Sunday, April 15, 2012

As palavras por trás da imagem

De longe, avistei essa fumaça, rodeada por mulheres de uma mesma família. Era mais uma das cenas indianas em que o cheiro despertava a atenção antes do colorido dos sáris ou o belo formato dos olhos.

Fazia muito frio naquela manhã de dezembro em Kushinagar, uma pequena cidade que entrou historicamente no mapa por ser o local de morte de Buddha Shakyamuni. Eu continuava firme (embora já não muito forte) na minha peregrinação aos locais sagrados budistas. O estômago e a alma reclamavam de tanta falta de infraestrutura para receber os visitantes. Não tinha conseguido dormir direito e a amiga Marianne havia anunciado que era pobreza demais para encarar e que iria voltar para Holanda o mais rápido possível. Realmente, o estado de Bihar, ao norte, é o mais miserável do país.

Resolvi fazer uma caminhada derradeira antes de seguir viagem e encontrei esse grupo, que apesar de não falar inglês, me recebeu com muita simpatia. Para se esquentar do frio, elas montaram uma fogueira com um "combustível" muito utilizado na Índia: cocô de vaca. O cheiro era péssimo. O calorzinho, bem-vindo. Ajudou a derreter as minhas reclamações momentâneas.

O vermelho na testa da menina vestida de marrom anunciava que ela era casada. Mas, já? Que futuro teria aquele sorriso? Conseguiria ser longe daquela fogueira que deve acolher gerações e mais gerações?

...

Penso no filme recém-lançado de Mara Mourão, "Quem se importa" (Who cares?!), que acabo de assistir. É um alívio poder dormir embalada pelas experiências inspiradoras de empreendedorismo social, que estão de fato transformando a vida das pessoas. Sinto que preciso contribuir mais para este mundo.


E já que toquei no tema cocô, compartilho um vídeo de 40 segunditos que fiz durante um passeio de bicicleta por vilarejos rurais de Bodh Gaya (a Marianne ainda não tinha desistido ha ha ha).

A indiana pega o estrume misturado com argila e joga em forma de montinhos para secar ao sol. Sabe o que isso também vira? Paredes de residências - bem ecológicas.

Foto e vídeo por Carline Piva, dez 2011

No comments: