Saturday, October 22, 2011

"Don't you agree that a mind that is unconscious in the present and constantly grasping at the future is unhealthy?" Lama Yeshe

Abro o jornal Times of India nesta manha e a primeira noticia que leio eh sobre a presidente Dilma, que ira decidir sobre o futuro do ministro dos Esportes. "Orlando Silva is accused of arranging up to 40 million reais ($ 23 million) in kickbacks from government contracts to benefit himself and the Communist Party of Brazil..."
Pelo jeito, a tal "faxinha ministerial" continua na terrinha amada...

O retiro foi sereno. Estou acostumada a seguir regras de disciplina. Silencio pleno, meditacao as seis da matina, cama dura, pouca comida, mas quando a monja requisitou "No daily showers, please" (Sem banhos diarios, por favor) para economizar agua, meu brasileirismo sofreu. Enfim, dos oito dias de retiro, consegui ficar orgulhosamente dois sem chuveiro. Ulala!
Entendo, agora, melhor o conceito de mente e de vacuidade (emptiness) apos esses dias de aprendizados. Eramos quase 100 participantes de todos os cantos do planeta, ateh uma menina do Cazaquistao.

O intensivo no Himalayan Iyengar Yoga Institute estah mais ou menos. O professor Sharat estah dando, simultaneamente, curso para novos instrutores e sao esses convidados a nos ensinar as posturas. Daih eh uma galera nervosa, em cima do palco, dando instrucoes gaguejando he he he

Me inscrevi para os tres dias de ensinamentos com Sua Santidade, Dalai Lama. Comeca amanha e ele vai falar sobre serenidade.Como precisamos disso! Estou na sede do governo tibetano no exilio e o clima eh de muita paz. O problema de me sentir TAO em casa eh que a vida nao eh um sofa com TV e pessoas queridas. Me distrai ontem e levaram minha camera fotografica, com fotos de mais de um mes de viagem, inclusive as de meu aniversario. O desapego eh sempre mais glamorouso na teoria, nao?

Sigo em Dharamsala ateh o dia 27, quando parto de onibus (corajoooosa) para Rishikesh :)

Tashi Delek!


Photo by Yohai. Yo, Melanie e Ludmila nas Cavernas de Ellora.


2 comments:

Anonymous said...

A mind that is conscious in the present and grasps the future is a mind that projects...

Carline :) said...

Sinto-me muito honrada em receber um comentario seu neste blog.