"Nem malhação, nem religião" - leia a bela matéria sobre yoga que saiu na revista Época (31/01/11).
"Meditação muda estrutura do cérebro, diz estudo" - quando a Harvard anuncia resultados positivos, mais gente se convence ;) Aproveite para ler também a matéria que saiu na Folha (30/01/11).
Destaco uns trechos:
"A pesquisa, publicada hoje na 'Psychiatry Research: Neuroimaging', foi feita pela Harvard Medical School, nos EUA, em conjunto com um instituto de neuroimagem da Alemanha e a Universidade de Massachussets.
E o mais importante: as mudanças ocorreram em apenas oito semanas de meditação em praticantes adultos iniciantes.
(...) Britta Hölzel, pesquisadora da Harvard Medical School e uma das autoras do estudo, disse à Folha que isso pode significar uma melhora em regiões envolvidas com aprendizagem, memória, emoções e estresse.
O aumento da massa cinzenta no hipocampo é benéfico porque ali há uma maior concentração de neurônios, afirma Sonia Brucki, do departamento científico de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia.
'Antes, acreditava-se que a pessoa só perdia neurônios durante a vida. Agora, vemos que podem brotar em qualquer fase da vida, e determinadas atividades fazem a estrutura do cérebro mudar.'
Isso significa que o cérebro adulto também é plástico, capaz de ser moldado.
No ano passado, um estudo dos mesmos pesquisadores já mostrava redução da massa cinzenta na amígdala cerebral, uma região relacionada à ansiedade e ao estresse, em pessoas que fizeram meditação por oito semanas.
Mas qualquer um que começar a meditar amanhã terá esses mesmos efeitos benéficos em algumas semanas?
'Provavelmente sim', diz a neurologista Sonia Brucki."
Foto by Carline Piva, Yoga pela Paz 2009, SP
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment