Friday, April 30, 2010
Busco viver assim!
Página 48: “Precisamos abordar o nosso trabalho com uma atitude dinâmica, uma atitude que possa oferecer força e clareza para nos sustentar, quando surgirem as dificuldades do dia a dia”.
Caramba. Não é justamente na contramão do que fazemos normalmente? Nossa mente habitual pensa: vou fazer yoga, caminhar no parque, meditar para tcha-naaaan... quando surgirem momentos de tensão ter uma base prévia para conseguir superar os obstáculos e manter o equilíbrio.
O ensinamento do lama tibetano Tarthang Tulku, entretanto, nos convida a usar força, concentração e entusiasmo em nosso próprio trabalho para que este em si possa servir como uma ferramenta para lidarmos com situações difíceis da vida.
Soa como muito transformador, não?
Thursday, April 29, 2010
Aulas no Bija Yoga começam segunda, dia 3 de maio
Deixem um recado por lá - já que (quase) todo mundo tem preguiça de escrever por aqui :)
Valéria e yo, no Parque do Ibirapuera - Yoga Pela Paz 2009.
Palavra do dia: A m i z a d e.
Wednesday, April 28, 2010
É uma de-lí-ciaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Nesta variação também é possível esticar os braços para trás, com a intenção de alongar os músculos do peito, como faço aí.
No método Iyengar, quem tem problemas nos ombros e na coluna cervical também pode se beneficiar dos benefícios de sirsasana ao usar essa variação com kurunta (o nome esquisito dado para essas cordas).
Bija Yoga! Bija Yoga!
Está nascendo na Vila Leopoldina (perto da Lapa) esse novo espaço de yoga, da minha grande amiga Valéria Rinaldi. As aulas começam na semana que vem (maio), e eu terei a honra de assumir algumas aulas, em breve.
Anote o endereço:
Rua Nanuque, 360.
Vila Leopoldina, São Paulo (SP).
Foto: Carli no Bija Yoga, by Valéria Rinaldi.
Sunday, April 25, 2010
Novidades do mundo Iyengar
Os alunos também tiveram espaço para demonstrar seus sentimentos, desde frustração até apoio da decisão. No final, predominou o nosso reconhecimento sincero pela seriedade e dedicação deste professor, o "alemão-general" como dizem por aí (he he he).
Um dos colegas explicou bem, que há toda uma geração nova de professores aqui no Brasil apta a passar a técnica e os alinhamentos tão prezados pelo método, mas a combinação de experiência de vida, de 28 anos de dedicação ao ensino de yoga e, principalmente, desse estilo pessoal corajosamente autêntico será muito difícil de encontrar. E nos fará muita falta, certamente.
Após quase três anos estudando com o Kalidas, me sinto uma pessoa mais firme e mais aberta em minhas resoluções, sem achar que isso seja uma contradição. Minha prática de yoga passou a ter pés muito bem enraizados e essa firmeza de espírito se reflete em abundância em vários aspectos da vida. Papo ayurvédico: de 100% vatta, me transformei em uma vatta-pitta feliz. E ainda brinco que ganhei 0,7% de Kapha, com tanta meditação.
Kalidas é tão polêmico quanto o próprio método Iyengar, com o uso dos intermináveis acessórios. Interessante, isso.
"Vou mostrando como sou/ E vou sendo como posso/ Jogando meu corpo no mundo/ Andando por todos os cantos...
No feriado de Tiradentes, fiz o mesmo do dia anterior, mas dessa vez em passos lentos. Desci caminhando pela Heitor Penteado até o centro budista, pertinho da Praça Panamericana, observando os detalhes que nunca (mesmo! vocês acreditam?) tinha percebido ao longo do trajeto tão "familiar".
É assim que opera a nossa forma de conhecer: a mente codifica que sabe o caminho e fecha-se para o novo, para os detalhes, para os acontecimentos do dia: o ciclista que passa com o cachorro, a discussão no bar, as flores que se abrem e passam despercebidas, mesmo sendo incrivelmente vermelhas e vibrantes. Também contribui "passarmos reto" por tudo essa mania nossa de viver apressadamente.
Hoje na aula de filosofia com o professor Collaço ele lembrou-nos de um ditado proferido por um mestre da linhagem zen-budista. "A mente zen é sempre uma mente de principiante".
Justamente abrindo-se para o novo, convido você a vir comigo pela Rua Alvilândia, virando à esquerda na Orobó e novamente à esquerda na Av. Professor Fonseca Rodrigues. Conhece o caminho? Então desconheça.
Um percurso em onze imagens que marcaram a minha quarta-feira de Sampa preguiçosa, fiel à sequencia de detalhes comtemplados.
"Vemos a flor, mas será que vivenciamos sua beleza?" Tarthang Tulku
Por ser uma região de alto poder aquisitivo, há um guardinha particular em praticamente cada quarteirão de Alto de Pinheiros. Sentados em cadeiras precárias de plástico, ou em guaritas minúsculas (que guardam a vassoura para limpar a rua, a televisãozinha preto e branco e uma garrafa de café), eles já pontuam a silhueta da megalópole, juntamente com os flanelinhas.
O branco.
Friday, April 23, 2010
Fui!
Bom fim de semana para todos. Retorno no domingo.
Respiremos o ar (um pouco) mais puro lá de Embu.
Wednesday, April 21, 2010
Tuesday, April 20, 2010
E o vulcão da Islândia chegou até mim
O acontecimento reforça o completo não-controle que temos sobre o que surge em nossas vidas. Pensei nas milhares de pessoas que enfrentam dificuldades em ir pra lá e pra cá e suspirei aliviada por não estar prestes a sair de férias pelo mundo.
O vulcão lá e eu aqui, tocando a minha vida, planejando a semana, que seria repleta de substituições de aulas de Iyengar no Yoga Flow, já que os professores titulares tinham se matriculado em um curso bem bacana da Corine Biria e Inga.
Adivinhem?!
Soube ontem que o evento foi cancelado, pois elas ficaram impossibilitadas de embarcar para o Brasil. Nada de aulas de substituições.
Isso se chama interdependência. Estamos todos conectados, baby.
Foto da Agência Lusa.
Friday, April 16, 2010
Impermanência e tempo de mudança
De hoje até domingo. Respiremos :)
Wednesday, April 14, 2010
Importante!
Foto by Carline Piva, travessia de três dias de barco muvucado de Santarém para Belém (Pará, 2007)
Saturday, April 10, 2010
Frase deste sábado chuchuzinho
Dia para colocar os trabalhos da pós em dia. A minha flatmate voltou das férias na Europa e me trouxe a versão orgânica dos shortbreads "Walkers". Não há nada melhor do que esses biscoitos amanteigados escoceses! (Comentário a la socialite Daslu he he he)
Música para o espírito
Ontem apreciei o Trio Corrente, jazz de primeiríssima, bem brasileiro, no Jazz nos Fundos (que fica na João Moura, 1076, em Pinheiros). A música estava ótima, a decoração de fundo de quintal é bacana, só pecam pelo atendimento e a falta de mesas e cadeiras confortáveis. Mas voltarei feliz.
Sessão zen
No final da tarde, vamos visitar e fazer uma cerimônia inaugural no espaço em Cotia, que servirá como base para o projeto de produção de livros sagrados tibetanos. Momento de aproveitar bastante a presença do professor Arnaud, vindo dos Estados Unidos.
Amanhã , prestigiarei a exposição "Relíquias do Buda" .
Centro Cultural Hiroshima - R. Tamandaré, 900 - Liberdade (metrô Vergueiro), das 10h às 19h.
Tempo de acessar o conhecimento por meio de todos os sentidos, e não dando crédito apenas para a mente.
Thursday, April 08, 2010
Pratique Kum Nye, Yoga/Relaxamento Tibetano :)
Tuesday, April 06, 2010
Back to Sampa
O feriado em Santa Catarina foi lindo. Esse início de outono é um dos momentos mais especiais para visitar Itapema. O sol ainda aquece o suficiente para biquíni e banho de mar, há pouquíssima gente na praia e o trecho de areia triplica de tamanho. As caminhadas pela areia foram fartas! Ouvindo uma canção muito chuchu do Wilson Simoninha...
"É bom andar a pé/sem sapato, sem direção, à toa/ Na cabeça o sol, um boné
É bom andar a pé devagar/para aguentar o calor/ e olhar a vista pro mar melhor
É bom andar a pé/ sem dinheiro, sem documento/ a favor do vento, seminu
É bom andar a pé devagar/ para aguentar o calor / e olhar a vista pro mar melhor
Esqueça tudo/ que tudo sobrevive/ Isso é tempo livre para viver/É bom saber (saber não ocupa lugar)
Andar acompanhado de ti/ faz meu coração se sentir melhor"
Amanhã cedinho darei uma aula de yoga e depois seguirei ajudando de forma concentrada os preparativos para o lançamento do livro A Alegria de Ser, que divulguei recentemente. Até breve!