Sunday, February 01, 2009

Mais chuva

No meu décimo terceiro dia em Fortaleza, acordei com uma chuva torrencial às sete da matina. Manhã preguiçosa, tomei café da manhã demorado (para compensar durante a semana que são 15 minutinhos corridos antes de ir para o trabalho). Tapioca com queijo e muitas frutas. Experimentei "pitomba", veredito: sem-muita-graça. É inevitável lembrar da canção do Chico Buarque "De noite/ Meninas/Peitinhos de pitomba/Vendendo por Copacabana/As suas bugigangas/Suas bugigangas (...)" Paixão mesmo é siriguela. Cajá também (chamado de taperebá, no Pará).

* Esta flor linda eu colhi no Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura, um complexo de bares, restaurantes, cinemas, galerias de arte e teatro que vale muito a pena conhecer. Jantei lá, ontem, na esperança de visitar o planetário que (para minha frustação) estava em "manutenção preventiva". O restaurante Kais oferece crepes muito gostosos, e fica bem ao lado do tradicional Chopp do Bexiga, cuja clientela se estapeia por chopp de vinho (argh).

Particularidades cearenses observadas até o momento:

1) Mesmo em ambiente corporativo, as pessoas usam a expressão "vou merendar", ao fazer aquele lanchinho providencial às dez da manhã. Você já merendou? Não trouxe nenhuma merenda? (Eu acho engraçadinho, pois isso me lembra jardim de infância e lancheira com capilé de groselha).

2) Ao fazer as unhas, descobri que a manicure deixa de propósito o final da unha sem esmalte (seria uma francesinha natural, digamos). Ela pinta a unha toda e depois com o dedo limpa o finalzinho, acreditando que esta forma faz "durar" mais o esmalte. Não me convenceu, não. Pedi para ela fazer normal (o que eu considero normal).

3) A grande maioria das placas com nomes de ruas foi patrocinada por um fabricante de pneus, com um slogan no mínimo curioso: "Gerardo Bastos - Onde um pneu é um pneu".

4) Arraia é sinônimo para pipa.

5) Show de Humor ou de Horror?! Além de ir para forrós, os turistas são atraídos para os chamados "Show de Humor" cearenses. Aproveitei a vinda do amigão Walter na semana passada para irmos juntos a um deles. AFE!!!!! Uma overdose de piadas politicamente incorretas (eufemismo para piadas chulas e de mal gosto): japonês de pau pequeno; loira burra; adolescente punheteiro; cego; surdo; fanho; gays; gaúcho macho; cearense ladrão e preguiçoso; cornos em geral; e por aí vai. Tinham umas efetivamente engraçadas e com assuntos mais diversos (como política e costumes cotidianos), mas quando entrou a Aurineide Camurupim, nós fugimos!

4 comments:

Anonymous said...

Dear Carli, what have you been up to?? I tried to read a little Portuguese from the blog but it isnt working... You are in Fortaleza and not in Sao Paolo? I hope we can talk soon, big kiss
michele

Anonymous said...

Eh, mulher! Até quando vais merendar por aí? Recebeste meu email explicando sobre o histórico escolar?
Bjs mil. Saudades docê.

Carline :) said...

Hello Michelle!! What a surprise "seeing" you here :0) From the last couple of week I´ve been working in Fortaleza (northeastern Brazil) but will be back to São Paulo this Sunday. I´ll let you know when I am available again at skype ;)

Dudu!!! Volto para terrinha neste domingo. Faz "cachapa" para mim?! O Áureo, muito gentil, se comprometeu de me enviar o histórico escolar. Não achei formas de resgatá-lo online. Beijos, com saudades também!

Anonymous said...

amiga,humor é isso,é o besteirol uma grande brincadeira,vc deve ser muito amarga né,mal amada pra nao entender isso ,coitada de vc!!!acorda pra vida e sorria mais colega,se vc naoestava gostando pegasse suaa bolsinha e fosse embora,pq nao o fez??