Tuesday, March 14, 2006

Massagear a rigidez do nosso modo de olhar a realidade

“Nossas vidas são inseparáveis do tempo, pois a realidade que vivenciamos é simplesmente um desdobramento do tempo. O tempo é nosso parceiro silencioso, como a respiração ou as batidas do coração. Silenciosamente, ele sustenta nossa atividade e mantém nossa experiência. Se nossas vidas são bem-sucedidas e satisfatórias, se são vitais e vibrantes, isso depende da atividade e do poder do tempo em nossas vidas (...)

A indagação sobre os padrões temporais convida um conhecimento que pode transformar padrões. Por que o tempo se desenrola do passado para o presente e o futuro? Por que ele apresenta a experiência de maneiras tão previsíveis e repetitivas? Por que descobrimos que não podemos agir de acordo com nossas próprias convicções e valores?”

Do livro “Dynamics on Time and Space”

Ontem comecei o curso “Tempo, Espaço e Conhecimento”, no Instituto Nyingma do Brasil, com a carismática Paula Rozin. A frase que usei como título foi a definição dela sobre a intenção do curso. Creio que o auto-conhecimento passa pelo esforço de romper cada vez mais os limites impostos por nossa própria mente.

~° Já reservei o meu lugarzinho nas palestras do Dalai Lama :) Não é show do U2, mas a procura está sendo máxima para ver de perto o mestre de Amor e Compaixão. Se você estiver interessado, agilize!

No comments: