Friday, April 29, 2011

Frase deste findi

"Like leaves move in the wind, your mind moves with your breath", B.K.S Iyengar

Paraty (RJ) Here comes the sun, here comes the sun and I say it´s all right

E depois me perguntam por que o meu e-mail é carlinebrasil@! Que País mais encantador é o nosso. Paraty me fez até chorar de tanta beleza. Dias ensolarados, mar com visibilidade ótima, centro histórico iluminadíssimo por uma lua cheia poética e repleto de música brasileira ao vivo e cenários imperiais.

Os exercícios do curso de mergulho foram difíceis, mas em resumo: não desisti. Troféu força de vontade, como brincou o Khaled (o instrutor que merece o troféu gentileza e paciência).

O mergulho em Paraty foi a celebração de formatura da pós-graduação que fiz com o amigo Horácio (o Tio), que é dive master do Scuba Point.

O clássico passo de gigante (Até aí tudo tranquilo he he he).




Com Ana.



Quatro mergulhos superados! Ao redor da Ilha dos Meros (no sábado) e da Ilha dos Ratos ( no domingo). E tão legal quanto contemplar a vida subaquática (muuuitos peixinhos, corais aveludados, estrelas do mar enormes) foi aprender a controlar a flutuabilidade com a quantidade de ar entrando e saindo dos pulmões. Sinceramente, isso é muito yoga!


Ritual de passagem para virar dive master. Parabéns, Dennis!


O balde estava repleto de meleca estilo passei no vestibular. Uia




Feliz!


Mais um por do sol que deixará saudades.




Viver. Viver. Viver. Por que, não?

Little darling, the smiles returning to the faces...

Thursday, April 28, 2011

Saudades do blog

Escassez de tempo (espero que temporária!) para escrever no chuchuzinha. Mas há sempre bons motivos por trás.

Comecei a seguir o blog do escritor gaúcho Carpinejar. Espia só a frase abre-alas:

"Liberdade na vida é ter um amor para se prender", F. Carpinejar

Fui para o Iyengar Yoga.

Monday, April 25, 2011

Porcelana


Back to Sampa, juntando-me... again and again ;)

Sunday, April 24, 2011

Frase do domingo de Páscoa

"Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero..."


Em Santa Catarina (Itapema) neste momento, inundada de bem-estar.

Wednesday, April 20, 2011

Acontece amanhã

Palestra com Janet Balaskas, fundadora do movimento de Parto Ativo, das 9h às 12h30. Eu vou!

Leia também o post anterior sobre essa vinda tão especial ;)


Semana corrida por aqui, com visita em casa da queridíssima amiga Talia.

Monday, April 18, 2011

Da arte de viver sem chão






"Let's go get lost

Let's go get lost

Blue you sit so pretty

West of the one

Sparkle light with yellow icing

Just a mirror for the sun

Just a mirror for the sun

Just a mirror for the sun


These Smiling eyes are just a mirror for



So much has come before those battles lost and won

This life is shining more forever in the sun..."




Fotos em Paraty (RJ)

Friday, April 15, 2011

Autoimagem

Tendo a ser uma pessoa bacaninha na maioria das vezes (he he he), mas quando entro no "modo viagem", me aprimoro, me enriqueço, me qualifico ;)

Fui para Paraty! Bom fim de semana para os que vão curtir a Virada Cultural em Sampa.

Thursday, April 14, 2011

the story's been told

Desencontros, encontros
Encontros, desencontros
Desencontros, encontros


A palavra de hoje é transitoriedade.

Wednesday, April 13, 2011

Esta é Kelly Cristina

E hoje ela completa mais um aniversário.

Receba todo o meu carinho, querida irmã!

Happy mood


Para levantar da cadeira e sair dançando pelos corredores da firrrma...

Tuesday, April 12, 2011

O yoga e o mergulho

Quando ouvi a primeira instrução sobre a importância da respiração longa, serena e constante ao mergulhar, me senti em casa. Que delícia será esse curso de mergulho! - pensei. Só que no yoga a gente respira absolutamente pelo nariz. Quem disse que consegui anular o nariz e acionar somente a boca? A coordenação interna falhou várias vezes, e eu me vi engolindo boa parte da água clorada da piscina de treinamento. COF COF COF

Surgiu, naturalmente, o medo de encarar a situação com 18 metros de água pesando acima da cabeça. “O medo é natural e saudável. Só não podemos deixar que ele nos domine”, explicou o instrutor. Sábias palavras? Ui.

O mergulho é um esporte de aventura sofisticado. Requer o manejo de uma parafernália de equipamentos que nos deixa claustrofóbicos, precisamos aprender a fazer cálculos da quantidade de nitrogênio a ser inalada e sobre como identificar e evitar narcose (a embriaguez das profundezas), doenças descompressivas, furo de tímpano, embolia pulmonar, subidas de emergências (etc etc etc), enquanto você, na verdade, só quer ver peixinhos, curtir e meditar ao som do borbulhar de sua respiração.

Enfim, neste sábado estarei em Paraty (com lua cheia!) para iniciar oficialmente a trajetória carlinística de open water diver. Parênteses: como é bom o desafio de aprender algo completamente novo!

Fotos: autoretrato matinal e o peixinho solitário do Blogwaw

Curtas

* Para quem é fã de A Alma Imoral

Saiu em O Globo (30/03/2011):

"Excessos da alma

Nilton Bonder entregou à Rocco os originais de Segundas Intenções, em que faz contraponto à sua obra de maior sucesso, A Alma Imoral. Conforme a coluna Gente, Boa, se antes refletia sobre a necessidade de transgressão da alma, o rabino agora dá voz ao corpo e o coloca para se defender dos excessos cometidos por ela."



* Entrei na Centauro, loja especializada em artigos esportivos, para comprar uma luva de ciclismo e a moça do caixa pergunta: você quer completar a compra com mais R$ 16 para concorrer a um ipad?
Ipad?! Só se fosse para participar de um concurso para ganhar um saco de boxe ou uma mountain bike. Cadê o departamento de marketing para criar promoções conectadas com o próprio business? Isso não é o básico do básico?

* Hoje já me chamaram três vezes de Caroline. Anteontem, de Carliane. Eu ainda prefiro Caroline.



* Você tem três minutinhos para viajar? Veja o vídeo e deixe-se levar...

Monday, April 11, 2011

Meditação é o remédio

A revista Época divulgou uma ótima reportagem sobre os benefícios da meditação para a saúde e bem-estar. Compartilho aqui o link do conteúdo na íntegra e alguns trechos. Minha segunda-feira começou também de pernas cruzadas, sentada em uma almofada. Boa leitura!

"Meditação é o remédio

'Meditar é a mesma coisa que ir a um spa e ficar relaxando'. Se você pensa assim, não está distante do senso comum, mas pode estar perdendo a oportunidade de experimentar os benefícios da meditação. Técnica tradicional no Oriente, a meditação é objeto de estudo entre especialistas ocidentais há décadas. Aos poucos, vem ganhando adeptos no Brasil e seus benefícios já são detectados até mesmo em experiências clínicas.

Ricardo Zanardi Ramalho é médico da família e clínico geral em São Paulo. Há seis meses, vem aplicando, em Unidades Básicas de Saúde da cidade, técnicas de meditação para grupos da terceira idade, dependentes químicos e pessoas com transtorno de ansiedade, depressão e estresse. Alongamentos, exercícios leves, e de concentração e respiração completam o tratamento. Os resultados ainda não são rigorosamente científicos, mas Ramalho conta que, ao fim da prática, os pacientes apresentavam melhorias: muitos tinham a pressão arterial reduzida, alguns portadores de distúrbios do sono relataram grande melhora e deixaram de usar medicações controladas. “A meditação exige esforço, empenho, é um processo ativo”, diz Ramalho. “Ela envolve desenvolvimento cerebral e provoca mudanças estruturais no cérebro”.

(...) A hoje empresária chocolatier Cintia Sanches Lima era executiva de marketing de uma multinacional antes de descobrir o que diz serem os benefícios da meditação. Por estresse e desconforto físico, teve duas infecções respiratórias fortes, que a obrigavam a dormir apenas três horas por noite. Resolveu pedir demissão. "A meditação foi uma surpresa pra mim", diz, sobre seu primeiro contato com esta técnica milenar: uma reportagem de TV. Ela viajou para o Nepal e passou 45 dias em um monastério para aprender técnicas de meditação. Hoje pratica todos os dias e há mais de um ano não tem mais crises respiratórias. "Minha saúde melhorou muito. Se começa um resfriado, eu sinto bem no começo, muito antes de se manifestar, e passo a me cuidar melhor", afirma. Além da saúde, Cintia percebeu uma mudança em seu comportamento. "Eu comecei a pensar melhor, a mente fica clara e aberta. Também ajuda na criatividade", afirma. Segundo ela, foi assim que conseguiu empreender, com sucesso, seu próprio negócio. Mas ela avisa: a meditação não é um remédio que começa a fazer efeito rapidamente. "Você continua com os problemas, mas sabe lidar melhor com eles. São ferramentas que ajudam no seu controle mental", diz.

No budismo, a sensação de paz interior tem a ver com a clareza mental que a técnica permite aos praticantes. Segundo os ensinamentos de Buda, o sofrimento humano é decorrência de um tripé: cobiça (desejar além do necessário para satisfazer prazeres e vícios), raiva (o apego estimula a raiva, a vingança e a violência) e ignorância (não conhecer a interação corpo/mente). Desapegado desses sentimentos, prossegue a teoria, o homem consegue manter um afastamento sadio das situações para tomar atitudes mais bem pensadas, justas. A meditação, por meio de transformações fisiológicas, teria a função de fazer com que o praticante alcance uma capacidade cognitiva acima da média e experimente a vida com menos agressividade, com menor resposta ao estresse (...)."

Foto do médico Ricardo Zanardi Ramalho , de um grupo de idosos da UBS SP aprendendo a meditação

O que ando lendo...

Trecho de Caminhos para a Iluminação:

"Confiança na bondade fundamental da humanidade, compaixão, alegria de viver, e buscas espirituais tornam-se extremamente difíceis na kaliyuga (essa era atual). Mal há o tempo, a inclinação, ou o apoio para a cura do sofrimento humano em qualquer nível além do físico mais básico.

Perseguir um estilo de vida diferente, mais rico, baseado em harmonia, cooperação, comunicação e realização criativa sem a luta da competição parece, com efeito, uma possibilidade remota. No meio da confusão e da pressão diária, indagar sobre alternativas parece quase um luxo. Todavia, sem vontade de indagar sobre nossa situação, não poderemos encontrar um estilo de vida mais pleno de significado...".

Boa semana para todos nós!

Viver, viver, viver

Sunday, April 10, 2011

e eu preciso

... de um final de semana extra para conseguir repousar deste que está terminando.


Vó Ruth finalmente descansou para uma merecida paz. Como é difícil perder quem amamos. (Meus amores)

Friday, April 08, 2011

Boato

Ouvi dizerem por aí que a vida é curta.

Sexta-feira

Meus dois novos companheiros
Tashi e Delek




A cada dia experimento e acredito que a verdadeira força reside na genuína habilidade de saber quando devemos ser flexíveis.

Thursday, April 07, 2011

Da série... Pare o Mundo que Eu Quero Descer

Tragédia em Realengo. Quanta dor.

7 de abril

Dia do Jornalista
Faço uma pausa para celebrar a opção que fiz por essa profissão, que tanto nos conecta com gente (e eu adoro gente) e nos incentiva a circular com olhar curioso pelos mais diversos e contraditórios cenários e situações.


Aos 16 anos, no entanto, cursava a faculdade de Direito. Queria ser promotora pública, olha só. Não consegui ir muito além das aulas de Teoria Geral do Estado (zzzzz). A vocação por Comunicação Social bateu mais forte e tive o privilégio (e um semestre suado afogada em apostilas) de passar na UFSC. As salas de aula eram repletas de máquinas de escrever e no laboratório de fotojornalismo usufruíamos horas sob a luz vermelha aprendendo a revelar e a ampliar fotos em preto e branco. A formatura aconteceu em 2000, bem naquela virada histórica (lembram que o mundo iria acabar?), tanto que a nossa turma fez a gracinha de se chamar “Bug do Milênio”.


E já se passou uma década... muitas redações, incontáveis dead lines, entrevistas e entrevistados.


Nessa semana, com o Rafael (ESPM) tive uma verdade aula sobre mídias sociais e a inteligência dos sistemas de configurações de sites e georeferenciamento das informações. Fiquei fas-ci-na-da. O futuro dos comunicadores parece ser vasto e muito transformador.


Um bom jornalista não deve ter medo de mudanças.


Parabéns a todos nós, coleguinhas!


A foto é de 1996. Encaramos uma greve na universidade já no primeiro semestre do curso. Cadê esse povo aí?

Porque acordei me sentindo plena

" 'Onde', pensou Raskólhnikov, continuando o seu caminho, 'onde é que eu li aquilo de um condenado à morte que no momento de morrer dizia ou pensava que se o deixassem viver num alto, numa rocha e num espaço tão reduzido que mal tivesse onde pousar os pés - e se à volta não houvesse mais que o abismo, o mar, trevas eternas, eterna solidão e tempestade perene -, e tivesse de ficar assim, em todo o espaço de um archin, a sua vida toda, mil anos, a eternidade... preferia viver assim do que morrer imediatamente? O que interessa é viver, viver, viver! Viver, seja como for, mas viver! O homem é covarde!" Fiódor Dostoiévski, em Crime e Castigo, pág 150

Wednesday, April 06, 2011

alguém, alguém?

Alguém tem máscara, snorquel e nadadeiras para emprestar?

Monday, April 04, 2011


"Invento o cais e sei a vez de me lançar..." Nana Caymmi


Photo by Carli, Califórnia 2009

Sunday, April 03, 2011

Morning morning

It's sunday in my heart.