Saturday, June 30, 2007

Ajudando a preservar a herança tibetana

O almoço no restaurante Rizzo para arrecadar doações para o TAP (Tibetan Aid Project), sigla em inglês para o Projeto de Ajuda aos Tibetanos, foi muito especial. Eu comandei o primeiro leilão de minha vida (hehhehe). Aliás, o que mais se aprende dos ensinamentos do Lama Tarthang Tulku é estar aberto para desenvolver muitas habilidades. Já trabalhei na cozinha preparando almoço para eventos, pilotei uma máquina de costura e costurei bandeiras, fiz peças de gesso, pintura e, ontem, consegui motivar algumas pessoas a comprarem objetos em nome de uma causa maior.

Todos os recursos arrecadados serão destinados a um projeto desenvolvido lá na Califórnia de produção de livros budistas a serem distribuídos, gratuitamente, na Cerimônia da Paz Mundial, em Bodhgaya (Índia). É uma forma de preservar a cultura tibetana, já que com a invasão da China no Tibete, em 1959, milhares de monastérios e textos sagrados foram destruídos.
Música ao vivo e tudo ;) Estréia de Josiano e Léo, juntos.
Fotinho com a Mariangela, que coordena o TAP. Ano que vem tem mais. Tashi Delek!

Friday, June 29, 2007

Novidades zen, fazer o quê?

Profissão que acaba virando mesmo estilo de vida. Ao escrever esse texto, me desafiei a contar alguma coisa que não envolvesse dinâmica de meditação, prática de yoga, insights filosóficos sobre a impermanência, nem a importância de respirar profundamente e deixar que os acontecimentos da vida passem sem arranhar tanto o bom humor.


Percebo o quanto tudo isso faz parte da minha realidade agora. Estou dando yoga todos os dias e, ao incentivar as pessoas a estarem mais despertas para a vivência no presente, acabo treinando a minha própria mente mais e mais. E a vida segue envolta em programas mais leves, como o almoço para arrecadar fundos para os tibetanos, que vou participar amanhã; o voluntariado de arte sagrada no centro budista; os momentos em que preparo a minha própria comida...

Ah, tá na gráfica um super panfleto para divulgar o meu trabalho, bem lindo, feito pelo designer Márcio Pena (o Marcitcho), com foto de Carol Cordioli. Uuuuuu


E viva o níver da Cilene Pé Na Jaca na chopperia Genuíno, dia 27. A mocinha está cada vez mais linda. Felicidades!!!!

"Não se preocupe com o que o mundo precisa, pergunte-se o que é que o faz vibrar. Então vá e faça isso...

... Porque o mundo precisa de gente que acorde e que viva" (Harold Whitman)

Saudades da Lia, da pequena Anita e da Mari. Vou me organizar para visitar Brusque em breve ;)

Monday, June 25, 2007

Agora é perto de casa!

Fui chamada para começar a dar yoga em um centro maravilhosamente inspirador, a 2 minutos a pé do metrô Vila Madalena. O local se chama Centro de Desenvolvimento Integral Metamorfose, na Rua Paracuê, 387.

Aulas inaugurais gratuitas: segunda-feira (2 de julho), das 9h-10h15 e terça-feira (3 de julho), das 18h-19h. Venham, venham, venham, que a instrutora é animadamente zen ;)

Conheça a grade regular de horários de yoga.

Fico devendo o relato da minha primeira "Meditação Dinâmica", ensinada pelo guri indiano Osho. Como bem traduziu o Suresh: "bem-vindo ao inferno, Carline".

Thursday, June 21, 2007

... talvez compreendesse mais...

Ele se apresentou sorridente dizendo que nunca faria a minha aula de yoga. Estranho modo esse de se aproximar. "Gosto da meditação, isso de ficar sofrendo com o corpo tentando alongá-lo não é comigo. Curto fazer algumas posturas (ele me mostra a da árvore), mas essa de pegar no pé, esticar na lateral, tô fora". Saiu desatando a falar, do que gosta e o que não gosta. Cantarolei mentalmente a música do Luiz Melodia... "se a gente falasse menos, talvez compreendesse mais/Teatro, boate, cinema/ Qualquer prazer não satisfaz..."
E é nesse movimento de apego-aversão, o que eu gosto/odeio, o fácil/difícil, que reside o sofrimento. Buscamos o contentamento somente nas coisas boas, sofrendo ao tentar manter distante (em vão) os aborrecimentos, os obstáculos, os momentos desagradáveis de nossas vidas. O bonito do Yoga é justamente aprender a respirar sempre, principalmente em momentos de tensão. A postura está difícil? Respira, relaxa, daqui a pouco tudo passa.
O corpo, então, começa a equilibrar a mente. E vice-versa.
Foto: Carol Cordioli (eu no Ibirapuera)

Tuesday, June 19, 2007

E não é...

... que o Ibirapuera táva cheiaço hoje às 9h30, quando dei uma super caminhada matinal? Que surpresa ver tanta gente correndo, andando, passeando com cachorro, dando comida para os patos. Tô começando a gostar ainda mais dessa cidade.

Leia só que bonito isso: "O Bhagavad-Gita dá outras explicações ao termo 'ioga' e enfatiza o carma-ioga (a ioga da ação). Está dito: 'Só o trabalho é o teu privilégio, nunca os seus frutos. Nunca deixes os frutos da ação serem tua motivação, nunca deixes de trabalhar. (...) Não te deixes afetar pelo sucesso ou pelo fracasso. Esta equanimidade é chamada de 'ioga'" (Iyengar). Precisava ouvir isso às 6 da matina para diminuir o sentimento de insensatez por ter que sair da cama com aquele friozinho.

Falta muito para o verão?

Monday, June 18, 2007

Participe do Campo de Meditação neste sábado, dia 23

Silenciando o corpo e a mente; abrindo cada vez mais espaço para o coração.

Suresh em parceria com Carline (yo!)
conduzem um sábado inteiro de muita meditação, yoga e auto-conhecimento.
Das 9 às 19 horas

Este campo será baseado nos ensinamentos do mestre indiano Osho, combinado com a flexibilidade e consciência corporal proporcionada pela Hatha Yoga. As diferentes técnicas de meditação permitem um contato mais profundo com o silêncio interior, convidando a mente e o corpo a viver de uma forma mais plena, mais vívida e com menos rigidez de padrões e limites.

“Sempre permaneça aventureiro. Por nenhum momento se esqueça de que a vida pertence aos que a investigam. Ela não pertence ao estático; ela pertence ao que flui. Nunca se torne um reservatório; sempre permaneça um rio”, Osho

Investimento
R$ 100,00 – Campo de Meditação (na íntegra)
As inscrições efetuadas até o dia 21 de junho (quinta) terão 30% de desconto.

Meditações avulsas: R$ 15,00
Das 9h-10h – Meditação Dinâmica
Das 18h-19h- Meditação Kundalini

Local: Holiday Academia
Rua Padre Manoel da Nóbrega, 1.502. Tel: (11) 3885-8484
(Próximo ao Ginásio do Ibirapuera)

Sunday, June 17, 2007

Do- ré - mi

Uma flauta???

Sim! O instrumento foi o meu presente do Dia dos Namorados, juntamente com uma palheta e uma boquilha para, no futuro, eu aprender a tocar algo que sempre foi o meu sonho: saxofone tenor.


Mas começamos do início, a fim de não assustar quem nunca teve aula de teoria musical ou nada parecido: a escala de Dó na flauta doce, com ajuda do professor particular Josiano (o presente veio com pacote completo). Falta ainda muita coordenação para fechar todos os buraquinhos da flauta, evitando o som estridente pííí, que instantaneamente alerta a falta de habilidade da aprendiz. Respira, tudo de novo.


O treino vai me dar fluidez, aliás, como tudo nessa vida. Não tem aquela listinha de "coisas para fazer antes de morrer"? Plantar árvore, lançar um livro, aprender a tocar um instrumento, viajar para um lugar bem distante, viver uma grande paixão amorosa... Cá estou procurando preencher mais um quesito.


Neste fim de semana, também escalei a Carol Cordioli como fotógrafa de poses de yoga para colocar no planfleto de divulgação que estou montando. Mais uma boa desculpa para aproveitar a companhia dela antes da sua mudança para o curso de especialização na França. no mês que vem. As integrantes do grupo Pé Na Jaca continuam surpreendendo e me inspirando.



Thursday, June 14, 2007

Eu recomendo...

O filme argentino "Un Buda", traduzido para português como "O Buda", do diretor Diego Rafecas (já em DVD).

