Thursday, May 10, 2007

Eu vi um baço pela primeira vez!

Foto de divulgação
Isso é que é intimidade!

Baço, duodeno, o meu favorito músculo psoas, tudo estava lá explicitamente aberto para ser mostrado no tamanho e cor reais (ainda bem que não tinha cheiro). A exposição Corpo Humano, aberta ao público na Oca do Ibirapuera, é muito completa no quesito conheça-se por dentro. O fato de serem todos cadáveres doados para fins de estudo científico impressiona no começo, ainda mais para quem nunca estudou anatomia em faculdade, mas tudo vira detalhe com as explicações didáticas e com a incrível mostra da complexidade e sinergia de todos os órgãos juntos.

Uma fatia do joelhinho mostrando o encaixe perfeito entre o fêmur, a tíbia e a patela é encantador (sério mesmo). E o cerebelo em forma de couve-flor... vou me lembrar disso na próxima salada.

Curiosidades

* Se o hipotálamo, o centro de controle de calor no cérebro, detecta uma queda na temperatura do corpo (que normalmente é de 36, 37 graus), ele informa os músculos e nós começamos a tremer, já que o aumento da atividade muscular levanta a temperatura corpórea.

* O tamanho dos olhos não muda entre a infância e a vida adulta, dessa forma, os olhos dos pimpolhos são maiores se comparados aos seus cérebros e crânios, dando a impressão de que estão com os olhos arregalados.

* O câncer de próstrata se dá por conta da falta de zinco. Homens: comam tomate e peixe cru!

* A cada mês todas as células de nossa pele são substituídas por novas. Você começa a entender por que mesmo a nossa casa com janelas fechadas se enche de poeira: é pele morta (afe).
A cada 3 meses nossas células ósseas são completamente substituídas.

* O sartório é o músculo mais comprido do corpo humano. Você sabe onde fica? Joga no google ou confira morbidamente de perto.

Ah, sim, o baço! Fica em cima do rim (esquerdo) e também tem a função de filtrar o sangue. Como ele não é essencial para a sobrevivência, pode ser removido se tiver algum problema. Deve ser por isso que a gente nem tchun pra ele ;)

Mais detalhes: www.exposicaocorpohumano.com.br

No comments: