a vinda do amigão Walter na semana passada para irmos juntos a um deles. AFE!!!!! Uma overdose de piadas politicamente incorretas (eufemismo para piadas chulas e de mal gosto): japonês de pau pequeno; loira burra; adolescente punheteiro; cego; surdo; fanho; gays; gaúcho macho; cearense ladrão e preguiçoso; cornos em geral; e por aí vai. Tinham umas efetivamente engraçadas e com assuntos mais diversos (como política e costumes cotidianos), mas quando entrou a Aurineide Camurupim, nós fugimos!
Sunday, February 01, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
4 comments:
Dear Carli, what have you been up to?? I tried to read a little Portuguese from the blog but it isnt working... You are in Fortaleza and not in Sao Paolo? I hope we can talk soon, big kiss
michele
Eh, mulher! Até quando vais merendar por aí? Recebeste meu email explicando sobre o histórico escolar?
Bjs mil. Saudades docê.
Hello Michelle!! What a surprise "seeing" you here :0) From the last couple of week I´ve been working in Fortaleza (northeastern Brazil) but will be back to São Paulo this Sunday. I´ll let you know when I am available again at skype ;)
Dudu!!! Volto para terrinha neste domingo. Faz "cachapa" para mim?! O Áureo, muito gentil, se comprometeu de me enviar o histórico escolar. Não achei formas de resgatá-lo online. Beijos, com saudades também!
amiga,humor é isso,é o besteirol uma grande brincadeira,vc deve ser muito amarga né,mal amada pra nao entender isso ,coitada de vc!!!acorda pra vida e sorria mais colega,se vc naoestava gostando pegasse suaa bolsinha e fosse embora,pq nao o fez??
Post a Comment