Na obra, o jovem Tomás vive um conflito ao tentar balancear a sua busca espiritual com os afazeres do cotidiano, como trabalhar para conseguir pagar as contas. Leve, engraçado e profundo, com ensinamentos lindos sobre o zen budismo. As imagens de um templo em Córdoba são fascinantes.

Um grande filme para nos inspirar, tal como "Primavera, Outono, Inverno, Verão e Primavera". Não perca esse também, Walter!

Entre os top ten de filmes zen aparece certamente "Samsara", emocionante.

"Tás podendo, hein!"

Esta foi a resposta que ganhei de uma amiga quando disse que recusara dois trabalhos jornalísticos beeeem pé no saco (mas que daria uma folga financeira). Ser mais seletiva nas escolhas profissionais envolve sim responsabilidade, mas também é preciso relaxar, desencanar e confiar que novas oportunidades mais interessantes hão de aparecer.

"Hoje não, muito obrigada".

Acredito que se as pessoas colocassem no papel realmente tudo que gastam com transporte, alimentação nos restaurante a quilo, tempo de existência, talvez perceberiam que é possível trabalhar menos e, perdoe-me pelo paulocoelhice, viver muito mais.


Foi nessa minha última pausa que me chamaram para dar yoga em uma academia muito legal chamada Holiday, ao lado do Parque do Ibirapuera. Na aula de estréia, um grande desafio: 19 alunas com idade variada e condicionamento físico distinto.
- Alguém possui alguma limitação física que eu precise saber?
- Eu tenho dor na lombar.
- Minha cervical é bichada.
- Meus joelhos doem, por isso não vou fazer alguns exercícios.
- Já eu tenho labirintite.
- Hmmm, alguém mais?
- O ortopedista disse que estou com espondilose na vértebra L5 e S1...

Respirem... A gente inicia, então, respeitando os limites de cada corpo. E percebendo todas as sensações e sentimentos que brotam do momento agora, que é o que realmente importa e faz diferença.

Você mora perto do Ibirapuera? Junte-se a nós no Yoga :)

Holiday Academia
Rua Manoel da Nóbrega, número 1502 (tel: 3885-8484).
Horários
Segunda: 17h-18h e 19h-20h
Terça: 7h10-8h e 10h15-11h
Quarta: 17h-18h e 19h-20h
Sexta: 8h10-9h.

Ou participe no Buddha Hall
Rua Cincinato Braga, 184, cj 12 (próximo ao metrô Brigadeiro)
Horários
Terça: 20h-21h30
Quinta: 20h-21h30
(Agende uma aula experimental: carlinebrasil@hotmail.com)
Hoje a Carolzinha não escapa da postura do elefantinho hehehe

Namastê!

Wednesday, June 13, 2007

Tuesday, June 12, 2007

Monday, June 11, 2007

Sunday, June 10, 2007

"Nossos anos ruidosos parecem instantes na essência do silêncio eterno" William Wordsworth

Saturday, June 09, 2007

Friday, June 08, 2007

Thursday, June 07, 2007

"Ouve para além do ouvir. E invoca o não-ouvido", Lao Tsé

Wednesday, June 06, 2007

Observando o silêncio interior

Resolvi fazer uma pausa de cinco dias em silêncio e meditação. Estou indo nesta manhã para Nazaré Paulista vivenciar um retiro bem zen até domingo.

Om. Deixo para vocês o meu silêncio.

Monday, June 04, 2007

sobre o não-planejar

Antes da partida sempre vem a série interminável de dicas, conselhos, sugestões e, claro, perguntas sobre o futuro. Ainda mais vindo de uma mãe chuchuzinha que adora proteger, proteger e proteger.

Mais uma vez tive que responder por que eu não tento passar em um concurso público, por que eu não quero ter filhos, por que eu não arranjo logo um trabalho que me dê "estabilidade"...

Não faz nem um pouco de sentido planejar tanto se eu nem sei se estarei viva em 2008. Muitas pessoas acham extremamente bonito o conceito sobre impermanência, mas quantas estão realmente decididas a respirar serenamente diante das incertezas diárias?

Friday, June 01, 2007

Bem-vinda!

Um mudra de yoga? Que nada, a Cinthia pode explicar o significado do gesto da mao ;)


Dias de outono passeando com a minha mae em Sampa. Centro historico, parque do Ibirapuera e muitas paradas para tomar cafe, que ela adora.

Comecei hoje a dar yoga na Holiday, uma academia pertinho do Ibirapuera. Voltei feliz da estreia :) OMMMM