Sunday, July 04, 2010

Neti neti ... "Neither this, nor that"

O pequeno Michael sorri com o meu gorro com pompom e as caras e bocas que faço. Kalidas solta uma gargalhada espontânea. O Wilson registra a fotografia.

Três anos e meio depois, a conclusão de um curso belíssimo de autoconhecimento por meio do yoga. E eu escolho essa imagem para destacar na memória.


"Feche os olhos, dê um passo para atrás e instale o observador interno, aquele que observa os pensamentos e julgamentos à distância, sem identificação"... a voz do Kalidas ecoava, bem cedo nesta manhã, na preparação para os muitos minutos em silêncio que se seguiram. As luzes estavam apagadas, o dia não havia clareado, e apenas a chama de um trio de velas iluminava a sala.

A minha mente começava (finalmente) a se aquietar. Na noite passada, com a confraternização de formatura, demorei a pegar no sono, já passava da meia noite. Quando o relógio despertou às cinco e meia da madruga de hoje, minhas primeiras palavras para a Val, que dividia o quarto comigo: "Mas que programa de índio yogue, hein!". Era TANTA resistência mental dramática, que só rindo mesmo de si mesma. Comi uma banana, sem vontade, mas pensando que teria que sobreviver a uma prática intensa das seis às 9h30 (mais drama, claro, mais sofrimento por antecipação... toda a filosofia que acho desnecessária e que consigo seguir quando estou devidamente acordada).

Sentei de pernas cruzadas. Instalei o observador interno. Respirei. Observei a agitação. Ela se foi, simplesmente.

No hinduísmo, "Neti Neti" quer dizer "Não é isso, nem aquilo". Um lembrete para não nos identificarmos com esse corpo, com as situações, com os dramas, com as certezas. Se a imagem acima foi escolhida para a conclusão de um ciclo, este também é um dos ensinamentos principais que aprendi com o Kalidas. Tem absolutamente a ver com o caráter impermamente de tudo e de todos. Receber o certificado é uma etapa importante, sim, mas dentro de um processo inegavelmente maior, não é nada.

Neti Neti Manhã úmida e as freirinhas já em ação, cuidando da horta, do jardim, das orações... (mais uma imagem do Wilson, além dessa abaixo, da Mari com o bebê).

Última aula de anatomia. Liana demonstra ustrasana. Fernanda explica a importância do alongamento dos músculos do peito para conseguir relaxar o pescoço e não impactar na coluna cervical.



Pintando o trapézio e o latíssimo do dorso do Beto.
Turma reunida.
Com a professora Fernanda Zanoff e Marisa coleguinha.


E finalmente a formatura! Vídeos de prática de B.K.S Iyengar, sessão de fotos que organizei, mantras entoados com violão e voz da Cris e poemas de Yasca e do Beto...

"Somente um sino e um pássaro quebram a quietude...
Parece que os dois conversam com o sol poente.
Silêncio colorido de ouro, a tarde é feita de cristais.
Uma pureza errante agita as árvores frescas, e, além de tudo isso, um rio transparente sonha que correndo sobre pérolas se liberta e flui para o infinito", Hora Imensa, de Juan Ramón Jimenez

Om Gan Ganapatye Namaha

Com a irmã Salete e amigas.
As formandas.


Com a mitra Valéria.

Namastê!
Recado aos colegas: assim que organizar todas as fotos em um álbum, passarei o link por e-mail.
Recado para todos: nesta semana, darei aula no Yoga Flow, segunda e quarta, das 12h30-13h45 e sexta de feriado, das 11h-12h30. Apareçam ;)

2 comments:

Anonymous said...

uau, ficaram lindas estas primeiras fotos e me emocionei a cada palavra! falou tudo! bjao, obrigada e entra no meu www.yogamentelivrelivremente.wordpress.com

Fernanda R. Lima said...

Parabéns pra vc querida, por mais essa conquista!

Lindas fotos.

Bj