Friday, June 20, 2008

Sobre o dragão chinês...

"A quarta maior economia do mundo cresceu 10,6% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao ano anterior. Foi o nono trimestre seguido de crescimento em dois dígitos. Essa expansão foi puxada por indústrias que usam energia elétrica produzida por carvão, altamente poluente. Enquanto isso, o enriquecimento do país fez crescer as vendas de veículos e a demanda por combustíveis.

O governo avalia ainda a introdução de uma taxa ambiental, sobre os combustíveis de automóveis, e um aumento do imposto sobre o uso de recursos naturais, como o carvão.

No início da semana, o maior banco de investimentos da china já havia aconselhado o governo a elevar em 50% o preço dos combustíveis, para estimular o uso mais eficiente da energia. (...)

Os preços internacionais do petróleo dependem em boa parte da política chinesa para a energia, já que o país responde por 40% do aumento do consumo global, disse o banco (China Internacional Capital)".

Moral da história: pense antes de comprar os produtos baratinhos Made in China. Alguém realmente está pagando essa conta.

Fonte: Valor Econômico, de hoje.

No comments: