Friday, June 10, 2011

O que ando lendo sobre o tempo...

"O sentimento vago de que o tempo está passando por nós pode ser muito assustador. Nossas vidas adquirem uma qualidade acelerada; passamos a ser governados pelo tempo, curvando-nos à sua pressão, apressando-nos para cumprir os seus prazos. Corremos para terminar algo e nos lançamos num outro projeto antes de acabar o primeiro, movendo-nos tão rapidamente que sobra pouco tempo para uma verdadeira satisfação, para o aprofundamento do nosso sentido de valor e propósito na vida. Mesmo que trabalhemos muitas horas por dia, percebemos que, se não estivermos em harmonia com o fluxo do tempo, pouco do que realizamos é, de fato, gratificante.

Desperdiçar nosso tempo é como arrancar as pérolas de um colar maravilhoso e jogá-las fora, uma a uma. No entanto, quando usamos bem o tempo, cada minuto é como uma nova joia que se acrescenta às nossas vidas e faz ressaltar a sua beleza.

Como o tempo é a nossa vida, ele é muito precioso, e precisamos aprender a valorizá-lo. Nenhum momento pode ser repetido; nenhuma experiência, recriada. Cada momento é único, um presente a ser estimado e bem usado. A vida não tem preço e, se a desperdiçamos dissipando o nosso tempo, perdemos o valor da rara oportunidade que temos."

O Caminho da Habilidade, Tarthang Tulku

No comments: