Thursday, April 09, 2009

Mais boa notícia


Acabo de receber um e-mail anunciando a vinda do nepalês Yongey Mingyur Rinpoche, autor do imperdível livro "A Alegria de Viver" (da escola Karma Kagyu).

Todas as palestras terão entrada gratuita, somente os retiros serão pagos. Clique aqui para ver a programação. No site também há trechos da obra, como as abaixo:

"Quando você é treinado como um budista, você não pensa no budismo como uma religião. Você pensa nele como um tipo de ciência, um método para explorar sua própria experiência por meio de técnicas que lhe permitam examinar suas ações e reações sem julgamentos, com o olhar voltado para reconhecer: 'Ah, é assim que a minha mente funciona. É isso que preciso fazer para vivenciar a felicidade. É isso que preciso evitar para evitar a infelicidade'.

(...)Em sua essência, o budismo é muito prático. Trata-se de fazer coisas que encorajem a serenidade, a felicidade e a confiança e evitar coisas que provoquem a ansiedade, a desesperança e o medo. A essência da prática budista não é tanto um esforço para mudar seus pensamentos ou seu comportamento para que você se torne uma pessoa melhor, mas perceber que, independentemente da sua opinião sobre as circunstâncias que definem a sua vida, você já é bom, pleno e completo. Trata-se de reconhecer o potencial inerente de sua mente. Em outras palavras, o budismo não se preocupa tanto em ficar bem, mas em reconhecer que você já é, neste exato local e neste exato momento, tão pleno e tão bom e já está essencialmente tão bem quanto jamais poderia esperar um dia estar.

Mas o melhor de tudo é que não importa quanto tempo você passa meditando, ou o método que utiliza; toda técnica de meditação budista acaba gerando compaixão, independentemente de estarmos conscientes ou não dela. Sempre que observar sua mente, você não tem como deixar de reconhecer sua semelhança com as pessoas que o cercam. Quando vê seu próprio desejo de ser feliz, você não tem como evitar ver o mesmo desejo nos outros e, quando observa claramente seu próprio medo, raiva ou aversão, você não tem como evitar ver que todos ao seu redor sentem o mesmo medo, raiva ou aversão" (Joy of living).

No comments: