Thursday, August 03, 2006

"Nesta viola eu canto e gemo de verdade. Cada toada representa uma saudade...

... Eu nasci naquela serra
num ranchinho à beira-chão
todo cheio de buraco
onde a lua faz clarão
E quando chega a madrugada
lá no mato a passarada
principia o baruião" Posted by Picasa

A letra de "Tristezas do Jeca", de Angelino de Oliveira, é o primeiro trecho que me chama atenção, em uma página aberta por acaso, no livro Moda Inviolada, lançado hoje pelo meu grande amigo Walter de Sousa. Simples palavras que buscam na minha memória o pai cantando, em Brusque, enquanto se preparava para uma pescaria de final de semana com meus tios Hilário e Virgílio (já falecido). Cada toada representa uma saudade...

O ritmo da viola tem gostinho de infância bucólica e é muito especial que o Walter tenha resgatado toda essa origem da cultura caipira genuína . No coquetel de lançamento, a amigo relembra os oito anos que permeou todo o trabalho, sob os olhares do pai orgulho, o Seu Walter, que tive o prazer de conhecer e compartilhar uma dose da boa cachaça de Guararema, com toque suave dos tonéis de carvalho. Noite repleta de amigos animados, ao som de dois violeiros ao vivo.

Parabéns novamente, Walter!

No comments: