Tuesday, February 01, 2011

La Cité - Libreriacafé


Sexta-feira, onze da noite, e nem mortita que iria simplesmente voltar para o hotel e dormir, estando na Itália. Decidi arranjar uma baladinha, de preferência com música vivo. Tudo MENOS pub irlandês, pois é a opção mais fácil de encontrar aberto até mais tarde e repleto de gente rebelde que não quer dormir às onze da noite. E, bem, eu não gosto de opções fáceis.

Me recomendaram um café/biblioteca chamado Le Cité, "do outro lado do rio Arno". Uau, comecei imediatamente a imaginar o quão decadente poderia ser o outro lado do rio, distante do centro histórico.
Assim que terminou o jantar de despedida com os jornalistas da Pitti Bimbo, convidei os coleguinhas internacionais para me acompanharem, mas estavam todos cansadérrimos.
"Você vai sozinha?!".

Regra número um de viagem: na encruzilhada entre ir sozinha a um lugar e não ir por falta de companhia, sempre opte pela primeira opção. A vida é curta. E, à noite, todos os gatos são pardos.

- Sim, vou, vai tocar uma banda de rock por lá.

Até que um dos jornalistas da mesa, que parecia bem tímido no início, mas que não calou a matraca o jantar inteiro, se empolgou:
- Você vai para uma festa agora?! (Olhos brilhantes...)
- Eu vou. Você tem convite?
- Não. Oh.

Regra número dois de viagem: antes só do que mal acompanhada, mesmo. Não caia na tentação de achar que será uma boa rachar as despesas do táxi, pois, apesar da vida ser curta, uma noite dessas pode ser longamente interminável. Não curto mentir (ninguém precisava de convite, obviamente), a menos que seja por questão de sobrevivência (pelo menos das boas memórias da viagem).

Pego o táxi, Borgo San Frediano, 20r, per favore, e chego no local.

Quem diria, achei o point meio-intelectual-meio-de-esquerda de Firenze! Não era nada decadente e sim bem chuchuzinho. Voltarei.

Regra número três de viagem: compartilhe esses achados com os amigos.

http://www.lacitelibreria.info/

Ilustração tirada do próprio site deles.

No comments: