Saturday, April 18, 2009

Benefícios do yoga no Globo Repórter

O Globo Repórter me surpreendeu. Achei que dariam apenas alguns segundos de imagens mostrando a galera praticando asanas e pranayamas na A Macaca, mas foi praticamente todo o segundo bloco do programa, inclusive com vários depoimentos da professora Karina Grecu.

Eu assisti o programa lá em Itapema, com a mami ao meu lado. A tia Norma ligou empolgada dizendo que havia me visto umas quatro vezes (vai nessa que ela me reconheceu deitada, com uma bandagem tapando os olhos em uma sala lotada hehehe).

Achei bem interessante o programa "Impacto das Emoções" na saúde. Nem sempre o que é óbvio para a gente é compartilhado pela maioria das pessoas, principalmente a conexão existente entre os pensamentos que brotam na mente e seus reflexos no corpo e na somatização de doenças.

Reproduzo aqui o link com a parte de programa em que A Macaca aparece e (abaixo) o texto que acompanhou a reportagem de Grasiela Aezevedo.

"Aula de ioga ensina como equilibrar o corpo e a mente
A professora ensina alguns exercícios de respiração. Encher os pulmões completamente é revigorante. E esvaziá-los até o final é profundamente relaxante.

Na sala de ioga, eles têm bem mais que cinco segundos para respirar. Flexibilidade, força e equilíbrio: a aula é de ioga avançada.

Uma parte importantíssima fica para o final. São os exercícios de respiração. Isso que parece tão simples poderia ser uma ajuda poderosa se não fizéssemos de maneira tão errada. "Provavelmente, se você estiver com o seu peito fechado, você vai precisar trabalhar pela boca para captar mais ar. O ideal é você respirar sempre pelo nariz. Inspirar e expirar pelo nariz. A gente fala pela boca e respira pelo nariz", explica a professora de Ioga Karina Grecu.

Então vamos lá. Não dá para deixar passar essa oportunidade de aprender a respirar direito e de equilibrar o corpo e a mente. Para ajudar na concentração, os olhos são delicadamente vendados e as costas, posicionadas de forma a abrir o peito e facilitar a entrada e a saída do ar. "Uma respiração profunda deve encher os seus pulmões verticalmente e lateralmente", demonstra aconselha a professora.

Os médicos dizem que, na correria cotidiana, chegamos a usar apenas 30% ou 40% da capacidade pulmonar. É como ter balões mal aproveitados. Se usássemos toda a capacidade dos pulmões, a vida certamente ficaria melhor. O corpo mais animado é o que o pessoal da ioga chama de energia vital. Encher os pulmões completamente é revigorante. E esvaziá-los também até o final é profundamente relaxante. "A gente começa limpando as toxinas dos pulmões. A gente solta toda a respiração e solta todos os problemas mentais, todas as coisas de que a gente tem a certeza absoluta. A gente limpa a mente de todas essas certezas”, recomenda Karina. Sabe o que fazer com a preocupação, a pressa, a raiva, o medo, a agenda e as contas? Deixar para depois, dar um tempo de tudo e respirar".

No comments: