Friday, April 29, 2005

Café com yoga (e conhaque?!)

Sexta-feira é dia nacional de happy hour! Eeeeeeeeeee

Vou encontrar os meus amigos do curso de formação de yoga, especialmente meus "mitras" (o que seria isso, hein? heheheeh) logo mais, às 20h30, no Deli Paris (R: Harmonia, 484, tel.: 3816-5911). "Atmosfera de café parisiense"... hmmm nada combina melhor com um tempinho desses. Quem quiser é mais do que bem-vindo a juntar-se a nós :0)

Primeiro final de semana realmente de outono do ano. Vai ter que rolar teatro e sessão de DVD debaixo das cobertas. Eta vida dura!

Cerca de dois milhões de pessoas fogem do Nepal

"O Diretor da Divisão de Deslocados Internos da ONU, Dennis McNamara, alertou para o agravamento da situação humanitária no Nepal. As estimativas são que até dois milhões de nepaleses já tenham cruzado a fronteira com a Índia em busca de segurança e melhores condições nas cidades. O êxodo, que já era um problema anterior na região, é agravado por conflitos entre o governo e rebeldes maoístas.

“É difícil identificar exatamente a causa de cada migração, mas é certamente uma grande preocupação humanitária. Mesmo no que pode ser uma pré-crise, ainda não sabemos exatamente como a ONU pode auxiliar essas pessoas”, disse McNamara em teleconferência com a sede da ONU, em Nova York.

Segundo o Diretor, muitos nepaleses fogem do recrutamento forçado pelas milícias maoístas, de represálias do exército, da pobreza e do clima geral de insegurança. O número de migrantes é maior entre as populações jovens: algumas vilas perderam algo entre 60 e 80% de seus jovens.

McNamara e o Representante Especial do Secretário-Geral para os Direitos Humanos dos Deslocados Internos, Walter Kalin, reuniram-se com oficiais do governo, representantes do Exército Real Nepalês e de comunidades deslocadas para debater o problema.

A situação dos direitos humanos foi descrita como “extremamente séria”, incluindo seqüestros em massa e tráfico de crianças para dentro e fora do Nepal, e o sistema jurídico do país não funciona. O Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) e outras agências já se mobilizam para levar reforços para a região". (Fonte: ONU, 28/04/05)

Thursday, April 28, 2005

Yoga na Febem

Às 7h20 desta manhã eu entrei pela primeira vez em uma unidade da Febem (Fundação Bem Estar do Menor). Mais precisamente na unidade feminina da Mooca (zona leste de São Paulo). Conheci o programa voluntário e estou disposta a dar aulas de yoga para as internas. Sim, se elas são internas e não em regime de semi-liberadade significa que cometeram crimes digamos "mais pesadinhos".

Ainda reflito sobre todos os sentimentos vindos com a experiência. É difícil. Eu olhava especialmente para uma moçoila de seus 16 anos, linda, de cabelos cacheados e era difícil acreditar que pudesse ter roubado ou matado na vida. Acho que metade da sala (umas 25 alunas) não estava fazendo a prática por livre e espontânea vontade, devendo até achar um saco ou algo muito fora da sua realidade. Outras porém se concentravam no próprio silêncio e tentavam relaxar com os movimentos. Se em alguns momentos já é difícil para mim sentar em meditação, imagino só estas meninas que passam o dia sendo obrigadas a seguir regras e a se "comportar bem". O corpo delas, definitivamente, falava. Percebi uma sentada de pernas cruzadas e o joelho ficava mexendo pra cima e pra baixo, como uma espécie de tique nervoso. Outra estalava os dedos e todas festejavam a hora de deitar em relaxamento. Hoje eu acompanhei somente o trabalho da Renata, que é coordenadora do programa voluntário e faz formação de yoga comigo :0)

No final, muitas me estenderam a mão: "seja bem-vinda". E neste processo começa a busca do delicado limite entre conquistar o respeito e não deixar elas folgarem na confiança. É o desafio de qualquer professor, mas que parece se intensificar significamente por se tratar de uma casa de confinamento de jovens cujo passado não lhes foi muito grato.

Wednesday, April 27, 2005

Embrulho no estômago (recomendável!!!)

Dizem que o filme colombiano "Maria Cheia de Graça" é de chorar até secarem as lágrimas. Discordo. Eu e Vivi ficamos com vontade de vomitar, isso sim. É um soco no estômago acompanhar a história de Maria, 17 anos, que, desesperada, viaja como "mula" para os Estados Unidos a fim de ajudar financeiramente a família. Ela engole simplesmente uns 60 pacotes de cocaína (cada um do tamanho do seu polegar), mesmo sabendo que estava grávida.

O roteirista e diretor Joshua Marston conseguiu com sucesso recriar uma cena real de um dia-a-dia provocado pela miséria. E o melhor: sem apelar para o drama. Catalina Sandino Moreno é a primeira colombiana indicada ao Oscar de melhor atriz. Vale muito a pena assistir e passar um bom tempo digerindo o filme depois...

P.S: não consegui ainda resolver o problema para publicar novas fotos no blog. Hunft.

Tuesday, April 26, 2005

insustentável leveza...

"Tomas pensava: deitar com uma mulher e dormir com ela, eis duas paixões não somente diferentes mas quase contraditórias. O amor não se manifesta pelo desejo de fazer amor (esse desejo se aplica a uma série inumerável de mulheres), mas pelo desejo do sono compratilhado (este desejo diz respeito a uma só mulher)..."
by Milan Kundera em "A insustentável leveza do ser". Esse livro anda superando minhas expectativas :0)

Sunday, April 24, 2005

Om Ah Hum Vajra Guru Padma Siddhi Hum

Este é o mantra de Padmasambhava, fundador do Budismo Tibetano, que recitei lentamente umas centenas de vezes na cerimônia do “Canto da Lua Cheia”, no Instituto Nyingma de São Paulo (perto do metrô Vila Madalena). A tradição ensina que a cada lua cheia os primeiros seguidores de Buddha retornavam de suas viagens para meditar em conjunto. Na época, por conta dos raros meios de comunicação, os ciclos da lua eram usados como referência natural para demarcar o tempo. Assim continua até hoje na tradição budista, pelo menos dessa linhagem Nyingma, a mais antiga do budismo tibetano...

Foi minha primeira visita a este templo, que é muito acolhedor. Há uma programação de palestras e retiros muito legais, mas cobra-se relativamente caro (acho que o retiro de 3 dias custa R$ 600). Se compararmos com o valor do salário mínimo então... Sinto que o budismo está sendo cada vez mais disseminado pelo Brasil, mas tenho receio que o desenvolvimento das práticas individuais fique restrito a uma parcela da população com melhor renda financeira. Tomara que não vire apenas filosofia cult por aqui...


Om Ah Hum Vajra Guru Padma Siddhi Hum
A pronúncia em tibetano é “Om Ah Hung Benza Guru Péma Siddhi Hung” e a tradução: “I invoke you, Vajra Guru, Padmasambhava, by your blessing may you grant us ordinary and supreme realization”.


A programação do feriado foi mista: baladas etílicas e dançantes com a Carolzinha que chegou de Salvador + Cilene e palestras de yoga, show de música indiana com Meeta Ravindra e momento gastronômico preparando "frango xadrez vegetariano" (em vez de frango vai proteína vegetal hmmmm). Tudo beeeeeeeeem eclético. Ah, descobri também que o status do digníssimo Leonardo no Orkut ainda é single!!! Será que devo aprender algo com isso? heheehe

Quando tiver tempinho conto mais ;0)

Tuesday, April 19, 2005

Querido diário...

Depois de uma semana de trabalho e maracatú em Recife, o Dudu retornou ao lar! A sala de TV ficou tão vazia sem a presença dele. Onde tem sinais de fumaça de TV à cabo, há vida duduzística hehhehe

Soube que estarei empregada até julho. Oba! E o pôr-do-sol dá mais um show na capital paulista... eu não quero que chegue o outono!

Em tempo: Feliz Dia do Índio!

"Oiêpo e tátá eeeeia
Oiêpo e tátá eeeia
Oiêpo e tátá êpo
Oi tuqui-tuqui êpo
Oi tuqui-tuqui ê!" ... acreditem se quiser: musiquinha que aprendi no Jardim de Infância Bom Pastor. Alguém de Brusque compartilha essa memória?

