Monday, June 30, 2008

É nóis na passarela!



A modelo Karolina Kurkova ousou aparecer na passarela com todos os atributos considerados indesejáveis pelas mulheres: celulite, pneuzinho, dobrinha de flacidez debaixo do sutiã. Enfim, uma novidade no mundo da moda!


Recomendo o artigo completo sobre o que já rotularam de "banha fashion".


Eu (dando voz à minha própria celulite) apoio essa campanha em nome de uma beleza mais real. As fotos foram reproduzidas do site do estadao.com.br.

Saturday, June 28, 2008

Níver da Cilene


Do álbum de fotos da Cilene, escolhi essa como ideal para retratar mais um ano chegando :)
Érika, Scheilla e Ci, felizes.

Friday, June 27, 2008

Feliz aniversário, Cilenita!

A esmagada do meio da foto comemora mais um super aniversário hoje! Família PéNaJaca festejando :)

Cilene, minha querida amiga, que os teus (que os nossos!) trinta anos sejam sempre muito bem vividos.

Acho tão belo ver essa geração de mulheres que questiona as próprias atitudes, analisa os sentimentos para sempre tentar ser um ser humano melhor, que prefere (sim) estar só do que mal acompanhada, que atua como ativista de um mundo mais sustentável, que compartilha poemas que falam não só de amor, mas de liberdade, superação e também aceitação e contentamento.
Olhando para você, consigo enxergar também uma Carline sonhadora, militante, pacificadora, sem mesquinharias, sem joão-sem-braço (armlessssssssssssss)...

Amizade assim, faz muito bem para a própria vida e com certeza influencia o mundo com mais emoção, com mais música, e até ouso dizer, em homenagem à Cilenita, com mais Smashing Pumpkins!

Feliz aniversário, chuchuzinha!!! Que a sua festa hoje à noite sejá tão memorável quanto todas as outras. Estarei no retiro de yoga pensando em ti...

"Tonight (Smashing Pumpkins)

Time is never time at all

You can never ever leave without leaving a piece of youth

And our lives are forever changed

We will never be the same

The more you change the less you feel



Believe, believe in me, believe

Believe that life can change

That you're not stuck in vain

We're not the same, we're different tonight



Tonight, so bright

Tonight

And you know you're never sure

But you're sure you could be right

If you held yourself up to the light

And the embers never fade in your city by the lake

The place where you were born



Believe, believe in me, believe

Believe in the resolute urgency of now

And if you believe there's not a chance tonight

Tonight, so bright

Tonight

We'll crucify the insincere tonight

We'll make things right, we'll feel it all tonight

We'll find a way to offer up the night tonight

The indescribable moments of your life tonight

The impossible is possible tonight

Believe in me as I believe in you, tonight"

Assista no youtube.

Foto: Carline, Cilene e Camilinha, na Triple Comunicação em Sustentabilidade, em abril/08, tirada pelo Ricardo ;)

Thursday, June 26, 2008

A saga do "Amo muito tudo isso?!!!"

Várias semanas depois, o McDonald´s se pronuncia, enfim, sobre a denúncia que fiz. Bom, quero dizer, eles, solenemente, não disseram nada:

"Prezada Sra. Carline,

Muito obrigado por entrar em contato conosco. Toda oportunidade para estreitar laços com seus clientes é para o McDonald’s uma experiência sempre muito valorizada. Informamos que sua mensagem já foi encaminhada aos departamentos competentes dentro da empresa para que o assunto seja devidamente apurado.

Esteja certa de que em qualquer situação a empresa sempre atuará com a responsabilidade de jamais abrir mão do padrão de qualidade que a caracteriza mundialmente.

Atenciosamente,

Departamento de Relacionamento com o ClienteMcDonald’s Brasil".

Tuesday, June 24, 2008

Pisca e estuda jornalismo. Pisca e se muda para Sampa. Pisca e vira bartender. Pisca e medita. Pisca e aprende a fazer risoto de brócolis.

“A vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca.
A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem pára de piscar, chegou ao fim, morreu.
Piscar é abrir e fechar os olhos - viver é isso. É um dorme-e-acorda, dorme-e-acorda, até que dorme e não acorda mais.
A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia. Pisca e mama. Pisca e anda. Pisca e brinca. Pisca e estuda. Pisca e ama. Pisca e cria filhos. Pisca e geme os reumatismos. Por fim, pisca pela última vez e morre.
- E depois que morre - perguntou o Visconde.
- Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?”


Memórias de Emilia, de Monteiro Lobato...

Ouvi recitado no Museu da Língua Portuguesa (que re-co-men-do!), no domingo, na bela companhia da Mari Zen. Uma simplicidade que massageia aqueles dias duro de encarar.

Chegou o inverno! Café e paçoquita.


Mari: envia nossas fotos? :)

Friday, June 20, 2008

Sobre o dragão chinês...

"A quarta maior economia do mundo cresceu 10,6% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao ano anterior. Foi o nono trimestre seguido de crescimento em dois dígitos. Essa expansão foi puxada por indústrias que usam energia elétrica produzida por carvão, altamente poluente. Enquanto isso, o enriquecimento do país fez crescer as vendas de veículos e a demanda por combustíveis.

O governo avalia ainda a introdução de uma taxa ambiental, sobre os combustíveis de automóveis, e um aumento do imposto sobre o uso de recursos naturais, como o carvão.

No início da semana, o maior banco de investimentos da china já havia aconselhado o governo a elevar em 50% o preço dos combustíveis, para estimular o uso mais eficiente da energia. (...)

Os preços internacionais do petróleo dependem em boa parte da política chinesa para a energia, já que o país responde por 40% do aumento do consumo global, disse o banco (China Internacional Capital)".

Moral da história: pense antes de comprar os produtos baratinhos Made in China. Alguém realmente está pagando essa conta.

Fonte: Valor Econômico, de hoje.

Tuesday, June 17, 2008

Direto do Buracanã



-Como, assim, bucaranã?!

- Isso mesmo, tia, era onde os caras costumavam jogar bola. Hoje tá mais para um lixão. Vamos, a gente te mostra o caminho.

E foi passando pelas ruelas estreitas da comunidade São Remo, um local ainda com bastante necessidades ao lado da USP, que passei o meu sábado fazendo o que mais gosto: trabalho voluntário. Cada lixo reciclável no seu respectivo lugar de destino: papel, metal, plástico, plástico, vidro e orgânico. Nesta etapa da gincana promovida pela ONG Alavanca Brasil, quem errava, perdia pontos.
- Ei, tiaaaaaaaa, filtro de café não se come, então não é orgânico. Pô, não tira ponto não, ajuda a gente, vai, não vacila.

Ao cair da noite, depois da tarde de educação ambiental, os voluntários ajudaram na montagem da festa junina da comunidade. Hora de colocar luz na quadra de futebol para a dança da quadrilha, enjambrar alguma espécie de fogão para manter o quentão fervendo, atar a mesa da barraca dos bolos (mesa era eufemismo: descobri que se tratava de um daqueles varais de chão)...


E eu, que mal tinha chegado por aquelas bandas tão opostas ao doce mundo-arte-yoga-boteco Vila Madalena, já me via com vontade de ajudar a transformar a realidade da periferia.

A missão do Projeto Alavanca é "Promover por meio de oportunidades educacionais a inclusão social, econômica e cultural e a emancipação política de comunidades de baixa renda de uma forma integrada, auto-dirigida e auto-sustentável". Quer saber mais? Clique no site http://www.projeto-alavanca.org/ (Aprendendo. Transformando. Multiplicando), de onde eu retirei a imagem de entrada da comunidade. Seja um voluntário também. Do somethinggggggggg Larga esse computador e se joga. Ah, a tão afortunada arte de se jogar...

Thursday, June 12, 2008

12 de junho



"Como se na desordem do armário embutido, teu paletó enlaça o meu vestido, e o meu sapato ainda pisa no teu..."

Thursday, June 05, 2008

Afe

Gripe e cólica menstrual. Preciso descrever mais o dia de hoje?

Wednesday, June 04, 2008

Conferência Internacional PNJ

De Floripa, Tati convocou, via skype, oficialmente, a primeira conferência da minha turma PéNaJaca. Camila e Carol estavam juntas, em NY. Eu e Cilene, em Sampa. A Dani, que recém se mudou para Londres, avisou que 4 da matina é hora de estar na cama, e acabou não comparecendo. Rolou uma super novidade, mas que eu ainda não posso contar.
Fica aqui apenas o registro histórico de um momento MUITO especial.

Hoje inicia-se o Saga Dawa, período auspicioso onde comemoramos o aniversário de nascimento, iluminação e parinirvana de Buddha Shakyamuni. "Que todos os seres possam viver em equanimidade, sem apego ou aversão, acreditando na igualdade de tudo o que vive".

Tuesday, June 03, 2008

Amo muito tudo isso????

Sexta-feira, 10 horas, bebendo um "Café Premium" no McDonald´s ao lado do metrô Ana Rosa, onde aguardava a Cilene para ir para a Conferência do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Ela se atrasou por conta do trânsito e eu tive a infeliz oportunidade de presenciar uma cena MUITO triste.

O então gerente de plantão, que posteriormente apresentou-se como Bruno, apesar de estar usando um crachá escrito “Jefferson”, entrevistou, de forma lamentável, três candidatos para vaga de trabalho - os mesmos da raça negra, aparentando em torno de16 anos.

Em vez de chamá-los a um local reservado, conversou com os mesmos, em pé, juntamente às portas de entrada do recinto, na frente dos demais funcionários do balcão de atendimento e dos clientes.

O que presenciei foi chocante. O tal Bruno, de forma intimidadora, chamou uma das funcionárias da rede McDonald's que estava limpando o chão para “relatar a sua experiência de trabalho” aos dois candidatos que restaram da seleção inicial. Reproduzo as palavras citadas no diálogo:

Gerente: Você que foi contratada há um mês, conta para eles quantas vezes você já chorou no trabalho?
Funcionária (constrangida, quase sussurrando para responder): Algumas.

Gerente: E quantas vezes você já tremeu?
Funcionária: Algumas.

Gerente: E quantas vezes você já teve raiva do gerente?
Funcionária: Algumas.

Gerente: Conta para eles: você ganha muito, médio ou pouco?
Funcionária permaneceu em silêncio, de cabeça baixa.

Gerente: Pode responder, vai.
Funcionária: Pouco.

Gerente: E você trabalha sábado, domingo e feriado, correto?
Funcionária: Sim.

Gerente: Ok, pode continuar o seu trabalho.

E, dirigindo-se aos dois jovens:
Então, vocês pensam aí se querem isso mesmo para a vida de vocês”. Deu as costas e voltou aos afazeres dentro do balcão de atendimento, enquanto os dois candidatos se entreolhavam, absolutamente emudecidos.

A atitude do gerente me remeteu fortemente à figura de um capataz, buscando reforçar - na presença dos outros funcionários (afinal, por que essa entrevista não foi realizada em uma sala privativa?) e dos candidatos às vagas - o seu poder mesquinho de autoridade e as péssimas relações trabalhistas que passariam a ser subordinados.

A Cilene chegou e eu entrei no carro com a situação entalada na garganta. Decidimos voltar juntas para dar o barraco em nome da sustentabilidade.

O tal Bruno (ou Jefferson?) se justificou alegando que “não estava mentindo”, apenas “deixando claro” como é a rotina de trabalho no McDonald's, com muita pressão, principalmente nos horários de pico. “Nesse lugar, o nível de rotatividade dos empregados é de 80%, 90%, ninguém pára aqui”, disse o gerente, que não considerou humilhante a sua atitude de chamar uma funcionária para relatar, de forma constrangedora, o péssimo ambiente de trabalho. Apenas admitiu ter errado em não reservar um espaço mais adequado para as entrevistas, justificando que tinha muitas outras tarefas ao mesmo tempo.

A situação me fez questionar como o McDonald's aparece, desde 1997, na lista das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, ranking publicado pelas revistas Exame e Você S/A, e quais são os benefícios realmente oferecidos a esses jovens contratados?

Em seu website, o McDonald's ostenta: “Desde seu início na empresa, o funcionário aprende a lidar com todas as áreas. Por conhecer todo o processo multidisciplinar, o profissional desenvolve espírito crítico para opinar e influenciar as mais diversas decisões”.

Para mim, particularmente, soa como piada de mau gosto. E fica claro que, se um funcionário em cargo de gerência não tem nenhuma habilidade de liderar (o que mostrou este caso), isso só pode ser um reflexo da relação de trabalho (e poder) que a empresa permite que seus funcionários exerçam.

Para quem chegou a ler até aqui, vale seguir conferindo as maravilhas ilusórias publicadas no site institucional:

Orgulho da Nossa Gente

Com 34 mil funcionários, o McDonald's é um dos maiores formadores de mão-de-obra do país. Todos os anos, a empresa realiza o sonho do primeiro emprego de milhares de jovens. Atualmente, cerca de 70% dos atendentes tiveram sua primeira oportunidade profissional no próprio McDonald's. Do atual quadro de funcionários, 87% têm menos de 21 anos de idade, o que consolida a imagem da empresa em ser um grande gerador de postos de trabalho para jovens no país. A partir da contratação, o McDonald's oferece um sólido treinamento para seus funcionários, além de plano de carreira e uma série de benefícios. (...)

Melhor empresa para se trabalhar
O compromisso do McDonald's com seus funcionários de ser o melhor empregador e oferecer uma experiência única de desenvolvimento profissional e pessoal é plenamente reconhecida pelo mercado e pela mídia especializada. Parceiro do McDonald's, o Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial já concedeu a funcionários da rede 8.750 certificados de técnicos em Qualidade e Serviços.Desde 1997 a empresa vem freqüentando o Guia As 100 Melhores Empresas para Você Trabalhar, publicado pelas revistas Exame e Você S/A .

Em 2003, ficou entre as cinco Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, segundo o ranking do Guia Exame e, em 2001, foi considerada a Melhor Empresa.

Em 2004, foi incluída pela Você S/A entre as 100 Melhores Empresas da América Latina para Trabalhar. Como reconhecimento dos mais importantes empresários do País, em 2004 e 2005, recebeu o Prêmio DCI - As Empresas Mais Admiradas do Brasil."


Hoje encaminhei formalmente a denúncia ao McDonald´s. E estou determinada a ouvir alguma resposta.


Crédito da imagem: retirada da internet.

Monday, June 02, 2008

Reserve na agenda: 12 a 17 de agosto

Yoga pela Paz 2008 e I Congresso Internacional de Yoga e Ayurveda, ambos em São Paulo.

Para saber TUDO, clique aqui.