Tuesday, March 22, 2011

Parto ativo, com Janet Balaskas

Talia tanto insistiu que topei participar de uma aula conduzida por Janet Balaskas. Em uma noite friorenta de 2005, conheci o renomado Active Birth Centre (Centro de Parto Ativo) em Londres. Como minha amiga terminava sua formação lá, já me era familiar o mundo das doulas, yoga para gestantes e o trabalho comprometido de Mrs. Balaskas pela humanização do parto.

A sala estava lotada de gestantes com pelo menos cinco meses. Sentei em um canto afastado, com a intenção de ficar apenas observando. Mas quem disse que Janet me deixou ficar lá? “Join us, Carline, please”. Quinze minutos depois, estava ajoelhada de quatro, fazendo aaamplas rotações pélvicas, estimulando sons guturais para aflorar a minha essência feminina e visualizando “a cabecinha do bebê saindo” (Céus! Eu-ma-to-a-Ta-li-a). As barrigudonas em êxtase na postura do gato e eu me sentindo um felino magricela farsante.

Sobrevivente da experiência prática, me encantei com o jeito que Janet descreveu o período de gestação, a importância da respiração, as formas de preparação e a experiência do parto em si – que se chama ativo porque a “mulher redescobre o poder do instinto e o prazer de parir”.

Escrevo tudo isso porque Janet Balaskas virá pela primeira vez ao Brasil, no próximo mês, com programação em Curitiba e Sampa (palestra única no dia 21 de abril).

Mulheres que pensam em ser mães: não percam, mesmo! (Antes que alguém pegue no meu pé: não é este o meu caso).

Clique na imagem para ampliá-la.

Mais informações: http://www.aobabebe.com/

No comments: