Sunday, June 27, 2004

Merhaba!!! A lua e a estrela brilham em "Turkiye", a "Terra dos Turcos"

Sabe como eh Brasil em turco? Eu achava que era o tradicional Brazil. Na verdade eles dizem "Brazilye" (soa como Brasilia) e significa "Terra dos brasileiros". Nunca conheci outro pais mais patriota que a Turquia. A bandeira vermelha com a lua e a estrela esta em praticamente todas as ruas, ateh em banca de venda de coco em beira de estrada. Segundo minha amiga Aysen, todos os turcos estao dispostos a morrer lutando pelo pais. Meu amigo Murat discorda por completo, anyway :) Foi gracas a essa cultura guerreira que os turcos tomaram Istanbul (antiga Constantinopla) dos gregos em 1453, conquistando assim a tao cobicada rota de comercio ate a India. A Grecia nunca engoliu essa vitoria a la cavalo de Troia e apos quase 200 anos ainda chamam a cidade pelo antigo nome.

Istanbul eh a unica cidade do mundo dividida ao meio por um mar (Marmara Sea). Uma parte pertence a Europa e a outra fica na Asia. A principal ponte de ligacao lembra uma Hercilio Luz aumentada. Ha 80 anos, um soldado chamado Mustafa Kemal Ataturk fundou o sistema republicano, separando religiao do poder do estado. As burcas que cobriam os corpos foram banidas e as mulheres receberem varios direitos (estudar, votar, etc). Hoje elas soh devem cobrir a cabeca dentro dos mosques, em sinal de respeito. Cinco vezes ao dia, dizeres arabes soam dos alto falantes dos templos, convidando os muculmanos a rezar por Allah. Detalhe curioso: a prostituicao eh legalizada e existem ateh bordeis municipais. A quem possa interessar (hahhah): as prostis recebem tratamento medico e fazem regularmente testes de HIV.

A viagem a Turquia foi uma verdadeiro mergulho no Islamismo e nas aguas azul-turquesa das costas asiatica e mediterranea. Pais de cores exuberantes, narizes protuberantes (hehehe), riqueza historica e povo extremamente amigavel. Para os turcos, os hospedes sao "presentes de Deus" :)

No comments: