Wednesday, June 17, 2009

Uma das melhores notícias da semana!

"Pão de Açúcar suspende compras de frigoríficos envolvidos no desmatamento da Amazônia

A cadeia de supermercados Pão de Açúcar suspendeu as compras de produtos bovinos de 11 empresas frigoríficas do estado do Pará, incluindo a Bertin, por não ter garantias de que a carne não vem de áreas desmatadas na Amazônia. A decisão é resultado da ação civil pública (ACP) do Ministério Público Federal (MPF) no Pará, que encaminhou, na semana passada, recomendação às grandes redes de supermercados e outros 72 compradores de produtos bovinos para que parem de comprar carne proveniente da destruição da floresta. O descumprimento do pedido pode resultar em multa de R$ 500,00 por quilo de produto comercializado.

"Os frigoríficos que atuam na Amazônia precisam se comprometer imediatamente a parar de comprar gado de fazendas que desmatam", disse André Muggiati, do Greenpeace.

(...)O Greenpeace lançou na semana passada o relatório "A Farra do Boi na Amazônia" apontando a relação entre empresas frigoríficas envolvidas com desmatamento ilegal e trabalho escravo com produtos de ponta comercializados no mercado internacional. Para piorar, o governo brasileiro financia e tem participação acionária nas principais empresas pecuárias que atuam na Amazônia. O frigorífico Bertin é uma das empresas apontadas pelo Greenpeace como responsáveis pela compra de gado de fazendas que desmataram ilegalmente a floresta Amazônica, distribuindo no Brasil e mundialmente os produtos derivados dos animais."

Fonte: Assessoria de imprensa do Greenpeace. Leia a matéria na íntegra.

No comments: