Friday, December 22, 2006

Extra! Extra! Lula sanciona projeto da Mata Atlântica

Saiu no: ultimosegundo.ig.com.br

"Depois de 14 anos de idas e vindas, a lei que protege o que resta da mata atlântica finalmente vai entrar em vigor. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, a lei aprovada no dia 29 de novembro pelo Congresso, depois de mais de uma década de tramitação, dois arquivamentos e várias manobras que por pouco não a descaracterizaram totalmente.

A área original da mata atlântica vai do Rio Grande do Sul ao Piauí, incluindo Minas Gerais e abriga, hoje 3.409 municípios. Da cobertura de 1,1 milhão de quilômetros quadrados quando o Brasil foi descoberto, hoje só restam 7% de área vegetal conservada. Desde 1992, quando ex-deputado Fábio Feldmann apresentou a proposta da lei, a cada ano a mata atlântica perdeu 100 mil hectares.

Apesar do decreto de proteção da mata editado em 1993 e que valia até a sanção da lei, o efeito na contenção do desmatamento foi pequeno. Apenas nos últimos cinco anos - de 2000 a 2005 - é que houve uma queda significativa na destruição da mata, com uma redução de 70%. Apesar disso, alguns Estados - especialmente Santa Catarina e Paraná - não pararam com a destruição.
Apenas os catarinenses derrubaram 48 mil hectares, mais do que outros sete outros Estados do sul e sudeste juntos nesse período.

(...) Na prática, a lei proíbe o desmatamento da área que resta de mata, incentiva a recuperação de áreas hoje degradadas e limita a exploração econômica a empreendimentos de desenvolvimento sustentável. Um fundo financeiro, que ainda precisa ser regulamentado, terá recursos federais para projetos de regeneração das áreas de mata que hoje estão degradadas, mas não totalmente desmatadas.

(...) A lei da mata atlântica é a primeira a ser sancionada que protege um dos biomas nacionais definidos como patrimônio nacional pela Constituição - os demais são a zona costeira, a Amazônia e o Pantanal. (...) Hoje faz 18 anos que o ambientalista Chico Mendes foi assassinado na Amazônia".

1 comment:

Anonymous said...

oi CHUCHUZINHA,
Bem, por acaso entrei no seu blog e com sou jornalista e participo de uma ong ambientalista (Argonaoutas Ambientalistas da Amazonia), essa informação me chamou a atenção, sem contar que tb passeei pelo seu blog e o achei muito legal. Sem dúvida, uma da smelhores noticias de 2006, a da Mata Atlantica, finalmente hein...
meu mail:

luciobaia@ibest.com.br

beijos e felicidades no projeto de Santarem.