Friday, January 07, 2011

Yoga emagrece?


Não e Sim.
Essa costuma ser a minha resposta aos tantos que me perguntam isso, principalmente quando aproxima-se o verão.

Por que, não? Se o seu objetivo é perder peso, há modalidades de fitness mais apropriadas. O gasto calórico de uma aula de yoga é menor do que o de uma atividade absolutamente aeróbica, como corrida, por exemplo. Se você começa a praticar apenas com essa meta, poderá se frustar bem rapidinho, ainda mais se cair em um estilo paradão, ou, pior, escolher um mais power e se machucar seriamente. Procura algo mais “exótico” que corrida ou ginástica? Tente muay thai. No reveillon de 2009/2010 eu beijei um instrutor de box tailandês e abracei de perto o resultado de todas aquelas séries de chutes e socos. Recomendo.

Por que, sim? O objetivo primordial do yoga é acalmar a mente. Por meio dos exercícios físicos, da respiração mais consciente e da filosofia/estilo de vida proporcionados pelo yoga, os praticantes tornam-se mais serenos, com mais bem-estar e apreciação pela simplicidade da vida. E ao viver assim, não descontamos nossas frustrações em comida e bebida. É o tão falado equilíbrio.
A maioria das pessoas engorda por tensão emocional, por se entupir de doces achando que “merece”, por não ter intimidade com o próprio corpo e os sentimentos, em resumo, por desconhecer, na prática, o que significa “comer o suficiente” e de forma saudável. Aí o yoga ajuda. E muito!

Boa notícia, não?


Foto by Cinthia Piva, dez 2009

2 comments:

Manfred Richter said...

Vou imprimir e colocar no mural da academia. rsrsrs

beijooooos.

Cilene said...

Muay Thai: 2011