Monday, April 18, 2005

CoisasFeiaseSujasFridaSorrisoDeMonaLisaBigFish

Overdose de DVD no final de semana campestre em Itatiba (ai ai, como é doce e puro o ar no campo). O silêncio não estava tão marcante pois o filho do vizinho do lado resolveu aprender a tocar bateria, ouvir os rocks mais empolgados de Axl Rose ("Welcome, welcome to the jungle, feel my, my, my serpentine...") e rolou também uma suuuper festa chique que eu e Dani até pensamos em entrar na cara dura se não tivéssemos levado apenas havaianas, as legítimas.

Rolou meditação debaixo de árvore, muito banho de piscina e sessão de DVD. A maratona começou com Pretty Dirty Things, com a mesma atriz de Amelie Poulain. La película trata da doação ilegal de órgãos na periferia de Londres. Estrangeiros pobres aceitam ser mutilados em um quarto qualquer de hotel para doar um rim e receber em troca um passaporte europeu falsificado. Difícil de digerir, mas recomendável (o filme, não a entrega do rim)

Depois veio Big Fish, com mensagem bonitinha sobre um senhor que fantasiava todos os fatos de sua vida a fim de trazer um charme a mais. No final, o filho incrédulo descobre que tudo.... (É CLARO QUE EU NÃO VOU CONTAR O FINAL!!!)

"Frida" foi o top one! A vida da pintora Frida Kahlo é contada maravilhosamente bem no filme. Quando termina, sinto que preciso ser mais destemida e menos insegura (apesar de libriana). Avante, companheiros!

E para finalizar, veio Julia Roberts em O Sorriso de Mona Lisa, que considerei a versão feminina de A Sociedade do Poetas Mortos. O tal da professora revolucionária que procura romper tradições de uma universidade ultra-conservadora e blábláblá... mix geral de filmes e muitos sonhos estranhos depois...

Para lembrar: a pipoca de microondas de canela (que eu disse uiiiiiiiiiiiii, Dani, não compra, mas que devorei metade da bacia hehehe) e os vááááários pãezinhos de Itatiba. Preguiça até de fazer almoço.

E mais uma suuuuuuuuuper semana recomeça. E a Carol chega da Bahia para curtir o feriado em Sampa. Oba! :0)

Friday, April 15, 2005

Miss Brasil

Meu nick no messenger ontem - “Eleição da Miss Brasil será às 22h” - foi de pura gozação ao mico que é esse concurso. Eu não assisti, mas quem tentou fazê-lo (desistindo em seguida) perguntou onde estão as top gatíssimas do nosso País? Provavelmente cobrando cachês altíssimos e sem tempo para tentar ser coroada em uma das várias categorias: Miss Simpatia (ganhou uma baiana, por sinal), Miss Brasil Mundo e Miss Brasil Beleza Internacional (vai entender as diferenças!)

Surpresa nesta manhã vou verificar que uma catarinense tinha vencido! Hahahahah Com uma carinha a la Britney Spears, a manezinha Carina Beduschi será o símbolo nacional de beleza na final de Miss Universo, na Tailândia.

Segue a matéria citando que “Miss Brasil” é o título mais cobiçado pela mulher brasileira. Claro que sim. Por que não? No lance de Miss "Universo", estamos bem até aparecer uma marciana com 5 peitos grandes...

Curiosidade: Vera Fischer foi miss em 1969! O tempo paaaaaaaaaassa...

Meu fim de semana será em Itatiba com a Dani Barbará. Espero que dê muito sol no interior paulista. Um beijão!

Thursday, April 14, 2005

Budismo


"What is Buddhism? I think when I look at it and try to simplify it I would say that in my view Buddhism is about self-development; how to develop loving-kindness, how to develop compassion; how to develop tolerance. It Is about how to develop ourselves in this direction so that we are not just thinking of ourselves but thinking of how we can help all other people. It is about self-development but not in the sense of development of ego or self-importance, but about developing loving-kindness and compassion so by achieving that we can also help others. I think this is a simple description of what Buddhism is" (Akong Tulku Rinpoche)Posted by Hello

Wednesday, April 13, 2005

Aceita-se doações :)

Após um convite feito pelo Dudu, somos oficialmente companheiros de apê eeeeeeeeeeeeeeee

Agora vou poder ajeitar um cantinho-zen-meditativo no meu quarto. Como estou alojada no "escritório", ele vai relocar o computador e uma estante de livros. Com mais espaço, pretendo decorar o quarto em estilo budista... ou seja, recebendo doações. O Dudu já descolou uma cama para mim (obrigada!) e a Iracema avisou hoje que tem como doar umas almofadas :0)))))))) É a oportunidade de treinar o desapego e realizar karma yoga (o do coração). Se alguém tiver sobrando qualquer móvel que possa servir como estante, armário ou penteadeira, me mande um e-mail. Também ajuda um tapete. Valeu!!! Om mani peme hung

Happy Birthday, my dear sister!

A Kelly virou versão 3.1, que delíiiiiiiiiiiicia (como ela diz). Infelizmente o programa que publica as fotos neste blog deu pau há dias. Para conferir a minha irmã mais velha aproveitando Fernando de Noronha, sugiro o fotolog da Pequeninha.

Lindo é ter uma irmã apaixonada por mergulho e aproveitando a vida. Sem falar que o namorado cachopa dela é muito gente boa :). Aqui fica o meu beijão e um grande abraço. Desde que eu voltei de viagem, eu e Kellynha fizemos um pacto de paz que está dando certo. É até difícil de acreditar que deixamos para trás a fase de arrancar mutuamente os cabelos.

Que você seja muito feliz, sempre! Parabéns! Parabéns! Hoje tem festerê na Rua Henrique Hoffmann!

Monday, April 11, 2005

We are one in the infinite sun, forever and ever and ever ...

Segunda-feira de sol quente na capital paulista, nem parecendo que é outono. E mais uma semana recomeça, após um final de semana bem vivido ;0)

O níver da Tati foi muito animado no Finnegann´s. Por estar um pub irlandês, não fiz desfeita e pedi meia pint de cerveja Guinness. Pfffffffffffffffff táva horrível, bem mais amarga que a original (que aliás eu bebi direto da fonte em Dublin hahahaha confesso que falta modéstia etílica na minha pessoa). O slogan da cerveja é "Guinness - it´s good for you" e as campanhas publicitárias exploram a concentração de ferro na bebida. Os beberrões podem morrer de cirrose, mas nunca hão de sofrer de anemia!

Recomendação do findi: não percam o filme chinês "O clã das adagas voadoras", recém estreado após o sucesso do último entitulado "Herói". Ambos são de uma fotografia espetacular e muitas lutas com espadas, claro. São ótimos!

Contra-indicação: o restaurante vegetariano/indiano Maha Mantra, ali da Fradique Coutinho (Pinheiros). Pode ser que em outros dias eles até façam mais caprichado, mas neste domingo o buffet táva bem largado, não tinha tantas opções pelo preço que cobraram (R$ 15) e nem táva incluído no custo bebidas e sobremesas. A primeira impressão é a que fica. Nope, nope, nope.

Imperdível: a entrevista do mestre DeRose na Playboy deste mês (com a Natália do BBB5 na capa). O nada prestigiado fundador da Swásthya Yôga cita que existe um ponto D (Delta) na mulher, que fica além do ponto G. Pô, se já era difícil achar o antigo.. HAHAHAHAH Segundo sua teoria, o ponto G foi uma badalação estaduniense e menciona que os caras de lá, por terem membros não tão bem dotados, exploraram apenas o meio do caminho. DeRose diz que o ponto Delta é mais fundo. Será? Será?
E aproveito o momento de reflexão sexual matinal para repassar uma piadinha que veio por e-mail...

"Diálogo entre dois clitóris que se encontram:
- Me disseram que você sofre de frigidez..
- São as más línguas..."

Friday, April 08, 2005

"Algumas vezes me perguntam se é necessário que o praticante de ioga acredite em Deus. Minha resposta é muito simples: se você não acredita em Deus, acredita em sua própria existência? E se você acredita em sua própria existência, significa que deseja aprimorar-se para melhorar a sua vida. Então, faça isso! Talvez isso o leve a enxergar a luz mais alta. Portanto não há necessidade de acreditar em Deus, mas você tem que acreditar em si mesmo", B. K. S. Iyengar

Mais um final de semana dedicado ao curso de yoga. Hoje à noite tem satsang, um encontro especial de meditação e entoação de mantras.

No domingo é o super aniversário da Tati Wittmann, em Pinheiros. A Pé na Jaca também vai comemorar o bota-fora de mudança para Floripa :).

Que todos vocês fiquem bem :)
... Posted by Hello

Thursday, April 07, 2005

Sim! É Hoje! Acabei de descobrir :)

Feliz Dia do Jornalista, Carline!
Parabéns! Parabéns! Parabéns!

- Que na próxima encarnação, o Pedro Bial não manche seu currículo fazendo piadinhas toscas no Big Brother Brasil;
- Que a Gazeta Mercantil pague a dívida trabalhista que me deve;
- Que a mídia não canse de relatar como andam as investigações para achar os policiais culpados pela chacina no Rio de Janeiro. Matar civis à esmo é o cú da cobra;
- Que eu ainda tenha chance de fazer uma viagem ao redor do mundo paga pelo Fantástico;
- Que eu receba pelas horas extras trabalhadas;
- Que haja menos "castelo na ilha de Caras" e mais discussões políticas e econômicas. E que isso contribua para alguma mudança positiva na terra verde-amarela da corrupção.
- Que a Carol Cordioli consiga convencer os chefes a contratarem um estagiário-escravo (hehehe);
- Que o Caco Barcellos acorde amanhã mais alto e mais acessível.

Amém.

Tuesday, April 05, 2005

Dejavú

Meu colega de trabalho Carlos viajou até o Rio Grande do Sul e trouxe empolgamente um souvenir para mim: um Nutry de Castanha do Pará !( que ele ganhou de brinde da Gol?!!). Só para rir da minha cara. Isso faz parte de um momento jaquíssimo constrangedor do passado. Viva os micos!. (Viva Júpiter!)

Monday, April 04, 2005

Morte do Papa

No sábado, meu amigo Anderson perguntou via messenger: "o que a morte do Papa representa para vc"? No qual eu respondi "mas morreu, mesmo?!" Sério, tinha site italiano dizendo que ele já havia passado desta para melhor há mais de duas semanas. Hoje acompanhei pelo Terra as imagens do velório. Há quem diga que os três dias até o velório não serão suficientes para receber todos os fiéis que esperam dizer o último adeus.

Eu vi o Papa João Paulo II, ao vivo, apenas uma vez. Foi junto da Talia, na viagem que fizemos para Itália em 2001. Era sexta-feira santa à noite e o Papa concedeu uma benção especial em Roma, na frente do Coliseum. Foi muito bonito. O Papa demonstrou ser de uma paz extremamente cativante, como devem ser os bons líderes espirituais desse mundo. Lembro que saí muito feliz e leve daquele momento.

Sunday, April 03, 2005

Domingo na cozinha

Improvisei na culinária vegetariana: lasanha de beringela com PVT (proteína vegetal texturizada) com molho branco. Acreditem ou não, ficou uma delíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicia ahhahaah

Friday, April 01, 2005

Avaliação Ecossistêmica do Milênio

Guardem este nome. É a nova iniciativa global em prol do desenvolvimento sustentável do planeta. Mais de mil especialistas em 95 países estudaram os ecossistemas da Terra e verificaram que cerca de 60% deles estão sendo degradados. Se nada for feito, haverá um cenário caótico em 50 anos. Eu participei do lançamento do estudo aqui em Sampa. Rolou um seminário nesta sexta na Universidade de São Paulo (USP). É aquele tipo de evento que você sai tonta, se perguntando se haverá mesmo saída para a degradação do meio ambiente. Estou organizando o material para publicar em breve uma reportagem especial. Assim que tiver umas estatísticas marcantes eu escreverei aqui também :)

Não há muitas soluções inovadoras. Bate-se na mesma tecla que é preciso haver investimento conjunto entre governo, empresas privadas e sociedade. A idéia de muitos é colocar preço nos serviços ambientais. Quem sabe aumentando consideravelmente o custo da água, as pessoas serão mais conscientes e vão parar de lavar as calçadas com mangueira, por exemplo.

O único estudo do Brasil que faz parte desse relatório global é o trabalho de proteção e recuperação do Cinturão Verde da cidade de São Paulo (áreas de mata restantes na Serra da Cantareira, Parque da Serra do Mar, entre outras).

Para ler mais (em inglês)