Friday, April 01, 2005

Avaliação Ecossistêmica do Milênio

Guardem este nome. É a nova iniciativa global em prol do desenvolvimento sustentável do planeta. Mais de mil especialistas em 95 países estudaram os ecossistemas da Terra e verificaram que cerca de 60% deles estão sendo degradados. Se nada for feito, haverá um cenário caótico em 50 anos. Eu participei do lançamento do estudo aqui em Sampa. Rolou um seminário nesta sexta na Universidade de São Paulo (USP). É aquele tipo de evento que você sai tonta, se perguntando se haverá mesmo saída para a degradação do meio ambiente. Estou organizando o material para publicar em breve uma reportagem especial. Assim que tiver umas estatísticas marcantes eu escreverei aqui também :)

Não há muitas soluções inovadoras. Bate-se na mesma tecla que é preciso haver investimento conjunto entre governo, empresas privadas e sociedade. A idéia de muitos é colocar preço nos serviços ambientais. Quem sabe aumentando consideravelmente o custo da água, as pessoas serão mais conscientes e vão parar de lavar as calçadas com mangueira, por exemplo.

O único estudo do Brasil que faz parte desse relatório global é o trabalho de proteção e recuperação do Cinturão Verde da cidade de São Paulo (áreas de mata restantes na Serra da Cantareira, Parque da Serra do Mar, entre outras).

Para ler mais (em inglês)

No comments: