Wednesday, June 01, 2011

Virada Sustentável terá recolhimento de lixo eletrônico

Oito postos na capital paulista vão receber os resíduos para serem destinados de forma ambientalmente correta

Será uma boa oportunidade para os moradores da capital paulista darem o destino ambientalmente correto para impressoras, celulares, computadores, câmeras fotográficas, televisores e outros equipamentos que não funcionam mais ou tornaram-se obsoletos.

O aumento exponencial do consumo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (EEE), globalmente associado ao conforto e à segurança do mundo moderno, está intrinsecamente conectado à problemática do rápido descarte desses produtos na sua etapa pós-consumo, que resulta em sérios impactos ao meio ambiente e à saúde pública. A geração de resíduos de EEE no mundo cresce a uma taxa de cerca de 40 milhões de toneladas por ano, segundo o relatório "Reciclando - Do lixo eletrônico a recursos", divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA, 2010).

O lixo eletrônico não deve ser enviado para aterros comuns ou lixões, pois contamina seriamente o solo e os lençóis freáticos. Para diminuir essa problemática e chamar atenção para o tema, a Virada Sustentável conta com parcerias importantes, com a Câmara Municipal de São Paulo (Gabinete do Vereador Gilberto Natalini), Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e Ângulo Comunicação Estratégica, que juntas viabilizarão a coleta desses resíduos. Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também receberam treinamento para participar dessa iniciativa como monitores.

Confira os locais que receberão lixo eletrônico, durante o sábado (4) e domingo (5) de junho, das 10h às 18h:


Parque do Ibirapuera
Av Pedro Álvares Cabral, s/n.

Parque Villa-Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1655 - Alto de Pinheiros.

Parque Santo Dias
Estrada de Itapecerica, 4800. Perto da Estação Capão Redondo.

Parque da Água Branca
Avenida Francisco Matarazzo, 189 - Barra Funda.

Parque do Nabuco
Rua Frederico Albuquerque, 120.

Mercado Municipal
Rua da Cantareira, 306 – Sé.

Câmara Municipal
Palácio Anchieta. Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista.

Plataforma Synergia
Rua Dr. Cardoso de Melo, 291, Vila Olímpia.

A empresa Silcon Ambiental será responsável pela destinação final de todos os resíduos coletados, com emissão de Certificado de Tratamento e Conformidade Ambiental.

No comments: