Monday, June 08, 2009

Workshop de Manouso Manos, no Rio de Janeiro

No mês passado participei do meu primeiro workshop com um professor senior (e internacional) de Iyengar Yoga. Com o aumento dos praticantes deste método aqui no Brasil, nos últimos anos, o País virou rota de visitas e disseminação de conhecimentos. Antes de me jogar nesses eventos, entretanto, fiz um pacto de ter uma base sólida em Iyengar para então usufruir (e honrar) esses estudos mais avançados. Eis que chegou a hora e adorei a experiência com o Manouso Manos!

Com prática bem forte de manhã e sequencias regenerativas e pranayamas, após o almoço, Manouso conduziu os dois dias de workshop com serenidade e boas histórias, traduzindo a filosofia do yoga para a prática do dia a dia.

Nas posturas regenerativas, explicou, é preciso realmente investir na permanência dos asanas para conseguir saborear o estado ideal de relaxamento proposto pelo yoga. Isso vai além dos 3 a 5 minutos... são 15, 20 minutos na postura, sentindo todo o corpo dissolvendo... bem interessante! Manouso ensinou que "é mais fácil dar do que receber", ou seja, é mais fácil para a gente praticar duro, permanecer nos asanas mais exigentes, sentir os músculos trabalhando fortemente do que se permitir ter paciência e desapego para permanecer por vários e vários minutos simplesmente relaxando.

É, Manousos, realmente é bem mais fácil dar presentes e elogiar outras pessoas do que ganhar e ser elogiada. A gente costuma pensar logo em formas de retribuir, né? Momento de acolher tudo que recebemos, simplesmente.
Minha companheira de viagem, Fabi, chuchuzíssima.

Amigas descansando...

Ana Lu em supta baddha konasana, fazendo anotações após o almoço ;)

Célia e Carli.

Dani, Marisa, Marcinha, Fabi, Susy, Renata-mitra e yo.

Props, muitos props espalhados pelo ginásio da PUC da Gávea ;). Até a próxima!

1 comment:

RE said...

Que coisa boa Ca!!! To com mta saudade de vc....

bjOMMM