Monday, November 30, 2009

Curtas carlinísticos

Psicologia budista: já estamos em clima de encerramento no curso. De sexta até hoje participei de um retiro que revisou todo o conteúdo deste primeiro ano de ensinamentos. Revi minhas anotações no caderno, percebi o quanto mudei. Muito! Ao mesmo tempo o quanto continuo repetindo certos padrões de comportamento que gostaria de, digamos, varrer para debaixo de algum tapete.

Confesso que após tantos e tantos cursos de autodesenvolvimento, incluindo aqui a formação casca-grossa de Iyengar Yoga, eu estava mais para receber abraços acolhedores do que na vibe de retrospectiva 2009. Senti uma fome absurda na sexta, com direito a esquentar às 10 da noite a moqueca vegetebes que a Otacília havia preparado. No sábado, um sono absurdo me dominava. Após o almoço, em vez de escrever o trabalho final, me larguei na cama por quase uma hora. Durante as aulas, por mais que quisesse manter a atenção, a mente seguia para os costumeiros diálogos internos e me esforçava para trazê-la de volta ao presente.

À noite, na conversa particular que tive com a Paula, nossa instrutora, tantas fichas caíram! Sabe aquele instante de absurda clareza que você tem certeza que nada será como antes? Se faz tempo que isso não acontece, recomendo que você ouse, se permita mesmo ficar em retiro em grupo. É no espelho do outro que nos deparamos com os próprios anseios mais profundos.

Sold out! A peça Viver O Morrer, que estou ajudando a promover/organizar, teve seus 70 ingressos vendidos em pouquíssimos dias! U-hu E o mais bacana é que além do pessoal chuchuzinho aqui do Nyingma, receberemos muitos amigos queridos. Daqui a exatamente uma semana, celebraremos novos começos!

Aniversário de 1 ano de A Macaca: ainda na sessão promoter voluntária de eventos zen-empolgantes, convido todos para a programação especial neste sábado, dia 5 de dezembro, lá no espaço, que fica na Vila Madá. Aula de yoga gratuita, exibição do documentário sobre os 90 anos de B.K.S Iyengar e muito mais. Clique aqui (ou pergunte-me como).

Daniela Barbara: hoje é dia de seu aniversário! Parabéns!!! Deve ter novidades em breve no blog dela: http://www.danielabarbara.blogspot.com/

Jorge Francisco nasceu! Lindo e com muita saúde, na última quinta-feira. Prometo visita em breve, Scheilla e Jaspion. E levo fraldas Pamper.


Hoje: pelo menos quatro pessoas me perguntaram se eu sou gaúcha. É o "tu", que nunca perdi.

Recebi pelo messenger, em caps lock, um inesperado AINDA GOSTO MUIIIITOOO DE VOCÊ.

Contagem regressiva para o Natal: minha irmã caçula, mais conhecida por Pequeninha Campeã, virá dos States. Como sinto saudades dela.

Olha que chique! Minha amiga Roberta, do Partido Verde, irá para Copenhague, na Dinamarca, acompanhar as negociações da COP 15 sobre Mudanças Climáticas. Finalmente alguém confiável para relatar as fofocas dos bastidores internacionais.

Absolutamente sinistro: Cientistas avançam em pesquisas para produzir carne sem animal.

Saiu na mídia: (...) "Cada vez mais, bioengenheiros estão criando nervos, coração e outros tecidos em laboratório. Recentemente, cientistas anunciaram o desenvolvimento do tecido de um pênis artificial em coelhos. Embora essa pesquisa seja destinada para tratamentos com pacientes, o biomédico Marcos Post, da Universidade de Maastricht, na Holanda, e seus colegas, sugerem que a mesma também poderia ajudar a alimentar a crescente demanda mundial por carne". Leia a notícia na íntegra.

Só de olhar aquela imagem de carne crua fatiada, me embrulha o estômago.

Bedtime for me. Bom início de semana!

Wednesday, November 25, 2009

"A gente não faz amigos, reconhece-os" Vinícius de Moraes

Direto do facebook da Dani, nosso super encontro PéNaJaca no bar Genuíno, na Vila Mariana. Dani, yo e Cilenita.

Ainda tenho que arranjar mais tempo para escrever por aqui. Reta final de trabalhos da pós e, sim, próximo final de semana em retiro de meditação (adoro isso!). Respiremos...

Monday, November 23, 2009

Eu já vi. E recomendo!



Para encerrar 2009, a Editora Dharma e o Instituto Nyingma do Brasil convidam todos para uma programação especial, na qual refletiremos sobre a preciosidade da vida e a importância de manter-se aberto aos novos ciclos que surgem, como a chegada de mais um ano.

Além de uma prática de Kum Nye (yoga tibetano), o evento terá a apresentação da peça teatral “Viver o Morrer”, com a Cia dos Heliotrópios, dirigida por Gabriel Carmona. Em cena, cinco atores e um desenhista pintando ao vivo o cenário, desenvolvem um olhar lúdico e poético não apenas da experiência da morte literal, mas também das várias mortes cotidianas (rupturas, separações, mudanças em nossos hábitos, valores, pensamentos). O espetáculo nos instiga a repensarmos nossos modos de vida e questiona se estamos realmente vivendo na intensidade que a vida merece.
____________________________________________________
DATA: 06 de dezembro de 2009 (domingo)

PROGRAMAÇÃO
15h30: Chegada e visita à nova sede do Instituto Nyingma do Brasil
16h: Vivência de Kum Nye
16h30: Peça teatral “Viver o Morrer”
18h: Intervalo, com sucos, chás e petiscos.
- Feira de livros e objetos de arte sagrada da Editora Dharma
- Bazar de produtos do Projeto de Ajuda aos Tibetanos.
18h30-19h30: Debate e troca de experiências sobre o tema da impermanência.
___________________________________________

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 224 (bem próximo à Praça Panamericana)- Alto de Pinheiros - São Paulo (SP) Tel: (11) 3864 - 4785 / 3021 – 9376.


Pensar na impermanência da vida nos desperta!

“Nesta sociedade, quase todas as pessoas têm medo da morte – mas para apreciar plenamente a vida, precisamos enfrentar esta realidade. A impermanência e a morte são partes integrantes do estar vivo; esse entendimento pode vibrar dentro de nós e nos despertar. Vemos que, embora a nossa vida nos seja muito valiosa, não dura para sempre. Nascer como ser humano é privilégio muito raro, e é importante que apreciemos nossa vida e tiremos proveito dessa oportunidade.
Tarthang Tulku, em Gestos de Equilíbrio

Friday, November 20, 2009

“A maior solidão é a ausência de si mesmo”

Uau, que semana cheia de boas surpresas. Meu amigo do Recife, o Wilson, chegou na quarta em Sampa e fomos rever o monólogo “A Alma Imoral”, baseada no livro do rabino Nilton Bonder. O conteúdo é absolutamente questionador, libertário e poético, tal como o título dessa postagem. Assistam! Aguardamos a atriz, Clarice Niskier, na saída e eu fiquei pasma em ver o quanto ela é baixinha. Que mulherão que fica em cima do palco!

A aula de retroflexão dada pela Indra, pela manhã, me fez ficar até zonza. E dá-lhe peito aberto.

Véspera de feriado e eu aceitei uma sessão batatinha frita universitária num boteco ao lado da FESP, onde faço pós-graduação. Gosto muito dessa atmosfera acadêmica. Me sinto mais jovem.

Adivinha o que vou fazer sexta, sábado e domingo? Retiro de iyengar yoga! Essa foi fácil, não?

E a Paulinha Burckhardt passou na defesa do mestrado, hoje. Que orgulho.

Monday, November 16, 2009

Inspiração para a segunda

"Nossas vidas hoje caminham rapidamente, transportando-nos em uma onda de desejos, e permitindo-nos pouco tempo para desfrutar em profundidade qualquer experiência. Enquanto uma festa de produtos e prazeres se estende à nossa frente, temos tempo apenas para provar e passar adiante, seguindo as imagens dos nossos desejos de um lugar para outro. Estamos sempre em movimento; levados por pensamentos e imagens para longe do nosso centro vital, ficamos sem um lugar de descanso, sem uma verdadeira morada". Tarthang Tulku, em Conhecimento da Liberdade

Vou respirar e aproveitar a minha segunda-feira e o que tenho disponível de conhecimento e abertura neste momento. O resto é puro romance ilusório.

Saturday, November 14, 2009

Felicidade com gostinho indiano

Imagens que fiz do casamento da Renata e do Mário, no mês passado. Agora que eu montei o álbum e dei de presente para esse casal lindo, posso compartilhar com você.
A noiva usa vermelho e dourado para mostrar o seu entusiasmo máximo para a nova vida que começa a dois.

A cerimônia teve muitos rituais e oferendas para invocar prosperidade, lealdade, amor...
Depois dessa experiência, até eu topo casar!
Quer ver mais? Clique aqui.

Certificação em Iyengar Yoga

Já vou avisando: este assunto é polêmico dentro da comunidade yogue.

Tal como as faixas coloridas do karatê, que anunciam (consagram?) os praticantes mais avançados, temos um sistema dentro do método Iyengar, com provas periódicas para mudar de categoria: Introdutório I, Introdutório II, Júnior 1 etc etc.

Muita gente é ab-so-lu-ta-men-te contra, dizendo que isso nem de longe faz parte do yoga, e que não é capaz de avaliar se alguém é bom professor ou até bom praticante, já que o habitual clima tenso de provas derruba até experts em parivrtta ardha chandrasana. Outros, no entanto, consideram-se estimulados pela competência saudável em busca de perfeição, tanto da arte de ensinar quanto da própria prática.

Enfim, em vez de ficar julgando previamente ou pegando carona em comentários alheiros, resolvi participar como voluntária dessas provas, a fim de conhecer de perto e por meio dos meus filtros subjetivos. Explico: quem está prestando o exame precisa de “alunos” para demonstrar a postura e corrigi-los, se necessário.

Ao todo, devem ser ensinados três asanas, com tempo máximo de cinco minutos para cada postura. Primeiramente, o professor que está sendo avaliado demonstra o asana em silêncio, depois explica com palavras, pontuando os pontos principais que devem ser observados e, por último, convida os alunos voluntários a praticarem.

Passei o dia nessa função de aluna e aprendi bastante sobre refinamento dos asanas, principalmente salamba sarvangasana e halasana, que acabei repetindo muitas vezes (todos os candidatos na prova precisam ensinar essas posturas). Também observei o potencial de crescimento da minha própria prática, ao ver colegas tão dedicados, com movimentos super harmônicos e alinhados. Lindo!

Só não consigo trocar o legging por aquelas “bombachinhas” (shorts) Iyengar. Parece uma mini variação gaúcha, que me faz parecer ridícula. Brincaram comigo que é um bom exercício para diminuir a força do ego. Sei, não.

Ainda não tenho opinião formada sobre o lance das certificações. Amanhã continuarei a minha participação como voluntária e veremos...

Monday, November 09, 2009

Família PéNaJaca reunida em Brusque!!!

De férias no Brasil, a Dani também esteve presente e conheceu pela primeira vez a Beatriz, o baby PNJ. Foi um sábado repleto de muitas histórias de amigas.
O Gil e a sua pequena, de amplo sorriso.
Lindo momento!
Dani, Carol e yo. A mãe organizou A comilança :)
Com a tia Carol.

Todas nós, na foto, pensando nas integrantes ausentes da turma, Cilenita, em Sampa, e Camilinha, no Rio.

Kelly apresenta a Lully, a filhotinha mais elétrica e pululante e sem noção do mundo.

A previsão do tempo ERROU! Que chuva que nada!

Wednesday, November 04, 2009

Me basta ver a lua, erguendo-se alaranjada no céu paulistano

Eu estava mais em silêncio do que escrevendo. As palavras, no entanto, começaram a brotar da mente e fez-se um texto lindo. Daí o dedo feio apertou em uma tecla e fez tudo desaparecer.

Melhor eu ir dormir. O dia hoje foi todo meio estranho.

Amanhã vou para Brusque, rever a família e comer pudim de leite, coisas que eu deveria fazer mais vezes por ano.

A poesia de Clarice Lispector me acolhe antes do sono...

"Sempre me restará amar. Escrever é alguma coisa extremamente forte mas que pode me trair e me abandonar: posso um dia sentir que já escrevi o que é meu lote neste mundo e que eu devo aprender também a parar. Em escrever eu não tenho nenhuma garantia. Ao passo que amar eu posso até a hora de morrer. Amar não acaba. É como se o mundo estivesse a minha espera. E eu vou ao encontro do que me espera."
Clarice Lispector