Monday, March 12, 2007

quaresma

Passando pela frente, resolvi entrar e conhecer a Igreja de Sao Bento, no centro de Sao Paulo. Era por volta das quatro da tarde e havia cerca de 15 pessoas sentadas em silencio nos bancos de madeira bem escura. Gente de todas as idades. Santuario bem esculpido, imponente, apreciei.

Estamos na epoca da quaresma, os tais 4o dias que a minha mae ensinou que devemos fazer penitencia, a fim de estimular a compaixao pelas outras pessoas que sofrem por nao terem o basico para sobreviver. Lembro-me que, ainda pequena, fiquei sem mascar chicletes, uma verdadeira privacao na epoca (acho que ainda hoje seria). Recebo um e-mail reflexivo de uma amiga querida, buscando sonhos nao realizados... "A impressão que tenho, é que poderia ter feito mais. Sinto que desperdicei minha inteligência, meu empenho, minha força de vontade em coisas que não me levaram a lugar algum". Creio que viver bem a quaresma eh viver esse desconforto. Separar o tal joio do trigo, percebendo o que realmente importa e o que sao desejos passageiros, pelos quais gastamos tanta energia em consegui-los e acabamos saboreando uma felicidade fugaz. Hora de agitar o ranso do comodismo na esperanca de um caminho com mais possibilidades.

Eu, que tanto costumo falar, decidi que durante essa quaresma vou me policiar para ouvir mais e julgar menos. Se conseguir, tenho certeza que vou entender melhor o sentido de renovacao da Pascoa.

Uma boa quaresma para todos. Escolham uma " penitencia" tambem.

No comments: