Thursday, February 03, 2011

Benefícios do yoga e da meditação

"Nem malhação, nem religião" - leia a bela matéria sobre yoga que saiu na revista Época (31/01/11).

"Meditação muda estrutura do cérebro, diz estudo" - quando a Harvard anuncia resultados positivos, mais gente se convence ;) Aproveite para ler também a matéria que saiu na Folha (30/01/11).

Destaco uns trechos:

"A pesquisa, publicada hoje na 'Psychiatry Research: Neuroimaging', foi feita pela Harvard Medical School, nos EUA, em conjunto com um instituto de neuroimagem da Alemanha e a Universidade de Massachussets.

E o mais importante: as mudanças ocorreram em apenas oito semanas de meditação em praticantes adultos iniciantes.

(...) Britta Hölzel, pesquisadora da Harvard Medical School e uma das autoras do estudo, disse à Folha que isso pode significar uma melhora em regiões envolvidas com aprendizagem, memória, emoções e estresse.

O aumento da massa cinzenta no hipocampo é benéfico porque ali há uma maior concentração de neurônios, afirma Sonia Brucki, do departamento científico de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia.

'Antes, acreditava-se que a pessoa só perdia neurônios durante a vida. Agora, vemos que podem brotar em qualquer fase da vida, e determinadas atividades fazem a estrutura do cérebro mudar.'

Isso significa que o cérebro adulto também é plástico, capaz de ser moldado.

No ano passado, um estudo dos mesmos pesquisadores já mostrava redução da massa cinzenta na amígdala cerebral, uma região relacionada à ansiedade e ao estresse, em pessoas que fizeram meditação por oito semanas.

Mas qualquer um que começar a meditar amanhã terá esses mesmos efeitos benéficos em algumas semanas?

'Provavelmente sim', diz a neurologista Sonia Brucki."


Foto by Carline Piva, Yoga pela Paz 2009, SP

No comments: